Dissertação

Veiculação de publicidade em redes sociais utilizando perfis de usuários

As Redes Sociais estão entre os serviços mais utilizados na Web. Diariamente, milhões de usuários inserem informações pessoais em sites como Orkut e Facebook. Esse tipo de informação tem uma grande importância, pois o usuário está falando de si mesmo, representando um dado pessoal explícito. Nesta d...

ver descrição completa

Autor principal: Silva, Guilherme Monteiro da
Outros Autores: http://lattes.cnpq.br/6336412594042252
Grau: Dissertação
Idioma: por
Publicado em: Universidade Federal do Amazonas 2018
Assuntos:
Acesso em linha: https://tede.ufam.edu.br/handle/tede/6306
Resumo:
As Redes Sociais estão entre os serviços mais utilizados na Web. Diariamente, milhões de usuários inserem informações pessoais em sites como Orkut e Facebook. Esse tipo de informação tem uma grande importância, pois o usuário está falando de si mesmo, representando um dado pessoal explícito. Nesta dissertação, é proposto um modelo de veiculação de publicidade em Redes Sociais, utilizando as informações contidas nos perfis de seus usuários. Para tal modelo, propusemos uma abordagem em dois passos: primeiro, uma abordagem de identificação de entidades utilizando os artigos da Wikipedia como fonte para filtrar e expandir a informação contida nos perfis; e então, utilizamos aprendizado de máquina para reformular o ranking das propagandas recomendadas.