/img alt="Imagem da capa" class="recordcover" src="""/>
Dissertação
Motivação para aprendizagem Matemática: uma experiência inspiradora
D’Ambrósio (1996, p.29) aponta que “os programas de Matemática consistem em coisas acabadas, mortas e absolutamente fora do contexto e com isso, torna-se casa vez mais difícil motivar alunos para uma ciência tão cristalizada.” No presente trabalho, buscamos apresentar propostas de atividades desafi...
Autor principal: | Silva, Nilton Miguel da |
---|---|
Outros Autores: | http://lattes.cnpq.br/7473346201664049 |
Grau: | Dissertação |
Idioma: | por |
Publicado em: |
Universidade Federal do Amazonas
2018
|
Assuntos: | |
Acesso em linha: |
https://tede.ufam.edu.br/handle/tede/6300 |
id |
oai:https:--tede.ufam.edu.br-handle-:tede-6300 |
---|---|
recordtype |
dspace |
spelling |
oai:https:--tede.ufam.edu.br-handle-:tede-63002018-08-23T15:26:01Z Motivação para aprendizagem Matemática: uma experiência inspiradora Silva, Nilton Miguel da Nascimento, Carlos Wagner Marques do http://lattes.cnpq.br/7473346201664049 http://lattes.cnpq.br/5720694292404145 Miranda, Juliana Ferreira Ribeiro de Alcântara, Marcos Aurélio de Matemática - Motivação Resolução de Problemas Raciocínio Lógico Logical reasoning Troubleshooting CIENCIAS EXATAS E DA TERRA: MATEMATICA D’Ambrósio (1996, p.29) aponta que “os programas de Matemática consistem em coisas acabadas, mortas e absolutamente fora do contexto e com isso, torna-se casa vez mais difícil motivar alunos para uma ciência tão cristalizada.” No presente trabalho, buscamos apresentar propostas de atividades desafiadoras, em que os alunos são encorajados a pensar de maneira autônoma, a criar, a experimentar, a estabelecer as estratégias para chegar às soluções. Diferente da sala de aula onde, normalmente, se apresenta conhecimentos prontos e acabados, tornando-o apenas reprodutor de métodos e técnicas. D'Ambrósio (1996, p.29) points out “that Mathematic programs are often outdated, obsolete and out of context. Due to this more and more students find it difficult to be motivated about this crystallized science.” In the present work, we seek to present proposals for challenging activities, where students are encouraged to think in an autonomous way. To create, to experiment, to establish strategies and to reach solutions. Different from the classroom, where one usually presents ready and finished work, making it only a copy of the method or the technique. 2018-04-11T14:07:09Z 2018-02-15 Dissertação SILVA, Nilton Miguel da. Motivação para aprendizagem Matemática: uma experiência inspiradora. 2018. 65 f. Dissertação (Mestrado em Matemática) - Universidade Federal do Amazonas, Manaus, 2018. https://tede.ufam.edu.br/handle/tede/6300 por Acesso Aberto http://creativecommons.org/licenses/by-nc-nd/4.0/ application/pdf Universidade Federal do Amazonas Instituto de Ciências Exatas Brasil UFAM Programa de Pós-graduação em Matemática |
institution |
TEDE - Universidade Federal do Amazonas |
collection |
TEDE-UFAM |
language |
por |
topic |
Matemática - Motivação Resolução de Problemas Raciocínio Lógico Logical reasoning Troubleshooting CIENCIAS EXATAS E DA TERRA: MATEMATICA |
spellingShingle |
Matemática - Motivação Resolução de Problemas Raciocínio Lógico Logical reasoning Troubleshooting CIENCIAS EXATAS E DA TERRA: MATEMATICA Silva, Nilton Miguel da Motivação para aprendizagem Matemática: uma experiência inspiradora |
topic_facet |
Matemática - Motivação Resolução de Problemas Raciocínio Lógico Logical reasoning Troubleshooting CIENCIAS EXATAS E DA TERRA: MATEMATICA |
description |
D’Ambrósio (1996, p.29) aponta que “os programas de Matemática consistem em coisas acabadas, mortas e absolutamente fora do contexto e com isso, torna-se casa vez mais difícil motivar alunos para uma ciência tão cristalizada.”
No presente trabalho, buscamos apresentar propostas de atividades desafiadoras, em que os alunos são encorajados a pensar de maneira autônoma, a criar, a experimentar, a estabelecer as estratégias para chegar às soluções. Diferente da sala de aula onde, normalmente, se apresenta conhecimentos prontos e acabados, tornando-o apenas reprodutor de métodos e técnicas. |
author_additional |
Nascimento, Carlos Wagner Marques do |
author_additionalStr |
Nascimento, Carlos Wagner Marques do |
format |
Dissertação |
author |
Silva, Nilton Miguel da |
author2 |
http://lattes.cnpq.br/7473346201664049 |
author2Str |
http://lattes.cnpq.br/7473346201664049 |
title |
Motivação para aprendizagem Matemática: uma experiência inspiradora |
title_short |
Motivação para aprendizagem Matemática: uma experiência inspiradora |
title_full |
Motivação para aprendizagem Matemática: uma experiência inspiradora |
title_fullStr |
Motivação para aprendizagem Matemática: uma experiência inspiradora |
title_full_unstemmed |
Motivação para aprendizagem Matemática: uma experiência inspiradora |
title_sort |
motivação para aprendizagem matemática: uma experiência inspiradora |
publisher |
Universidade Federal do Amazonas |
publishDate |
2018 |
url |
https://tede.ufam.edu.br/handle/tede/6300 |
_version_ |
1831969607411302400 |
score |
11.753896 |