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Dissertação
“Tambor Urbano”: deslocamento compulsório e a dinâmica social de construção da identidade quilombola
Este trabalho de pesquisa visa analisar a relação entre políticas governamentais, em particular a política ambiental e os agentes sociais autodefinidos remanescentes de quilombos em Novo Airão, Amazonas. Objetivamos ainda, estudar os mecanismos de construção da identidade étnica quilombola e a re...
Autor principal: | Farias Júnior, Emmanuel de Almeida |
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Outros Autores: | http://lattes.cnpq.br/8651348432983480 |
Grau: | Dissertação |
Idioma: | por |
Publicado em: |
Universidade Federal do Amazonas
2018
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Assuntos: | |
Acesso em linha: |
https://tede.ufam.edu.br/handle/tede/6503 |
Resumo: |
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Este trabalho de pesquisa visa analisar a relação entre políticas governamentais, em particular
a política ambiental e os agentes sociais autodefinidos remanescentes de quilombos em Novo
Airão, Amazonas. Objetivamos ainda, estudar os mecanismos de construção da identidade
étnica quilombola e a relação com a implantação da política ambiental que criou o Parque
Nacional do Jaú, bem como as medidas administrativas dela decorrentes, que ocasionaram o
cerceamento das práticas tradicionais de utilização dos recursos naturais, de certos ritos de
coesão social, tal como os festejos religiosos, e causando ainda o deslocamento compulsório
de parte das famílias quilombolas para a periferia de Novo Airão. Neste sentido, este trabalho,
busca ainda compreender a dinâmica social de construção da identidade quilombola por essas
famílias que foram deslocadas, referidas atualmente ao que se designou “Tambor urbano”.
Para subsidiar nosso trabalho de pesquisa, fizemos leituras de referências bibliográficas que
analisaram situações sociais designadas como quilombolas em “regiões” amazônicas, como
também em estudos sobre o conceito de quilombo. Nos apoiamos em trabalhos de campo e
surveys realizados na cidade de Novo Airão desde 2005, como também na Comunidade
Quilombola do Tambor, rio Jaú, em setembro de 2007. Além de outras atividades referentes à
pesquisa, como audiências, seminários, assembléias, e outras. A partir deste trabalho de
pesquisa que temos realizado, concluímos que não se tratam de duas metades de uma unidade
social, mas sim de uma situação social. Levados a este ponto, Comunidade Quilombola do
Tambor e Remanescentes de Quilombo de Novo Airão. Designam associações diferentes, mas
expressam uma única identidade coletiva. Constatamos, assim, uma certa dinâmica da
pluralidade de autodefinições. Ela converge para a criação de uma situação designada como
“unidade de mobilização”, a partir das quais, estas identidades são acionadas e se relacionam
com fronteiras definidas. Isso não quer dizer que os agentes sociais estejam mantidos numa
camisa de força. Em verdade estas identidades podem ser acionadas ou não. No entanto, elas
se referem à garantia da reivindicação de direitos, o que não quer dizer que elas se esgotem
somente no conteúdo das reivindicações. |