/img alt="Imagem da capa" class="recordcover" src="""/>
Dissertação
A geograficidade dos alunos da EJA percebida na música como representação do lugar
Esta dissertação objetivou compreender de que forma a música, como linguagem, manifesta o sentido de geograficidade nos alunos da Educação de Jovens de Adultos, da Escola Municipal Professor Themístocles Pinheiro Gadelha – Município de Manaus, Distrito Leste. Esta compreensão estar relacionada à...
Autor principal: | Silva, Eluana Carvalho da |
---|---|
Outros Autores: | http://lattes.cnpq.br/9739486709359997 |
Grau: | Dissertação |
Idioma: | por |
Publicado em: |
Universidade Federal do Amazonas
2018
|
Assuntos: | |
Acesso em linha: |
https://tede.ufam.edu.br/handle/tede/6423 |
id |
oai:https:--tede.ufam.edu.br-handle-:tede-6423 |
---|---|
recordtype |
dspace |
spelling |
oai:https:--tede.ufam.edu.br-handle-:tede-64232018-05-31T05:03:37Z A geograficidade dos alunos da EJA percebida na música como representação do lugar Silva, Eluana Carvalho da Nogueira, Amélia Regina Batista http://lattes.cnpq.br/9739486709359997 http://lattes.cnpq.br/8136324837437755 Jesus, Edilza Laray de Fortes, Mírcia Ribeiro Geografia Cultural Fenomenologia Música EJA Educação de Jovens e Adultos CIÊNCIAS HUMANAS: GEOGRAFIA Esta dissertação objetivou compreender de que forma a música, como linguagem, manifesta o sentido de geograficidade nos alunos da Educação de Jovens de Adultos, da Escola Municipal Professor Themístocles Pinheiro Gadelha – Município de Manaus, Distrito Leste. Esta compreensão estar relacionada à percepção do aluno sobre o Brasil, enquanto lugar vivido, isto é, como alunos da EJA possivelmente conseguem estabelecer com a música, uma aproximação que o faça perceber e representar graficamente, por meio de mapas mentais sua relação com seu lugar (Brasil). Para alcançarmos esse entendimento trabalhamos na perspectiva da Fenomenologia. Os sujeitos colaboradores da pesquisa, foram estudantes de cinco turmas da Eja, divididas entre os anos final do ensino fundamental, com idade entre 16 à 62 anos. Enfatizamos ser a música um novo caminho para despertar no sujeito sua compreensão e relação com o espaço que o rodeia, tendo na Geografia a ciência que proporciona imaginação e emoção ao mundo vivido e com isso leva o individuo, em várias situações, dependendo do seu estado de espírito ou psicológico, a perceber seu lugar em diferentes contextos e dimensões, aflorando nos discentes como destacado na pesquisa, o percebido e representado em várias canções destacadas por eles, quando o assunto é Brasil como seu lugar e mundo das experiências, compreendidos através da subjetividade e da cultura musical. This dissertation aimed to understand how music, as a language, manifests the sense of geography in the students of the Education of Young Adults, of the Municipal School Professor Themistocles Pinheiro Gadelha - Municipality of Manaus, Eastern District. This understanding is related to the student's perception of Brazil as a place of living, that is, as students of the EJA may be able to establish with music an approximation that makes them perceive and represent graphically through mental maps their relation to their place (Brazil). To reach this understanding we work from the perspective of Phenomenology. The research subjects were students from five groups of Eja, divided between the final years of elementary school, aged between 16 and 62 years. We emphasize that music is a new way to awaken in the subject his understanding and relation with the space that surrounds him, having in Geography the science that provides imagination and emotion to the lived world and with that it takes the individual, in several situations, depending on its state of spirit or psychological, to perceive its place in different contexts and dimensions, surfacing in the students as outstanding in the research, the perceived and represented in several songs highlighted by them, when the subject is Brazil as its place and world of the experiences, understood through subjectivity and musical culture. 2018-05-30T14:00:56Z 2018-04-24 Dissertação SILVA, Eluana Carvalho da. A geograficidade dos alunos da EJA percebida na música como representação do lugar. 2018. 105 f. Dissertação (Mestrado em Geografia) - Universidade Federal do Amazonas, Manaus, 2018. https://tede.ufam.edu.br/handle/tede/6423 por Acesso Aberto http://creativecommons.org/licenses/by-nc-nd/4.0/ application/pdf Universidade Federal do Amazonas Instituto de Filosofia, Ciências Humanas e Sociais Brasil UFAM Programa de Pós-graduação em Geografia |
institution |
TEDE - Universidade Federal do Amazonas |
collection |
TEDE-UFAM |
language |
por |
topic |
Geografia Cultural Fenomenologia Música EJA Educação de Jovens e Adultos CIÊNCIAS HUMANAS: GEOGRAFIA |
spellingShingle |
Geografia Cultural Fenomenologia Música EJA Educação de Jovens e Adultos CIÊNCIAS HUMANAS: GEOGRAFIA Silva, Eluana Carvalho da A geograficidade dos alunos da EJA percebida na música como representação do lugar |
topic_facet |
Geografia Cultural Fenomenologia Música EJA Educação de Jovens e Adultos CIÊNCIAS HUMANAS: GEOGRAFIA |
description |
Esta dissertação objetivou compreender de que forma a música, como linguagem,
manifesta o sentido de geograficidade nos alunos da Educação de Jovens de Adultos, da
Escola Municipal Professor Themístocles Pinheiro Gadelha – Município de Manaus,
Distrito Leste. Esta compreensão estar relacionada à percepção do aluno sobre o Brasil,
enquanto lugar vivido, isto é, como alunos da EJA possivelmente conseguem
estabelecer com a música, uma aproximação que o faça perceber e representar
graficamente, por meio de mapas mentais sua relação com seu lugar (Brasil). Para
alcançarmos esse entendimento trabalhamos na perspectiva da Fenomenologia. Os
sujeitos colaboradores da pesquisa, foram estudantes de cinco turmas da Eja, divididas
entre os anos final do ensino fundamental, com idade entre 16 à 62 anos. Enfatizamos
ser a música um novo caminho para despertar no sujeito sua compreensão e relação com
o espaço que o rodeia, tendo na Geografia a ciência que proporciona imaginação e
emoção ao mundo vivido e com isso leva o individuo, em várias situações, dependendo
do seu estado de espírito ou psicológico, a perceber seu lugar em diferentes contextos e
dimensões, aflorando nos discentes como destacado na pesquisa, o percebido e
representado em várias canções destacadas por eles, quando o assunto é Brasil como seu
lugar e mundo das experiências, compreendidos através da subjetividade e da cultura
musical. |
author_additional |
Nogueira, Amélia Regina Batista |
author_additionalStr |
Nogueira, Amélia Regina Batista |
format |
Dissertação |
author |
Silva, Eluana Carvalho da |
author2 |
http://lattes.cnpq.br/9739486709359997 |
author2Str |
http://lattes.cnpq.br/9739486709359997 |
title |
A geograficidade dos alunos da EJA percebida na música como representação do lugar |
title_short |
A geograficidade dos alunos da EJA percebida na música como representação do lugar |
title_full |
A geograficidade dos alunos da EJA percebida na música como representação do lugar |
title_fullStr |
A geograficidade dos alunos da EJA percebida na música como representação do lugar |
title_full_unstemmed |
A geograficidade dos alunos da EJA percebida na música como representação do lugar |
title_sort |
geograficidade dos alunos da eja percebida na música como representação do lugar |
publisher |
Universidade Federal do Amazonas |
publishDate |
2018 |
url |
https://tede.ufam.edu.br/handle/tede/6423 |
_version_ |
1831969628691103744 |
score |
11.753735 |