/img alt="Imagem da capa" class="recordcover" src="""/>
Dissertação
O estágio na formação de professores de Língua Inglesa: um estudo de caso em uma instituição de Ensino Médio
Este trabalho teve como objetivo geral investigar questões o estágio do Curso de Letras – Língua Inglesa e suas Literaturas de uma Instituição de Ensino Superior (IES). Os objetivos específicos foram analisar a disciplina estágio supervisionado na matriz e no Projeto Político do Curso (PPC) do Curso...
Autor principal: | Carvalho, Celso Batista de |
---|---|
Outros Autores: | http://lattes.cnpq.br/3242448786535098 |
Grau: | Dissertação |
Idioma: | por |
Publicado em: |
Universidade Federal do Amazonas
2018
|
Assuntos: | |
Acesso em linha: |
https://tede.ufam.edu.br/handle/tede/6314 |
id |
oai:https:--tede.ufam.edu.br-handle-:tede-6314 |
---|---|
recordtype |
dspace |
spelling |
oai:https:--tede.ufam.edu.br-handle-:tede-63142021-02-12T05:03:59Z O estágio na formação de professores de Língua Inglesa: um estudo de caso em uma instituição de Ensino Médio Carvalho, Celso Batista de Monteiro, Marta de Faria e Cunha http://lattes.cnpq.br/3242448786535098 http://lattes.cnpq.br/4672487830828193 Formação Docente Inglês - ensino aprendizagem Língua Inglesa LINGUÍSTICA, LETRAS E ARTES: LETRAS Este trabalho teve como objetivo geral investigar questões o estágio do Curso de Letras – Língua Inglesa e suas Literaturas de uma Instituição de Ensino Superior (IES). Os objetivos específicos foram analisar a disciplina estágio supervisionado na matriz e no Projeto Político do Curso (PPC) do Curso de Letras Língua Inglesa da IES e conhecer o impacto dessa disciplina na prática docente de professores egressos dessa Instituição. Para tanto, o aporte teórico abrangeu as teorias da área de formação de professores com base em Feiman-Nemser (1986), Ghiraldelli (1994), Nóvoa (1991), Pimenta (2005), formação de professores de inglês com base em Moita Lopes (2003), Almeida Filho (1991) e estágio baseado em Pimenta (2005; 2012; 2014) Pimenta e Lima (2010) e Barreiro e Gebran (2006). A pesquisa constituiu em um estudo de caso baseado em Johnson (1992) e Stake (1998), no contexto de uma IES particular em Manaus e os participantes foram alunos em formação e egressos desse curso. Como instrumentos para geração de dados foram utilizados questionário, entrevistas e relatórios de estágio. Os resultados apontam que o perfil do professor de língua inglesa que a universidade pretende formar se trata de um questionamento ambicioso e difícil de se esgotar com a realização de uma única pesquisa, em um ambiente específico, e que o estágio supervisionado é um componente curricular democrático para discussão e reflexão para formação de professores, mas que um trabalho conjunto e interligado entre disciplinas, corpo docente e Instituição deve ocorrer para que uma nova geração de professores reflexivos sejam formados. This study aimed to investigate issues of the Traineeship Program of the Liberal Arts in English Language Teaching Course and its Literatures at a Higher Education Institution (HEI). The specific objectives were to analyze the training course supervised in the matrix and Political Course Project (PPC) Liberal Arts in English Language Teaching Course and its Literatures of IES and know the impact of this discipline in the teaching practice of teacher graduates of this institution. Thus, the theoretical framework covered the theories of teacher training area based on Feiman-Nemser (1986), Ghiraldelli (1994), Novoa (1991), Pepper (2005), English teacher training based on Moita Lopes (2003), Almeida Filho (1991) and Traineeship Program based on Pimenta (2005; 2012; 2014) Pimenta and Lima (2012) and Barreiro and Gebran (2006). The research was a case study based on Johnson (1992) and Stake (1998) in the context of a particular HEI in Manaus and participants were students in training and graduates of this course. As tools to generate data were used questionnaires, interviews and internship reports. The results show that the English teacher's profile that the university intends to form it is an ambitious and difficult challenge of running out with conducting a single search in a specific environment, and the supervised stage is a democratic curriculum component for discussion and reflection for teacher training, but a set interconnected and work across disciplines, faculty and institution should take place for a new generation of reflexive teachers are trained. 2018-04-18T14:41:35Z 2016-07-25 Dissertação CARVALHO, Celso Batista de. O estágio na formação de professores de Língua Inglesa: um estudo de caso em uma instituição de Ensino Médio. 2016. 81 f. Dissertação (Mestrado em Letras) - Universidade Federal do Amazonas, Manaus, 2016. https://tede.ufam.edu.br/handle/tede/6314 por Acesso Aberto http://creativecommons.org/licenses/by-nc-nd/4.0/ application/pdf Universidade Federal do Amazonas Faculdade de Letras Brasil UFAM Programa de Pós-graduação em Letras |
institution |
TEDE - Universidade Federal do Amazonas |
collection |
TEDE-UFAM |
language |
por |
topic |
Formação Docente Inglês - ensino aprendizagem Língua Inglesa LINGUÍSTICA, LETRAS E ARTES: LETRAS |
spellingShingle |
Formação Docente Inglês - ensino aprendizagem Língua Inglesa LINGUÍSTICA, LETRAS E ARTES: LETRAS Carvalho, Celso Batista de O estágio na formação de professores de Língua Inglesa: um estudo de caso em uma instituição de Ensino Médio |
topic_facet |
Formação Docente Inglês - ensino aprendizagem Língua Inglesa LINGUÍSTICA, LETRAS E ARTES: LETRAS |
description |
Este trabalho teve como objetivo geral investigar questões o estágio do Curso de Letras – Língua Inglesa e suas Literaturas de uma Instituição de Ensino Superior (IES). Os objetivos específicos foram analisar a disciplina estágio supervisionado na matriz e no Projeto Político do Curso (PPC) do Curso de Letras Língua Inglesa da IES e conhecer o impacto dessa disciplina na prática docente de professores egressos dessa Instituição. Para tanto, o aporte teórico abrangeu as teorias da área de formação de professores com base em Feiman-Nemser (1986), Ghiraldelli (1994), Nóvoa (1991), Pimenta (2005), formação de professores de inglês com base em Moita Lopes (2003), Almeida Filho (1991) e estágio baseado em Pimenta (2005; 2012; 2014) Pimenta e Lima (2010) e Barreiro e Gebran (2006). A pesquisa constituiu em um estudo de caso baseado em Johnson (1992) e Stake (1998), no contexto de uma IES particular em Manaus e os participantes foram alunos em formação e egressos desse curso. Como instrumentos para geração de dados foram utilizados questionário, entrevistas e relatórios de estágio. Os resultados apontam que o perfil do professor de língua inglesa que a universidade pretende formar se trata de um questionamento ambicioso e difícil de se esgotar com a realização de uma única pesquisa, em um ambiente específico, e que o estágio supervisionado é um componente curricular democrático para discussão e reflexão para formação de professores, mas que um trabalho conjunto e interligado entre disciplinas, corpo docente e Instituição deve ocorrer para que uma nova geração de professores reflexivos sejam formados. |
author_additional |
Monteiro, Marta de Faria e Cunha |
author_additionalStr |
Monteiro, Marta de Faria e Cunha |
format |
Dissertação |
author |
Carvalho, Celso Batista de |
author2 |
http://lattes.cnpq.br/3242448786535098 |
author2Str |
http://lattes.cnpq.br/3242448786535098 |
title |
O estágio na formação de professores de Língua Inglesa: um estudo de caso em uma instituição de Ensino Médio |
title_short |
O estágio na formação de professores de Língua Inglesa: um estudo de caso em uma instituição de Ensino Médio |
title_full |
O estágio na formação de professores de Língua Inglesa: um estudo de caso em uma instituição de Ensino Médio |
title_fullStr |
O estágio na formação de professores de Língua Inglesa: um estudo de caso em uma instituição de Ensino Médio |
title_full_unstemmed |
O estágio na formação de professores de Língua Inglesa: um estudo de caso em uma instituição de Ensino Médio |
title_sort |
o estágio na formação de professores de língua inglesa: um estudo de caso em uma instituição de ensino médio |
publisher |
Universidade Federal do Amazonas |
publishDate |
2018 |
url |
https://tede.ufam.edu.br/handle/tede/6314 |
_version_ |
1831969609472802816 |
score |
11.753896 |