Dissertação

Redes Sociais, uma perspectiva ecossistêmica: publicidade de alimentos no Facebook

O trabalho intitulado Redes Sociais, uma perspectiva ecossistêmica: publicidade de alimentos no Facebook tem por objetivo principal analisar a publicidade de alimentos veiculada na rede social Facebook. Como objetivos específicos, o estudo propõe: identificar a quantidade de publicidade de alimentos...

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Autor principal: Barbosa, Gad Bezerra de Amorim
Outros Autores: http://lattes.cnpq.br/3512057661587778
Grau: Dissertação
Idioma: por
Publicado em: Universidade Federal do Amazonas 2018
Assuntos:
Acesso em linha: https://tede.ufam.edu.br/handle/tede/6459
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spelling oai:https:--tede.ufam.edu.br-handle-:tede-64592018-06-20T05:03:40Z Redes Sociais, uma perspectiva ecossistêmica: publicidade de alimentos no Facebook Barbosa, Gad Bezerra de Amorim Abbud, Maria Emília de Oliveira Pereira http://lattes.cnpq.br/3512057661587778 http://lattes.cnpq.br/8948660674436542 Facebook Publicidade de alimentos Pirâmide Alimentar Adaptada Ecossistemas comunicacionais Social networks Advertising Communicational ecosystems CIÊNCIAS SOCIAIS APLICADAS: COMUNICAÇÃO O trabalho intitulado Redes Sociais, uma perspectiva ecossistêmica: publicidade de alimentos no Facebook tem por objetivo principal analisar a publicidade de alimentos veiculada na rede social Facebook. Como objetivos específicos, o estudo propõe: identificar a quantidade de publicidade de alimentos veiculada no Facebook; verificar o valor nutricional da publicidade de alimentos veiculada na rede social, tendo como referência a Pirâmide Alimentar Adaptada por Philippi (2013); analisar a publicidade de alimentos, segundo o modelo de peça publicitária clássica proposto por Figueiredo (2014). Trata-se de uma pesquisa exploratória e descritiva, de abordagem quantitativa e qualitativa. Após a visualização de 1.100 postagens de publicidade de alimentos nas 26 Fan Pages curtidas, 602 postagens nacionais e 498 postagens regionais, observou-se que as empresas nacionais possuem melhor planejamento de suas peças publicitárias que as empresas regionais. Verificou-se, também, que a publicidade veiculada divulga alimentos de baixo valor nutricional e alto percentual calórico, contrariando as orientações propostas pela Pirâmide Alimentar Adaptada por Philippi (2013) para a população brasileira. Identificou-se, ainda, que menos de um por cento (dez postagens) possui o modelo de peça publicitária clássica proposta por Figueiredo (2014), contendo título, texto, imagem e assinatura da marca. Por fim, a pesquisa demonstrou que, dentro da perspectiva ecossistêmica comunicacional, a rede social Facebook, ao divulgar a publicidade de alimentos, não é capaz de criar e estabelecer laços fortes que gerem a existência de uma base material para sua expansão na estrutura social. The work entitled Social networking, an ecosystem perspective: food advertising on Facebook has the main objective to analyze food advertising broadcast on Facebook social network. The specific objectives, the study proposes: identifying the amount of food advertising aired on Facebook; check the nutritional value of food advertising aired on the social network, with reference to the Food Pyramid Adapted by Philippi (2013); analyze food advertising according to the classical advertising piece model proposed by Figueiredo (2014). This is an exploratory and descriptive research, quantitative and qualitative approach. After 1100 view (eleven hundred) advertising posts of food in 26 (twenty-six) Fan Pages tanned, 602 (six hundred two) national posts and 498 (four hundred ninety-eight) regional posts, it was observed that domestic enterprises have better planning their advertising campaigns that regional companies. It was also found that conveyed advertising discloses low nutritional value and high calorie percentage, contrary to the guidelines proposed by the Adapted Food Pyramid by Philippi (2013) for the Brazilian population. It was found also that less than 1% (ten posts) has the classic advertising piece model proposed by Figueiredo (2014), containing title, text, image and signature of the brand. Finally, the research showed that within the communicational ecosystem perspective, the social network Facebook, to spread the food advertising, is not able to create and establish strong ties that generate the existence of a material basis for its pervasive expansion in the social structure. CAPES - Coordenação de Aperfeiçoamento de Pessoal de Nível Superior 2018-06-19T17:10:07Z 2016-04-13 Dissertação BARBOSA, Gad Bezerra de Amorim. Redes Sociais, uma perspectiva ecossistêmica: publicidade de alimentos no Facebook. 2016. 112 f. Dissertação (Mestrado em Ciências da Comunicação) - Universidade Federal do Amazonas, Manaus, 2016. https://tede.ufam.edu.br/handle/tede/6459 por Acesso Aberto http://creativecommons.org/licenses/by-nc-nd/4.0/ application/pdf Universidade Federal do Amazonas Faculdade de Informação e Comunicação Brasil UFAM Programa de Pós-graduação em Ciências da Comunicação
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