Tese

A política de formação de professores de língua inglesa e os desafios da prática cotidiana na escola pública

A formação de professores de Língua Inglesa e a atuação profissional na Escola Pública em Manaus estão imbricadas no cenário do ensino e aprendizagem de Línguas Estrangeiras no Brasil, como componentes diversificados na Educação Básica. Embora as reformas educacionais, ao longo dos anos, tenham i...

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Autor principal: Corrêa, Edith Santos
Outros Autores: http://lattes.cnpq.br/2831527202202996
Grau: Tese
Idioma: por
Publicado em: Universidade Federal do Amazonas 2018
Assuntos:
Acesso em linha: https://tede.ufam.edu.br/handle/tede/6442
Resumo:
A formação de professores de Língua Inglesa e a atuação profissional na Escola Pública em Manaus estão imbricadas no cenário do ensino e aprendizagem de Línguas Estrangeiras no Brasil, como componentes diversificados na Educação Básica. Embora as reformas educacionais, ao longo dos anos, tenham instituído mudanças na perspectiva da melhoria escolar como um todo espalham-se os sinais de uma práxis escolar que busca procedimentos para obter resultados desejáveis nessa modalidade formação, como base profissionalizante de professores de Língua Inglesa e sua atuação na Escola Pública.A inserção das Línguas Estrangeiras como parte do processo formador esteve historicamente aquém das necessidades socioculturais no sistema educacional brasileiro, seja pela instabilidade curricular, pela falta de exigência da formação do professorpela apresentação de resultados formais, problemas estruturais e/ou curriculares, o ensino e aprendizagem de línguas sofre com o desprestígio nas escolas da Educação Básica, na rede pública. Esta pesquisa percorre a repercussão histórica brasileira sobre o ensino e aprendizagem de Língua Inglesa na realidade manauara, em recorte que analisa a formação de professores de Língua Inglesa, graduados no curso de Licenciatura em Letras, Língua e Literatura Inglesa, no período de 2004 a 2010, na Universidade Federal do Amazonas, que atuam na Educação Básica, nas esferas municipal e estadual. Vinte professores participam do estudo mediante entrevista semiestruturada, com questões abertas e fechadas, cujo relato e opção de respostas são o alvo da análise descritiva e discursiva que embasa questionamentos acerca da atuação desses docentes considerando categorias tais como competência profissional e o aprimoramento teórico-práticodesejáveis ou não para melhor aproveitamento dos estudantes do ensino fundamental e médio; e apresenta indicadores dos desafios e das implicações institucionais que impactam o ensino e aprendizagem da Língua Inglesa na Escola Pública.