Dissertação

Otimização do Ensino a Distância: estudo de caso em uma instituição de ensino superior privada

A demanda por educação cresce ao redor do mundo em velocidade equivalente ao aprimoramento das necessidades socioeconômicas. Com isso, o acesso à educação de qualidade tem sido influenciado pela gestão da informação, necessária ao atendimento das demandas de mercado. Para atender ao mercado, existe...

ver descrição completa

Autor principal: Louzada, Solange Aquino
Outros Autores: http://lattes.cnpq.br/5034515354975215
Grau: Dissertação
Idioma: por
Publicado em: Universidade Federal do Amazonas 2018
Assuntos:
Acesso em linha: https://tede.ufam.edu.br/handle/tede/6405
Resumo:
A demanda por educação cresce ao redor do mundo em velocidade equivalente ao aprimoramento das necessidades socioeconômicas. Com isso, o acesso à educação de qualidade tem sido influenciado pela gestão da informação, necessária ao atendimento das demandas de mercado. Para atender ao mercado, existe uma forte pressão nas instituições educacionais em relação a inserção dos novos métodos e técnicas que possam envolver o aluno em uma constante atividade de aprendizagem. Neste cenário, a modalidade de Ensino à Distância (EaD) tem atendido ao seu público com a proposta de oferecer conhecimento com rapidez e comodidade. A oferta dos cursos na modalidade EaD requer o cumprimento de regulamentação específica para assegurar a qualidade do processo de ensino e aprendizagem, bem como da avaliação de alunos e do próprio sistema de EaD da instituição como um todo. Deste modo, esta pesquisa visa propor modelo para melhoria dos procedimentos pedagógicos aplicados ao EaD em uma IES. Os resultados desta pesquisa, possibilitou uma análise dos recursos oferecidos pela IES na modalidade do EaD, o que demonstra que os serviços prestados podem ser melhorados, tendo como base um acompanhamento mais adequado, com o uso de atividades mais elaboradas e que possibilite que o processo de ensino-aprendizagem se torne mais eficiente favorecendo ao discente utilizar os recursos para a própria formação.