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Dissertação
Contextualização e abordagem de conceitos químicos por meio da química forense: uma sequência didática para o Ensino Médio no Ensino da Química
Apesar dos avanços na Educação, comumente as aulas de Ensino Médio são conduzidas com um excesso de memorização e falta de significado, além do potencial didático dos experimentos ser deficientemente explorados. A inserção de conceitos químicos por meio de abordagens contextualizadas motivou a re...
Autor principal: | Nunes, Pamela Pereira |
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Outros Autores: | http://lattes.cnpq.br/3222507684693142 |
Grau: | Dissertação |
Idioma: | por |
Publicado em: |
Universidade Federal do Amazonas
2018
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Assuntos: | |
Acesso em linha: |
https://tede.ufam.edu.br/handle/tede/6388 |
Resumo: |
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Apesar dos avanços na Educação, comumente as aulas de Ensino Médio são
conduzidas com um excesso de memorização e falta de significado, além do potencial
didático dos experimentos ser deficientemente explorados. A inserção de conceitos
químicos por meio de abordagens contextualizadas motivou a realização deste
trabalho, que levou em consideração a seguinte questão: Como abordar conhecimento
científico e significativo no Ensino Médio utilizando a Química Forense de maneira
contextualizada? Neste sentido, o estudo apresenta uma proposta de aprendizagem por
meio da química forense ligada ao cotidiano do aluno. No formato de minicurso,
buscamos investigar a aprendizagem de conceitos químicos por meio dos experimentos
forenses em uma turma de terceiro ano do Ensino Médio. A pesquisa, conduzida em
uma abordagem qualitativa, foi aplicada no SESC José Roberto Tadros, Zona Oeste,
Manaus-AM. Os participantes foram alunos do terceiro ano do Ensino Médio e um
professor de química, tendo como instrumentos de coleta de dados questionários e
entrevista semiestruturada. A análise dos dados foi organizada à luz da Análise Textual
Discursiva (ATD), proposta por Moraes e Galiazzi (2007). Os resultados evidenciaram
que os alunos têm dificuldades na aprendizagem de conceitos, e que, por meio de aulas
contextualizadas, houve maior assimilação de conceitos químicos por eles.
Acreditamos que trabalhando conceitos químicos em paralelo com a execução de
experimentos temáticos é possível promover uma Aprendizagem Significativa, tendo
em vista que todos os experimentos avaliados estão perfeitamente consonantes com o
conteúdo de Ensino Médio. Portanto, com este estudo, espera-se promover a
aprendizagem de conceitos dos alunos por meio de atividades temáticas, tais como
Química Forense, além de enriquecer o aprendizado da Química. |