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Dissertação
Trabalho e Educação do Campo no contexto amazônico: um estudo em uma comunidade camponesa do Médio Rio Solimões
A dissertação corresponde ao resultado da pesquisa intitulada Trabalho e Educação do Campo no contexto Amazônico: um estudo em uma comunidade camponesa do Médio Rio Solimões, cujo campo empírico foi o território de Alvarães, especificamente a comunidade de Nogueira. Para tanto, foi conduzida pelo...
Autor principal: | Uchôa, Iraci Carvalho |
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Outros Autores: | http://lattes.cnpq.br/0565932748535945 |
Grau: | Dissertação |
Idioma: | por |
Publicado em: |
Universidade Federal do Amazonas
2018
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Assuntos: | |
Acesso em linha: |
https://tede.ufam.edu.br/handle/tede/6378 |
Resumo: |
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A dissertação corresponde ao resultado da pesquisa intitulada Trabalho e Educação do
Campo no contexto Amazônico: um estudo em uma comunidade camponesa do Médio Rio
Solimões, cujo campo empírico foi o território de Alvarães, especificamente a comunidade de
Nogueira. Para tanto, foi conduzida pelo seguinte questionamento: como se relacionam o
Trabalho e a Educação do Campo a partir da dialética da natureza que constrói e reconstrói
as relações que são contraditórias e determinam os interesses de classe nas mãos de poucos,
em uma comunidade camponesa do município de Alvarães? A pesquisa teve como objetivo
geral, analisar a relação trabalho e educação do campo em uma comunidade do Médio Rio
Solimões. Foi orientada por três objetivos específicos: 1)Estudar os referenciais teóricos que
sustentam as categorias trabalho e educação do campo; 2) Identificar a organização social do
trabalho e educação do campo, bem como seus aspectos singulares no campo de Alvarães; e,
3) Avaliar a materialidade do trabalho como princípio educativo a partir dos elementos que
constituem a dinâmica e as contradições da sociedade. As principais fontes de informações
empíricas foram às entrevistas semiestruturadas, que no decorrer das Formações do Programa
Escola da Terra, foram realizadas e os dados coletados. Apoiou-se nos procedimentos
metodológicos da pesquisa bibliográfica e documental em uma abordagem dialética do
Materialismo Histórico, orientada pelas três leis: Unidade e Luta dos Contrários,
Transformação da Quantidade e Qualidade e a Negação da Negação. Adotou-se como
categorias empíricas o Trabalho, a Agricultura Familiar Camponesa, o Movimento Social e a
Educação do Campo. A pesquisa permitiu concluir, dentre outros aspectos, que a Educação
do Campo, mesmo sendo estabelecida pelas políticas públicas, há falta de interesse político
em implementá-las na comunidade, logo a educação oferecida aos sujeitos, pouco dialoga
com a sua realidade, o que reflete nas suas formações que não compreendem o processo e
nem o porquê do Ensino, que é urbanizado e migram para a cidade, em busca de trabalho e
educação, não obstante, ao reconhecer a educação urbanocêntrica, na qual não valoriza os
processos produtivos, as culturas e os saberes construídos, o sujeito reivindica novas
concepções de educação ancorada a sua realidade, o que dará sentido ao trabalho e
consequentemente a materialização da Educação do Campo, na comunidade enquanto política
pública. |