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Tese
A política de formação de professores de língua inglesa e os desafios da prática cotidiana na escola pública
A formação de professores de Língua Inglesa e a atuação profissional na Escola Pública em Manaus estão imbricadas no cenário do ensino e aprendizagem de Línguas Estrangeiras no Brasil, como componentes diversificados na Educação Básica. Embora as reformas educacionais, ao longo dos anos, tenham i...
Autor principal: | Corrêa, Edith Santos |
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Outros Autores: | http://lattes.cnpq.br/2831527202202996 |
Grau: | Tese |
Idioma: | por |
Publicado em: |
Universidade Federal do Amazonas
2018
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Assuntos: | |
Acesso em linha: |
https://tede.ufam.edu.br/handle/tede/6442 |
Resumo: |
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A formação de professores de Língua Inglesa e a atuação profissional na Escola Pública em
Manaus estão imbricadas no cenário do ensino e aprendizagem de Línguas Estrangeiras no
Brasil, como componentes diversificados na Educação Básica. Embora as reformas
educacionais, ao longo dos anos, tenham instituído mudanças na perspectiva da melhoria
escolar como um todo espalham-se os sinais de uma práxis escolar que busca procedimentos
para obter resultados desejáveis nessa modalidade formação, como base profissionalizante de
professores de Língua Inglesa e sua atuação na Escola Pública.A inserção das Línguas
Estrangeiras como parte do processo formador esteve historicamente aquém das necessidades
socioculturais no sistema educacional brasileiro, seja pela instabilidade curricular, pela falta
de exigência da formação do professorpela apresentação de resultados formais, problemas
estruturais e/ou curriculares, o ensino e aprendizagem de línguas sofre com o desprestígio nas
escolas da Educação Básica, na rede pública. Esta pesquisa percorre a repercussão histórica
brasileira sobre o ensino e aprendizagem de Língua Inglesa na realidade manauara, em recorte
que analisa a formação de professores de Língua Inglesa, graduados no curso de Licenciatura
em Letras, Língua e Literatura Inglesa, no período de 2004 a 2010, na Universidade Federal
do Amazonas, que atuam na Educação Básica, nas esferas municipal e estadual. Vinte
professores participam do estudo mediante entrevista semiestruturada, com questões abertas e
fechadas, cujo relato e opção de respostas são o alvo da análise descritiva e discursiva que
embasa questionamentos acerca da atuação desses docentes considerando categorias tais
como competência profissional e o aprimoramento teórico-práticodesejáveis ou não para
melhor aproveitamento dos estudantes do ensino fundamental e médio; e apresenta
indicadores dos desafios e das implicações institucionais que impactam o ensino e
aprendizagem da Língua Inglesa na Escola Pública. |