Dissertação

A geograficidade dos alunos da EJA percebida na música como representação do lugar

Esta dissertação objetivou compreender de que forma a música, como linguagem, manifesta o sentido de geograficidade nos alunos da Educação de Jovens de Adultos, da Escola Municipal Professor Themístocles Pinheiro Gadelha – Município de Manaus, Distrito Leste. Esta compreensão estar relacionada à...

ver descrição completa

Autor principal: Silva, Eluana Carvalho da
Outros Autores: http://lattes.cnpq.br/9739486709359997
Grau: Dissertação
Idioma: por
Publicado em: Universidade Federal do Amazonas 2018
Assuntos:
Acesso em linha: https://tede.ufam.edu.br/handle/tede/6423
id oai:https:--tede.ufam.edu.br-handle-:tede-6423
recordtype dspace
spelling oai:https:--tede.ufam.edu.br-handle-:tede-64232018-05-31T05:03:37Z A geograficidade dos alunos da EJA percebida na música como representação do lugar Silva, Eluana Carvalho da Nogueira, Amélia Regina Batista http://lattes.cnpq.br/9739486709359997 http://lattes.cnpq.br/8136324837437755 Jesus, Edilza Laray de Fortes, Mírcia Ribeiro Geografia Cultural Fenomenologia Música EJA Educação de Jovens e Adultos CIÊNCIAS HUMANAS: GEOGRAFIA Esta dissertação objetivou compreender de que forma a música, como linguagem, manifesta o sentido de geograficidade nos alunos da Educação de Jovens de Adultos, da Escola Municipal Professor Themístocles Pinheiro Gadelha – Município de Manaus, Distrito Leste. Esta compreensão estar relacionada à percepção do aluno sobre o Brasil, enquanto lugar vivido, isto é, como alunos da EJA possivelmente conseguem estabelecer com a música, uma aproximação que o faça perceber e representar graficamente, por meio de mapas mentais sua relação com seu lugar (Brasil). Para alcançarmos esse entendimento trabalhamos na perspectiva da Fenomenologia. Os sujeitos colaboradores da pesquisa, foram estudantes de cinco turmas da Eja, divididas entre os anos final do ensino fundamental, com idade entre 16 à 62 anos. Enfatizamos ser a música um novo caminho para despertar no sujeito sua compreensão e relação com o espaço que o rodeia, tendo na Geografia a ciência que proporciona imaginação e emoção ao mundo vivido e com isso leva o individuo, em várias situações, dependendo do seu estado de espírito ou psicológico, a perceber seu lugar em diferentes contextos e dimensões, aflorando nos discentes como destacado na pesquisa, o percebido e representado em várias canções destacadas por eles, quando o assunto é Brasil como seu lugar e mundo das experiências, compreendidos através da subjetividade e da cultura musical. This dissertation aimed to understand how music, as a language, manifests the sense of geography in the students of the Education of Young Adults, of the Municipal School Professor Themistocles Pinheiro Gadelha - Municipality of Manaus, Eastern District. This understanding is related to the student's perception of Brazil as a place of living, that is, as students of the EJA may be able to establish with music an approximation that makes them perceive and represent graphically through mental maps their relation to their place (Brazil). To reach this understanding we work from the perspective of Phenomenology. The research subjects were students from five groups of Eja, divided between the final years of elementary school, aged between 16 and 62 years. We emphasize that music is a new way to awaken in the subject his understanding and relation with the space that surrounds him, having in Geography the science that provides imagination and emotion to the lived world and with that it takes the individual, in several situations, depending on its state of spirit or psychological, to perceive its place in different contexts and dimensions, surfacing in the students as outstanding in the research, the perceived and represented in several songs highlighted by them, when the subject is Brazil as its place and world of the experiences, understood through subjectivity and musical culture. 2018-05-30T14:00:56Z 2018-04-24 Dissertação SILVA, Eluana Carvalho da. A geograficidade dos alunos da EJA percebida na música como representação do lugar. 2018. 105 f. Dissertação (Mestrado em Geografia) - Universidade Federal do Amazonas, Manaus, 2018. https://tede.ufam.edu.br/handle/tede/6423 por Acesso Aberto http://creativecommons.org/licenses/by-nc-nd/4.0/ application/pdf Universidade Federal do Amazonas Instituto de Filosofia, Ciências Humanas e Sociais Brasil UFAM Programa de Pós-graduação em Geografia
institution TEDE - Universidade Federal do Amazonas
collection TEDE-UFAM
language por
topic Geografia Cultural
Fenomenologia
Música
EJA Educação de Jovens e Adultos
CIÊNCIAS HUMANAS: GEOGRAFIA
spellingShingle Geografia Cultural
Fenomenologia
Música
EJA Educação de Jovens e Adultos
CIÊNCIAS HUMANAS: GEOGRAFIA
Silva, Eluana Carvalho da
A geograficidade dos alunos da EJA percebida na música como representação do lugar
topic_facet Geografia Cultural
Fenomenologia
Música
EJA Educação de Jovens e Adultos
CIÊNCIAS HUMANAS: GEOGRAFIA
description Esta dissertação objetivou compreender de que forma a música, como linguagem, manifesta o sentido de geograficidade nos alunos da Educação de Jovens de Adultos, da Escola Municipal Professor Themístocles Pinheiro Gadelha – Município de Manaus, Distrito Leste. Esta compreensão estar relacionada à percepção do aluno sobre o Brasil, enquanto lugar vivido, isto é, como alunos da EJA possivelmente conseguem estabelecer com a música, uma aproximação que o faça perceber e representar graficamente, por meio de mapas mentais sua relação com seu lugar (Brasil). Para alcançarmos esse entendimento trabalhamos na perspectiva da Fenomenologia. Os sujeitos colaboradores da pesquisa, foram estudantes de cinco turmas da Eja, divididas entre os anos final do ensino fundamental, com idade entre 16 à 62 anos. Enfatizamos ser a música um novo caminho para despertar no sujeito sua compreensão e relação com o espaço que o rodeia, tendo na Geografia a ciência que proporciona imaginação e emoção ao mundo vivido e com isso leva o individuo, em várias situações, dependendo do seu estado de espírito ou psicológico, a perceber seu lugar em diferentes contextos e dimensões, aflorando nos discentes como destacado na pesquisa, o percebido e representado em várias canções destacadas por eles, quando o assunto é Brasil como seu lugar e mundo das experiências, compreendidos através da subjetividade e da cultura musical.
author_additional Nogueira, Amélia Regina Batista
author_additionalStr Nogueira, Amélia Regina Batista
format Dissertação
author Silva, Eluana Carvalho da
author2 http://lattes.cnpq.br/9739486709359997
author2Str http://lattes.cnpq.br/9739486709359997
title A geograficidade dos alunos da EJA percebida na música como representação do lugar
title_short A geograficidade dos alunos da EJA percebida na música como representação do lugar
title_full A geograficidade dos alunos da EJA percebida na música como representação do lugar
title_fullStr A geograficidade dos alunos da EJA percebida na música como representação do lugar
title_full_unstemmed A geograficidade dos alunos da EJA percebida na música como representação do lugar
title_sort geograficidade dos alunos da eja percebida na música como representação do lugar
publisher Universidade Federal do Amazonas
publishDate 2018
url https://tede.ufam.edu.br/handle/tede/6423
_version_ 1831969628691103744
score 11.753735