Dissertação

Motivação para aprendizagem Matemática: uma experiência inspiradora

D’Ambrósio (1996, p.29) aponta que “os programas de Matemática consistem em coisas acabadas, mortas e absolutamente fora do contexto e com isso, torna-se casa vez mais difícil motivar alunos para uma ciência tão cristalizada.” No presente trabalho, buscamos apresentar propostas de atividades desafi...

ver descrição completa

Autor principal: Silva, Nilton Miguel da
Outros Autores: http://lattes.cnpq.br/7473346201664049
Grau: Dissertação
Idioma: por
Publicado em: Universidade Federal do Amazonas 2018
Assuntos:
Acesso em linha: https://tede.ufam.edu.br/handle/tede/6300
id oai:https:--tede.ufam.edu.br-handle-:tede-6300
recordtype dspace
spelling oai:https:--tede.ufam.edu.br-handle-:tede-63002018-08-23T15:26:01Z Motivação para aprendizagem Matemática: uma experiência inspiradora Silva, Nilton Miguel da Nascimento, Carlos Wagner Marques do http://lattes.cnpq.br/7473346201664049 http://lattes.cnpq.br/5720694292404145 Miranda, Juliana Ferreira Ribeiro de Alcântara, Marcos Aurélio de Matemática - Motivação Resolução de Problemas Raciocínio Lógico Logical reasoning Troubleshooting CIENCIAS EXATAS E DA TERRA: MATEMATICA D’Ambrósio (1996, p.29) aponta que “os programas de Matemática consistem em coisas acabadas, mortas e absolutamente fora do contexto e com isso, torna-se casa vez mais difícil motivar alunos para uma ciência tão cristalizada.” No presente trabalho, buscamos apresentar propostas de atividades desafiadoras, em que os alunos são encorajados a pensar de maneira autônoma, a criar, a experimentar, a estabelecer as estratégias para chegar às soluções. Diferente da sala de aula onde, normalmente, se apresenta conhecimentos prontos e acabados, tornando-o apenas reprodutor de métodos e técnicas. D'Ambrósio (1996, p.29) points out “that Mathematic programs are often outdated, obsolete and out of context. Due to this more and more students find it difficult to be motivated about this crystallized science.” In the present work, we seek to present proposals for challenging activities, where students are encouraged to think in an autonomous way. To create, to experiment, to establish strategies and to reach solutions. Different from the classroom, where one usually presents ready and finished work, making it only a copy of the method or the technique. 2018-04-11T14:07:09Z 2018-02-15 Dissertação SILVA, Nilton Miguel da. Motivação para aprendizagem Matemática: uma experiência inspiradora. 2018. 65 f. Dissertação (Mestrado em Matemática) - Universidade Federal do Amazonas, Manaus, 2018. https://tede.ufam.edu.br/handle/tede/6300 por Acesso Aberto http://creativecommons.org/licenses/by-nc-nd/4.0/ application/pdf Universidade Federal do Amazonas Instituto de Ciências Exatas Brasil UFAM Programa de Pós-graduação em Matemática
institution TEDE - Universidade Federal do Amazonas
collection TEDE-UFAM
language por
topic Matemática - Motivação
Resolução de Problemas
Raciocínio Lógico
Logical reasoning
Troubleshooting
CIENCIAS EXATAS E DA TERRA: MATEMATICA
spellingShingle Matemática - Motivação
Resolução de Problemas
Raciocínio Lógico
Logical reasoning
Troubleshooting
CIENCIAS EXATAS E DA TERRA: MATEMATICA
Silva, Nilton Miguel da
Motivação para aprendizagem Matemática: uma experiência inspiradora
topic_facet Matemática - Motivação
Resolução de Problemas
Raciocínio Lógico
Logical reasoning
Troubleshooting
CIENCIAS EXATAS E DA TERRA: MATEMATICA
description D’Ambrósio (1996, p.29) aponta que “os programas de Matemática consistem em coisas acabadas, mortas e absolutamente fora do contexto e com isso, torna-se casa vez mais difícil motivar alunos para uma ciência tão cristalizada.” No presente trabalho, buscamos apresentar propostas de atividades desafiadoras, em que os alunos são encorajados a pensar de maneira autônoma, a criar, a experimentar, a estabelecer as estratégias para chegar às soluções. Diferente da sala de aula onde, normalmente, se apresenta conhecimentos prontos e acabados, tornando-o apenas reprodutor de métodos e técnicas.
author_additional Nascimento, Carlos Wagner Marques do
author_additionalStr Nascimento, Carlos Wagner Marques do
format Dissertação
author Silva, Nilton Miguel da
author2 http://lattes.cnpq.br/7473346201664049
author2Str http://lattes.cnpq.br/7473346201664049
title Motivação para aprendizagem Matemática: uma experiência inspiradora
title_short Motivação para aprendizagem Matemática: uma experiência inspiradora
title_full Motivação para aprendizagem Matemática: uma experiência inspiradora
title_fullStr Motivação para aprendizagem Matemática: uma experiência inspiradora
title_full_unstemmed Motivação para aprendizagem Matemática: uma experiência inspiradora
title_sort motivação para aprendizagem matemática: uma experiência inspiradora
publisher Universidade Federal do Amazonas
publishDate 2018
url https://tede.ufam.edu.br/handle/tede/6300
_version_ 1831969607411302400
score 11.753896