Dissertação

A identidade profissional docente do egresso do curso de Licenciatura Dupla em Ciências: Biologia e Química/ISB/UFAM Coari-AM

Este trabalho tem como objetivo analisar a formação da identidade profissional docente do egresso do Curso de Licenciatura dupla em Ciências: Biologia e Química no Instituto de Saúde e Biotecnologia do Médio Solimões (ISB/UFAM), em Coari-AM, na perspectiva formativa do professor reflexivo. A for...

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Autor principal: Souza, Ana Cris Nunes de
Outros Autores: http://lattes.cnpq.br/3480777644852816
Grau: Dissertação
Idioma: por
Publicado em: Universidade Federal do Amazonas 2017
Assuntos:
Acesso em linha: http://tede.ufam.edu.br/handle/tede/5869
Resumo:
Este trabalho tem como objetivo analisar a formação da identidade profissional docente do egresso do Curso de Licenciatura dupla em Ciências: Biologia e Química no Instituto de Saúde e Biotecnologia do Médio Solimões (ISB/UFAM), em Coari-AM, na perspectiva formativa do professor reflexivo. A formação inicial visa preparar futuros professores para atuar na Educação Básica, cabendo aos mesmos mobilizarem diferentes saberes em sala de aula, na construção e reconstrução de sua identidade profissional. Nesse aspecto, faz-se relevante, entender a formação inicial dos egressos no curso em estudo e como o mesmo está favorecendo a identificação destes com a profissão docente. Assim, realizou-se uma análise das concepções e representações que os atores sociais – coordenador do curso, docente formador e egressos do curso, que atuam como professores na Educação Básica – têm acerca dos elementos que integram a identidade profissional docente desenvolvida no Curso de Licenciatura dupla em Ciências. Para tanto, adotou-se a pesquisa qualitativa, em uma abordagem metodológica histórico-cultural, em que foram utilizados como instrumentos de coleta de dados: análise documental do Projeto Pedagógico do Curso (PPC), como forma de averiguar os elementos integrativos que configuram a identidade profissional docente do egresso do curso investigado. Os dados obtidos foram organizados mediante a Análise Textual Discursiva (ATD). O estudo desvelou que a identidade profissional docente se desenvolve de forma processual, durante toda a vida, estando sempre se renovando. Os elementos que constituem a identidade profissional consistem em saberes desenvolvidos pelo professor, por meio de suas vivências e interações sociais, que configuram e direcionam suas atitudes, comportamentos, valores, escolhas pessoais e profissionais. Verificando-se assim, que a identidade profissional do egresso, apresenta-se bastante complexa, sendo difícil analisar sua configuração, porque ela está em constante construção, sendo relativa à história, a trajetória escolar e profissional de cada indivíduo e também de suas experiências na formação inicial. Concluiu-se que o curso apresenta uma proposta formativa de um professor de Ciências para atuar na Educação Básica, todavia, a matriz curricular do curso, ainda está organizada de forma fragmentada, estando os conteúdos científicos e pedagógicos desarticulados, apresentando um baixo grau de interdisciplinaridade. Percebeu-se também que os docentes formadores ainda apresentam uma concepção técnica da formação do professor, pois ainda existe uma valorização maior, no currículo, dos conhecimentos específicos sob os conteúdos pertinentes a dimensão pedagógica. Necessitando-se rever estes pontos no currículo prescrito e nas concepções destes sujeitos, no sentido de favorecer a formação identitária do professor. Mediante a análise da fala dos Docentes Formadores e Egressos Professores, tornou-se notável que os saberes disciplinares foram os mais mobilizados, no qual os inquiridos atribuíram de grande relevância o domínio dos conteúdos de Biologia e Química, para o exercício profissional. Os entrevistados também atribuíram como relevantes os saberes curriculares e pedagógicos, porque tratam de saberes como: planejar e avaliar; escolha do livro didático; e confecção de material alternativo pedagógico. Já os saberes experiências foram mobilizados nas diversas atividades das disciplinas dos componentes curriculares das Prática como Componente Curricular (PCC), Estágio Curricular Supervisionado (ECS) e Atividades Acadêmico- Científico-Culturais (AACC) da dimensão pedagógica, que envolvia pesquisa, extensão e ensino. A partir da análise das falas dos sujeitos entrevistados, constatou-se que o curso de Licenciatura em Ciências: Biologia e Química desenvolve atividades significativas, que visam desenvolver a identidade profissional do professor, estando estes sujeitos, satisfeitos com a sua profissão e formação no curso, os quais alegam haver uma boa aceitação no mercado de trabalho. Identificou-se, também, que curso careceu de desenvolvimento de conhecimentos teóricos e práticos, necessários para os docentes atuarem no contexto escolar, em decorrência de se tratar de uma formação em dois cursos. Suscitando assim, a necessidade de a matriz curricular ser repensada, especialmente nas disciplinas de dimensão pedagógica, no sentido de aproximar os conteúdos trabalhados durante a formação inicial da realidade escolar.