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Dissertação
Lixo urbano como temática na promoção da cidadania e do ensino-aprendizagem de Química a partir do enfoque CTS
Muitos desafios necessitam ser enfrentados para que a educação básica, especialmente o Ensino Médio, assegure uma formação comum indispensável para o exercício da cidadania e forneça meios para progressão no trabalho. Além de reformulação do currículo, é necessária a formação de professores para...
Autor principal: | Borges, Darling Katiuscia de Goes |
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Outros Autores: | http://lattes.cnpq.br/8180961615448162 |
Grau: | Dissertação |
Idioma: | por |
Publicado em: |
Universidade Federal do Amazonas
2018
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Assuntos: | |
Acesso em linha: |
http://tede.ufam.edu.br/handle/tede/6154 |
Resumo: |
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Muitos desafios necessitam ser enfrentados para que a educação básica, especialmente
o Ensino Médio, assegure uma formação comum indispensável para o exercício da cidadania e
forneça meios para progressão no trabalho. Além de reformulação do currículo, é necessária a
formação de professores para ensinar conteúdos atuais e mais próximos da vida dos alunos.
Portanto, a proposta deste trabalho surge da necessidade de contextualizar a realidade dos
alunos com os conhecimentos químicos e tem como objetivo investigar as aprendizagens
promovidas no ensino de conteúdos químicos com alunos do Ensino Médio, a partir da temática
“lixo urbano” sob o enfoque CTS. Este trabalho está baseado na abordagem qualitativa e técnica
da pesquisa-ação, tendo a metodologia de projeto e suas ações didáticas com suporte de
questionários como instrumentos de coleta de dados. O tema lixo foi escolhido devido a escola
onde o projeto foi desenvolvido estar situada em um bairro, que já fora um “lixão” ao mesmo
tempo em que o tema tem grande relevância social. Participaram como sujeitos de pesquisa,
treze (13) alunos do 1 ano do Ensino Médio, de uma escola pública do município de Manaus-
Amazonas. A análise de dados foi orientada pela Análise de Conteúdo, com interpretação das
mensagens obtidas durante o processo investigativo. Os resultados obtidos sugerem que o
trabalho envolvendo temas sociais evidenciam a importância da introdução de aspectos
sociocientíficos no ensino sob o enfoque CTS e podem favorecer as atividades práticas
contextualizadas, aliando a aprendizagem conceitual dos conteúdos com uma postura mais
comprometida com o ambiente, contribuindo para formação do cidadão. Percebeu-se
inicialmente, que os alunos estavam alheios ao problema social em discussão, sendo assim,
iniciou-se um trabalho reflexivo sobre as responsabilidades de todos sobre o lixo. Para tanto se
trabalhou as aprendizagens de conceitos químicos, procedimentos e atitudes. Em relação às
aprendizagens promovidas pelo projeto, na construção do conhecimento relacionado às
transformações e propriedades dos materiais percebeu-se um avanço no que tange a proposição
de hipóteses mesmo que de maneira insegura e em relação as ideias prévias no início do projeto,
entende-se que há necessidade ainda de reforços ou atividades que desenvolvam mais o campo
conceitual. Entretanto, nas atividades que promoveram cooperação, solidariedade, organização,
debate, reflexão e criticidade foram bastante eficazes, e isso foi percebido nas falas citadas no
decorrer das atividades e no resultado da pesquisa, onde os alunos explanaram a temática de
forma segura e crítica. É interessante ressaltar que essa evolução foi gradativa, e se não
promoveu uma mudança duradoura, entretanto a semente da reflexão foi plantada. Observouse
que dentro do nível cognitivo, os participantes encontram-se entre o realismo ingênuo, da
realidade que conseguem visualizar e o interpretativo, que conseguem explicar por meio da
ciência e caminhando para um processo reflexivo de aceitar o que é melhor para a coletividade,
passando a considerar uma mudança de paradigma. |