Dissertação

Formação de professores e ensino-aprendizagem de inglês com Língua franca: um estudo de caso na UFAM

A expansão do inglês no mundo atribuiu-lhe um novo status perante às outras línguas modernas, o de língua franca, o que tem ocasionado questionamentos quanto ao ensino-aprendizagem dessa língua, que sempre foi considerada uma língua estrangeira. Sendo assim, pesquisas da área têm ressaltado que, par...

ver descrição completa

Autor principal: Branquinho, Daniela de Brito
Outros Autores: http://lattes.cnpq.br/6364305458380580
Grau: Dissertação
Idioma: por
Publicado em: Universidade Federal do Amazonas 2017
Assuntos:
Acesso em linha: http://tede.ufam.edu.br/handle/tede/6007
id oai:https:--tede.ufam.edu.br-handle-:tede-6007
recordtype dspace
spelling oai:https:--tede.ufam.edu.br-handle-:tede-60072017-11-17T05:04:25Z Formação de professores e ensino-aprendizagem de inglês com Língua franca: um estudo de caso na UFAM Branquinho, Daniela de Brito Monteiro, Marta de Faria e Cunha http://lattes.cnpq.br/6364305458380580 http://lattes.cnpq.br/4672487830828193 Língua franca Formação de professor Crenças LINGUÍSTICA, LETRAS E ARTES: LETRAS A expansão do inglês no mundo atribuiu-lhe um novo status perante às outras línguas modernas, o de língua franca, o que tem ocasionado questionamentos quanto ao ensino-aprendizagem dessa língua, que sempre foi considerada uma língua estrangeira. Sendo assim, pesquisas da área têm ressaltado que, para que o inglês seja tratado de acordo com esse novo status, mudanças pedagógicas na formação de professores de língua inglesa devem ser feitas. Desse modo, este trabalho teve como objetivo geral investigar a formação dos professores de inglês quanto ao estatuto de Inglês como Língua Franca no Curso de Letras — Língua e Literatura Inglesa da Universidade Federal do Amazonas. Como objetivos específicos, analisar se as disciplinas do Curso em pauta têm acompanhado ou incorporado essas discussões em seu currículo e também compreender as crenças dos professores e alunos deste Curso acerca desse assunto. O aporte teórico foi ancorado nos pressupostos do estatuto de Inglês como Língua Franca (CRYSTAL, 2003; EL KADRI, 2010/2011/2013; JENKINS, 2002/2004/2006; KACRHU, 1991/2008; MCKAY, 2002; RAJAGOPALAN, 2010/2011; SEIDLHOFER, 200112004), na formação de professores (CORREA e BORDINI, 2013; EL KADRI, GIMENEZ E CALVO, 2011; LEFFA, 2002; SANTOS e LIMA, 2011) e em crenças (ABRAHÃO, 2005; BARCELOS, 2004/2006/2007; CORREA e BORDINI, 2013; KUDIESS, 2005; PAJARES, 1992; SANTOS e LIMA, 2011; SILVA, 2005). Esta pesquisa se baseou no paradigma qualitativo (ANDRADE, 2010; ANDRÉ, 2013; CHIZZOTTI, 2006; FLICK, 2009; MANZINI, 1990; MARCONI e LAKATOS, 1996; SERRANO, 1998), utilizando o estudo de caso (ANDRÉ, 2013; CHIZZOTTI, 2006) como metodologia. Os resultados indicaram que há tentativas de se possibilitar a discussão sobre o estatuto de Inglês como Língua Franca na matriz curricular do Curso em questão mas que, embora haja ciência da importância da inserção do estatuto nas disciplinas do Curso de Letras —Língua e Literatura Inglesa da UFAM, as crenças dos participantes apontam que o ensino-aprendizagem de Inglês como Língua Estrangeira ainda é privilegiado. Ao final do trabalho, são propostas possíveis aplicações pedagógicas advindas desta pesquisa e sugestões de trabalhos futuros sobre o tema. The spread of English in the world assigns it a new status comparing to other modern languages, as lingua franca, what has led to questions about the teaching-learning of the English language, which has always been considered a foreign language. Thus, researches in the area have pointed out that for English to be treated according to its new status, pedagogical changes in the English language teacher education should be done. Therefore, this study aims at investigating the teachers education in English as a Lingua Franca in the Course of Letras — English language and Literature at the Federal University of Amazonas. As specific objectives, it intends to the analyze the subjects of this Course in order to know if they have accompanied or incorporated these discussions on its curriculum, and to understand the beliefs of the teachers and students of this Course on this subject. The theoretical contribution was anchored in the assumptions of the status of English as a Lingua Franca (CRYSTAL, 2003; EL KADRI, 2010/2011/2013; JENKINS, 2002/2004/2006; KACRHU, 1991/2008; MCKAY, 2002; RAJAGOPALAN, 2010/2011; SEIDLHOFER, 2001/2004), teacher education (CORREA e BORDINI, 2013; EL KADRI, GIMENEZ E CALVO, 2011; LEFFA, 2002; SANTOS e LIMA, 2011) and beliefs (ABRAHAO, 2005; BARCELOS, 2004/2006/2007; CORREA e BORDINI, 2013; KUDIESS, 2005; PAJARES, 1992; SANTOS e LIMA, 2011; SILVA, 2005). This research is based on the qualitative paradigm (ANDRADE, 2010; ANDRE, 2013; CHIZZOTTI, 2006; FLICK, 2009; MANZINI, 1990; MARCONI e LAKATOS, 1996; SERRANO, 1998), using the case study (ANDRE, 2013; CHIZZOTTI, 2006) as an instrument. The results indicated that there are attempts to enable discussion about the status of English as a Lingua Franca in the Course curriculum, however, although there is an awareness of the importance of the insertion of English as a Lingua Franca in the subjects of the English Course- English Language and Literature of UFAM, the participants' beliefs point out that the teaching-learning of English as a Foreign Language is still privileged. At the end of the work, possible pedagogical applications resulting from this research are proposed, and suggestions of future work on the subject. 2017-11-16T14:53:57Z 2017-07-13 Dissertação BRANQUINHO, Daniela de Brito. Formação de professores e ensino-aprendizagem de inglês com Língua franca: um estudo de caso na UFAM. 2017. 79 f. Dissertação (Mestrado em Letras) - Universidade Federal do Amazonas, Manaus, 2017. http://tede.ufam.edu.br/handle/tede/6007 por Acesso Aberto http://creativecommons.org/licenses/by-nc-nd/4.0/ application/pdf Universidade Federal do Amazonas Instituto de Ciências Humanas e Letras Brasil UFAM Programa de Pós-graduação em Letras
institution TEDE - Universidade Federal do Amazonas
collection TEDE-UFAM
language por
topic Língua franca
Formação de professor
Crenças
LINGUÍSTICA, LETRAS E ARTES: LETRAS
spellingShingle Língua franca
Formação de professor
Crenças
LINGUÍSTICA, LETRAS E ARTES: LETRAS
Branquinho, Daniela de Brito
Formação de professores e ensino-aprendizagem de inglês com Língua franca: um estudo de caso na UFAM
topic_facet Língua franca
Formação de professor
Crenças
LINGUÍSTICA, LETRAS E ARTES: LETRAS
description A expansão do inglês no mundo atribuiu-lhe um novo status perante às outras línguas modernas, o de língua franca, o que tem ocasionado questionamentos quanto ao ensino-aprendizagem dessa língua, que sempre foi considerada uma língua estrangeira. Sendo assim, pesquisas da área têm ressaltado que, para que o inglês seja tratado de acordo com esse novo status, mudanças pedagógicas na formação de professores de língua inglesa devem ser feitas. Desse modo, este trabalho teve como objetivo geral investigar a formação dos professores de inglês quanto ao estatuto de Inglês como Língua Franca no Curso de Letras — Língua e Literatura Inglesa da Universidade Federal do Amazonas. Como objetivos específicos, analisar se as disciplinas do Curso em pauta têm acompanhado ou incorporado essas discussões em seu currículo e também compreender as crenças dos professores e alunos deste Curso acerca desse assunto. O aporte teórico foi ancorado nos pressupostos do estatuto de Inglês como Língua Franca (CRYSTAL, 2003; EL KADRI, 2010/2011/2013; JENKINS, 2002/2004/2006; KACRHU, 1991/2008; MCKAY, 2002; RAJAGOPALAN, 2010/2011; SEIDLHOFER, 200112004), na formação de professores (CORREA e BORDINI, 2013; EL KADRI, GIMENEZ E CALVO, 2011; LEFFA, 2002; SANTOS e LIMA, 2011) e em crenças (ABRAHÃO, 2005; BARCELOS, 2004/2006/2007; CORREA e BORDINI, 2013; KUDIESS, 2005; PAJARES, 1992; SANTOS e LIMA, 2011; SILVA, 2005). Esta pesquisa se baseou no paradigma qualitativo (ANDRADE, 2010; ANDRÉ, 2013; CHIZZOTTI, 2006; FLICK, 2009; MANZINI, 1990; MARCONI e LAKATOS, 1996; SERRANO, 1998), utilizando o estudo de caso (ANDRÉ, 2013; CHIZZOTTI, 2006) como metodologia. Os resultados indicaram que há tentativas de se possibilitar a discussão sobre o estatuto de Inglês como Língua Franca na matriz curricular do Curso em questão mas que, embora haja ciência da importância da inserção do estatuto nas disciplinas do Curso de Letras —Língua e Literatura Inglesa da UFAM, as crenças dos participantes apontam que o ensino-aprendizagem de Inglês como Língua Estrangeira ainda é privilegiado. Ao final do trabalho, são propostas possíveis aplicações pedagógicas advindas desta pesquisa e sugestões de trabalhos futuros sobre o tema.
author_additional Monteiro, Marta de Faria e Cunha
author_additionalStr Monteiro, Marta de Faria e Cunha
format Dissertação
author Branquinho, Daniela de Brito
author2 http://lattes.cnpq.br/6364305458380580
author2Str http://lattes.cnpq.br/6364305458380580
title Formação de professores e ensino-aprendizagem de inglês com Língua franca: um estudo de caso na UFAM
title_short Formação de professores e ensino-aprendizagem de inglês com Língua franca: um estudo de caso na UFAM
title_full Formação de professores e ensino-aprendizagem de inglês com Língua franca: um estudo de caso na UFAM
title_fullStr Formação de professores e ensino-aprendizagem de inglês com Língua franca: um estudo de caso na UFAM
title_full_unstemmed Formação de professores e ensino-aprendizagem de inglês com Língua franca: um estudo de caso na UFAM
title_sort formação de professores e ensino-aprendizagem de inglês com língua franca: um estudo de caso na ufam
publisher Universidade Federal do Amazonas
publishDate 2017
url http://tede.ufam.edu.br/handle/tede/6007
_version_ 1781302260323581952
score 11.653393