/img alt="Imagem da capa" class="recordcover" src="""/>
Dissertação
Composição musical colaborativa baseada em espacialização sonora em tempo real
A localização sonora é uma habilidade que o ser humano possui, a qual lhe permite determinar a direção de uma certa fonte sonora. Para explorar essa habilidade, atualmente, o som espacializado é amplamente utilizado na arte, na indústria cinematográfica, em jogos e na realidade virtual. Em muitos...
Autor principal: | Amazonas, Mauro Júnior Batista |
---|---|
Outros Autores: | http://lattes.cnpq.br/9212291942522880 |
Grau: | Dissertação |
Idioma: | por |
Publicado em: |
Universidade Federal do Amazonas
2018
|
Assuntos: | |
Acesso em linha: |
http://tede.ufam.edu.br/handle/tede/6111 |
Resumo: |
---|
A localização sonora é uma habilidade que o ser humano possui, a qual lhe permite determinar
a direção de uma certa fonte sonora. Para explorar essa habilidade, atualmente, o
som espacializado é amplamente utilizado na arte, na indústria cinematográfica, em jogos
e na realidade virtual. Em muitos desses cenários, um engenheiro ou um projetista de som
é o ator central e responsável por dar emoção às imagens projetadas. É o projetista de som
que orquestra a distribuição de cada elemento de uma cena sonora pelas caixas de som
espalhadas em um ambiente, sendo sua participação obrigatória na espacialização, até
o momento. Existem várias aplicações que proporcionam uma espacialização sonora em
tempo real, mas, na maioria dos casos, o processo ainda depende desse personagem. Na
arte, quando se trata de um concerto de música eletroacústica, esse personagem também
está presente, como responsável pelo controle do som. Nos jogos e na realidade virtual, a
sonorização dos elementos e seus comportamentos seguem um roteiro definido. Com o propósito
de suprir a demanda por ferramentas que proporcionem uma espacialização sonora,
considerando diferentes fontes sonoras a serem controladas colaborativamente por atores
distintos, este trabalho apresenta um framework escalável que proporciona espacialização
de sons em tempo real, baseado em Projeto de Interação Sônica, aplicável a múltiplos
contextos. De maneira oposta a outros trabalhos existentes voltados para a espacialização
sonora em tempo real, esse framework, desenvolvido no ambiente Pure Data, traz
uma flexibilidade da configuração de alto-falantes a serem utilizados, permitindo também
o controle total e individual da localização de várias fontes sonoras sendo processadas
em tempo real. Por fazer uso de geração de código personalizado, esse framework traz
independência, escalabilidade e performance para as aplicações, possibilitando, assim, a
eliminação da figura centralizadora do projetista de som. Sendo aplicável em performances
de música eletroacústica, ou mesmo em performances colaborativas em que cada usuário
se torna plateia e compositor, ao mesmo tempo. Há, também, a facilitação do desenvolvimento
de aplicações independentes que explorem o processamento de som em tempo real,
como em jogos, simuladores e realidade virtual. Como base para a resolução do problema
de espacialização sonora foi utilizado o Design Thinking (DT), uma abordagem focada
em soluções para problemas complexos de maneiras inovadoras e criativas. Os protótipos
gerados a partir do processo de DT deram origem ao framework; uma vez desenvolvido,
foi realizada uma análise em pelo menos três contextos diferentes: Análise do ponto de
saturação do som, composição colaborativa de música eletroacústica espacializada e espacialização
sonora de jogos. |