Dissertação

A linguagem oral e escrita na pré-escola: contribuições das narrativas com lendas amazônicas

Este trabalho propõe uma reflexão sobre a importância da narrativa para as crianças pré-escolares e as contribuições desta prática ao desenvolvimento da linguagem oral e escrita, tendo como sujeitos uma turma de 1o Período de um Centro Municipal de Educação Infantil na cidade de Manaus, no Estado do...

ver descrição completa

Autor principal: Printes, Jocicleia Souza
Outros Autores: http://lattes.cnpq.br/2493027648589841
Grau: Dissertação
Idioma: por
Publicado em: Universidade Federal do Amazonas 2017
Assuntos:
Acesso em linha: http://tede.ufam.edu.br/handle/tede/6083
id oai:https:--tede.ufam.edu.br-handle-:tede-6083
recordtype dspace
spelling oai:https:--tede.ufam.edu.br-handle-:tede-60832017-12-27T05:03:37Z A linguagem oral e escrita na pré-escola: contribuições das narrativas com lendas amazônicas Printes, Jocicleia Souza Lima, Antonia Silva de http://lattes.cnpq.br/2493027648589841 http://lattes.cnpq.br/3164832298815671 Pré-Escola Linguagem Narrativa Lendas CIENCIAS HUMANAS: EDUCACAO Este trabalho propõe uma reflexão sobre a importância da narrativa para as crianças pré-escolares e as contribuições desta prática ao desenvolvimento da linguagem oral e escrita, tendo como sujeitos uma turma de 1o Período de um Centro Municipal de Educação Infantil na cidade de Manaus, no Estado do Amazonas. Destacamos a importância do acesso à pré-escola como uma conquista valiosa para a infância, pois, nesse espaço, é possível realizar atividades que auxiliarão o seu crescimento cognitivo, social e motor, visando à sua aprendizagem e à construção de sua autonomia, e apontamos contribuições que o espaço pré-escolar pode oferecer, em especial, ao desenvolvimento da linguagem. Estabelecemos uma análise das contribuições da narrativa, tomando-a como gênero textual, através das lendas da mitologia amazônica, selecionadas a partir das características específicas da literatura para crianças de 4 e 5 anos. Utilizamos a lenda da Cobra-Grande, versão escrita por Thiago de Mello, a lenda da Vitória-Régia, versão escrita por Stella Leonardos, a lenda do Guaraná, versão escrita por Ciça Fittipaldi e a lenda da Mandioca, versão escrita por Walde-Mar de Andrade e Silva, narrativas que ofereceram espaço para diversas atividades de produção e envolvimento, pois as lendas possuem elementos presentes na vida das crianças que são facilmente identificados e relacionados. Com isso, a pesquisa revela o interesse das crianças pela narrativa, apontando um envolvimento singular com as lendas, pois desperta a atenção dos ouvintes, estimulando o desenho e o relato de experiências, sempre destacando a relação com os elementos da vida amazônica. This work proposes a reflection on the importance of narrative for preschool children and the contributions of this practice to the development of oral and written language, with the subject of a class first period of a Centre Municipal Kindergarten in the city of Manaus in State of Amazonas. We stress the importance of access to preschool as a valuable achievement for children, since in this space, you can perform activities that will assist their cognitive growth, social and motor, aiming at learning and building of their autonomy, and suggests contributions that space pre-school can offer, in particular the development of language. Establish an analysis of the contributions of the narrative, taking it as a genre through the legends of the Amazonian mythology, selected from the specific characteristics of literature for children 4 and 5 years. We used the legend of Cobra Grande, version written by Thiago de Mello, the legend of the Victoria-Regia, version written by Stella Leonardos, the legend of Guarana, version written by Ciça Fittipaldi and legend in Cassava, version written by Walde-Sea Andrade e Silva, narratives that provided space for various production activities and involvement, because the legends have elements present in the lives of children who are easily identified and related. With this, the research reveals the interest of children by the narrative, pointing to a unique involvement with the legends, because it awakens the listeners' attention, encouraging the design and reporting experiences, always emphasizing the relationship with the elements of life Amazon. 2017-12-26T14:57:59Z 2010-06-28 Dissertação PRINTES, Jocicleia Souza. A linguagem oral e escrita na pré-escola: contribuições das narrativas com lendas amazônicas. 2010. 159 f. Dissertação (Mestrado em Educação) - Universidade Federal do Amazonas, Manaus, 2010. http://tede.ufam.edu.br/handle/tede/6083 por Acesso Aberto http://creativecommons.org/licenses/by-nc-nd/4.0/ application/pdf Universidade Federal do Amazonas Faculdade de Educação Brasil UFAM Programa de Pós-graduação em Educação
institution TEDE - Universidade Federal do Amazonas
collection TEDE-UFAM
language por
topic Pré-Escola
Linguagem
Narrativa
Lendas
CIENCIAS HUMANAS: EDUCACAO
spellingShingle Pré-Escola
Linguagem
Narrativa
Lendas
CIENCIAS HUMANAS: EDUCACAO
Printes, Jocicleia Souza
A linguagem oral e escrita na pré-escola: contribuições das narrativas com lendas amazônicas
topic_facet Pré-Escola
Linguagem
Narrativa
Lendas
CIENCIAS HUMANAS: EDUCACAO
description Este trabalho propõe uma reflexão sobre a importância da narrativa para as crianças pré-escolares e as contribuições desta prática ao desenvolvimento da linguagem oral e escrita, tendo como sujeitos uma turma de 1o Período de um Centro Municipal de Educação Infantil na cidade de Manaus, no Estado do Amazonas. Destacamos a importância do acesso à pré-escola como uma conquista valiosa para a infância, pois, nesse espaço, é possível realizar atividades que auxiliarão o seu crescimento cognitivo, social e motor, visando à sua aprendizagem e à construção de sua autonomia, e apontamos contribuições que o espaço pré-escolar pode oferecer, em especial, ao desenvolvimento da linguagem. Estabelecemos uma análise das contribuições da narrativa, tomando-a como gênero textual, através das lendas da mitologia amazônica, selecionadas a partir das características específicas da literatura para crianças de 4 e 5 anos. Utilizamos a lenda da Cobra-Grande, versão escrita por Thiago de Mello, a lenda da Vitória-Régia, versão escrita por Stella Leonardos, a lenda do Guaraná, versão escrita por Ciça Fittipaldi e a lenda da Mandioca, versão escrita por Walde-Mar de Andrade e Silva, narrativas que ofereceram espaço para diversas atividades de produção e envolvimento, pois as lendas possuem elementos presentes na vida das crianças que são facilmente identificados e relacionados. Com isso, a pesquisa revela o interesse das crianças pela narrativa, apontando um envolvimento singular com as lendas, pois desperta a atenção dos ouvintes, estimulando o desenho e o relato de experiências, sempre destacando a relação com os elementos da vida amazônica.
author_additional Lima, Antonia Silva de
author_additionalStr Lima, Antonia Silva de
format Dissertação
author Printes, Jocicleia Souza
author2 http://lattes.cnpq.br/2493027648589841
author2Str http://lattes.cnpq.br/2493027648589841
title A linguagem oral e escrita na pré-escola: contribuições das narrativas com lendas amazônicas
title_short A linguagem oral e escrita na pré-escola: contribuições das narrativas com lendas amazônicas
title_full A linguagem oral e escrita na pré-escola: contribuições das narrativas com lendas amazônicas
title_fullStr A linguagem oral e escrita na pré-escola: contribuições das narrativas com lendas amazônicas
title_full_unstemmed A linguagem oral e escrita na pré-escola: contribuições das narrativas com lendas amazônicas
title_sort linguagem oral e escrita na pré-escola: contribuições das narrativas com lendas amazônicas
publisher Universidade Federal do Amazonas
publishDate 2017
url http://tede.ufam.edu.br/handle/tede/6083
_version_ 1831969569730723840
score 11.753735