Dissertação

Educação à distância: Estudo de caso sobre a qualidade do processo pedagógico do curso de Ciência Política da UEA.

A educação, hoje, requer alternativas para vencer os desafios de ampliar a produtividade dos sistemas de ensino e das instituições de Ensino Superior, garantir qualidade da educação, formar adequadamente professores e mantê-los atualizados. Nesta busca tem-se na Educação à Distância um processo q...

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Autor principal: Lima, Sílvia Andréa Brandão de
Outros Autores: http://lattes.cnpq.br/0459533730230765
Grau: Dissertação
Idioma: por
Publicado em: Universidade Federal do Amazonas 2015
Assuntos:
Acesso em linha: http://tede.ufam.edu.br/handle/tede/3574
Resumo:
A educação, hoje, requer alternativas para vencer os desafios de ampliar a produtividade dos sistemas de ensino e das instituições de Ensino Superior, garantir qualidade da educação, formar adequadamente professores e mantê-los atualizados. Nesta busca tem-se na Educação à Distância um processo que seria não uma modalidade que substitua a educação presencial e sim uma alternativa de educação para o Brasil, atualizando conceitos e conhecimentos, auxiliando na permanente tomada de consciência dos profissionais sobre os avanços promovidos em suas áreas específicas e, principalmente, gerando processos continuados de acesso ao conhecimento acumulado pela humanidade a milhões de cidadãos. Nesta discussão analisam-se os indicadores propostos como forma de averiguar a qualidade no processo pedagógico de EAD no curso de Ciência Política da Universidade Estadual do Amazonas, verificando-se: o apoio ao aluno e ao docente; a infra-estrutura; o desenvolvimento do curso e a avaliação do processo pedagógico. A coleta de dados foi realizada junto aos alunos, professores titulares e assistentes e coordenadores do curso. Após a análise dos dados os resultados sinalizaram para indicadores de qualidade significativos o que de certa forma derrubam o mito de que a qualidade é precária no Ensino à Distância.