Relatório de Pesquisa

As lendas e as crianças: uma aproximação entre versões de regiões brasileiras

O propósito de querermos realizar esta pesquisa se dá pela curiosidade de verificarmos quais os elementos universais mais frequentes nas lendas com versões voltadas para crianças, nas regiões brasileiras norte e sul, identificando os pontos semelhantes e diferentes, por serem regiões do extremo do p...

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Autor principal: Rosane Cristina Reis Rabelo
Grau: Relatório de Pesquisa
Idioma: pt_BR
Publicado em: Universidade Federal do Amazonas 2016
Assuntos:
Acesso em linha: http://riu.ufam.edu.br/handle/prefix/3381
Resumo:
O propósito de querermos realizar esta pesquisa se dá pela curiosidade de verificarmos quais os elementos universais mais frequentes nas lendas com versões voltadas para crianças, nas regiões brasileiras norte e sul, identificando os pontos semelhantes e diferentes, por serem regiões do extremo do país. Queremos comparar vinte lendas, sendo dez de cada região: norte e sul, por considerarmos uma quantidade significativa para oferecer dados que nos garantam a constância das informações nos pontos a serem investigados. Sabemos que são inúmeras as lendas brasileiras que sofreram adaptação para o público infantil, por isso o recorte apontado foi feito da forma aleatória quanto à quantidade. No que diz respeito às versões a serem selecionadas, tomaremos como critérios de escolha os seguintes: autores conhecidos no cenário brasileiro que escrevem sobre a cultura de tradição oral (em especial, as lendas) e a linguagem utilizada, que deverá estar voltada para crianças. Com estudo pretendido buscamos oferecer contribuições para a valorização do manancial existente na literatura de tradição oral brasileira, cuja origem se dá na cultura dos antepassados. São histórias que garantem a permanência dessa cultura na passagem de gerações. Sintetizam e sistematizam a visão de mundo e expressam seus anseios, suas indagações acerca da vida, resultando num acervo cultural de nossas origens que necessita ser conhecido, explorado e valorizado na contemporaneidade como forma de identificação cultural de novas gerações.