Dissertação

O Centro de Estudos de Línguas da UFAM e a formação inicial de professores de língua inglesa: um estudo de caso na disciplina estágio supervisionado

Esta pesquisa tem como objetivo analisar a colaboração do Centro de Estudos de Línguas no processo de formação inicial do professor de Língua e Literatura Inglesa, durante o curso de Licenciatura, na Universidade Federal do Amazonas. O Centro de Estudos de Línguas é um projeto de extensão universitá...

ver descrição completa

Autor principal: Pessoa, Maria Perpétua Silva
Outros Autores: http://lattes.cnpq.br/5323319059114471
Grau: Dissertação
Idioma: por
Publicado em: Universidade Federal do Amazonas 2022
Assuntos:
Acesso em linha: https://tede.ufam.edu.br/handle/tede/9009
Resumo:
Esta pesquisa tem como objetivo analisar a colaboração do Centro de Estudos de Línguas no processo de formação inicial do professor de Língua e Literatura Inglesa, durante o curso de Licenciatura, na Universidade Federal do Amazonas. O Centro de Estudos de Línguas é um projeto de extensão universitária que, há trinta anos, proporciona à comunidade acadêmica e comunidade em geral, o acesso ao ensino de línguas economicamente acessível e de qualidade. Aos discentes do curso de Letras- Língua e Literatura Inglesa constitui-se um espaço de realização de estágio das disciplinas acadêmicas de Estágio Supervisionado. O embasamento teórico da pesquisa trata da formação inicial de professores de língua inglesa (COSTA, 2014; VIEIRA-ABRAHÃO, 2002; 2012 entre outros) em contexto de extensão universitária (NETO,2005; PAULA, 2015; REIS, 2010 e SOUZA, 2010) e estágio (BARBOSA, 2013; BORELLI, 2015; PIMENTA, 2001 e PIMENTA e LIMA, 2012). Este trabalho de pesquisa segue uma abordagem qualitativa (GIL,1989; 2002; OLIVEIRA,2012; PAIVA, 2019 e SEVERINO, 2002) e caracteriza-se como um estudo de caso (DUFF,2007; CHIZZOTTI, 2006a, 2006 e YIN, 2005). Os participantes da pesquisa são alunos egressos do Curso de Letras-Língua e Literatura Inglesa que tenham realizado atividades inerentes à disciplina Estágio Supervisionado no Centro de Estudos de Línguas da UFAM. A geração de dados se deu por meio de análise documental e questionário investigativo. Os documentos analisados revelaram que a possibilidade de estágio supervisionado em projetos de extensão proporciona um enriquecimento da experiência de estágio ao expandir os campos de atuação dos estagiários.