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Tese
Arcabouço conceitual de adaptação de recursos educacionais
Normalmente, os recursos existentes em Ambientes Virtuais de Aprendizagem (AVAs), utilizados em cursos de Educação a Distância (EaD) e em semipresenciais, são apresentados da mesma forma para todos os alunos. Isto pode não ser útil para a aprendizagem efetiva de cada aluno. A abordagem adotada pa...
Autor principal: | Frota, Vitor Bremgartner da |
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Outros Autores: | http://lattes.cnpq.br/6100146230873494 |
Grau: | Tese |
Idioma: | por |
Publicado em: |
Universidade Federal do Amazonas
2018
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Assuntos: | |
Acesso em linha: |
http://tede.ufam.edu.br/handle/tede/6216 |
Resumo: |
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Normalmente, os recursos existentes em Ambientes Virtuais de Aprendizagem (AVAs), utilizados
em cursos de Educação a Distância (EaD) e em semipresenciais, são apresentados da
mesma forma para todos os alunos. Isto pode não ser útil para a aprendizagem efetiva de cada
aluno. A abordagem adotada para solução deste problema nesta tese baseia-se em um framework
chamado ArCARE (Arcabouço Conceitual de Adaptação de Recursos Educacionais),
sendo uma estratégia que permite a criação de Smart Learning Environments (SLEs) e adaptação
de recursos para alunos em AVAs no decorrer do curso, com base no Construtivismo de
Piaget, utilizando a tecnologia de sistema multiagente que manipula uma ontologia de modelo
aberto de aluno composto de várias características do aluno de acordo com suas interações
com o AVA e seu engajamento no curso, tais como competências, habilidades, desempenho
nas atividades, frequência, preferências e estilos de aprendizagem. Estes recursos adaptados
no AVA podem ser desde uma recomendação de colegas para ajudar alunos com dificuldades
em atividades, como também a recomendação de propostas de atividades colaborativas com o
objetivo de o aluno ter uma aprendizagem mais efetiva do conteúdo de um determinado curso.
A solução descrita nesta tese também se baseia na aprendizagem colaborativa pela interação
entre aprendizes, na qual é um método empregado com o propósito de construir seu conhecimento
de maneira mais significativa em um AVA. Além disso, o modelo de cada aluno é alterado
dinamicamente durante o curso, por meio das interações do aluno com o AVA. Este modelo
é apresentado para o aluno, utilizando-se Learning Analytics (LA), com o objetivo do
aluno conhecer seu estado atual no curso, permitindo uma aprendizagem auto-regulada. Um
dos resultados gerados no ArCARE foi o sistema AMPARA (do inglês, Adaptive Multi-agent
Pedagogical Architectures for Resources and Activities in VLEs, que em português fica Arquiteturas
Pedagógicas Multiagente Adaptativas para Recursos e Atividades em AVAs), aplicado
em disciplinas com currículos tradicionais como Cálculo Numérico e Algotimos e Programação,
na modalidade semipresencial para recomendar APs. Outro resultado foi o sistema
AMPARAX (eXtended AMPARA), que foi aplicado em um curso com currículo flexível, de
Pensamento Computacional para Programação de Computadores no AVA Moodle, mostrando,
assim, as provas de conceito do ArCARE. |