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Tese
Das sementes aos troncos: história e memória do movimento quilombola do rio Andirá
A partir de 2005 o movimento social quilombola do Andirá, pautado num projeto de identidade iniciou uma produção de memória sobre si, conectando-se aos “cenários de direitos” propostos constitucionalmente a partir de 1988, e em 2013 consegue reconhecimento como “quilombos do rio Andirá”. As comunida...
Autor principal: | Rocha, João Marinho da |
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Outros Autores: | http://lattes.cnpq.br/9074944691414686 |
Grau: | Tese |
Idioma: | por |
Publicado em: |
Universidade Federal do Amazonas
2019
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Assuntos: | |
Acesso em linha: |
https://tede.ufam.edu.br/handle/tede/7247 |
Resumo: |
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A partir de 2005 o movimento social quilombola do Andirá, pautado num projeto de identidade iniciou uma produção de memória sobre si, conectando-se aos “cenários de direitos” propostos constitucionalmente a partir de 1988, e em 2013 consegue reconhecimento como “quilombos do rio Andirá”. As comunidades estudadas são Santa Tereza do Matupiri, Boa Fé, Ituquara, São Pedro, Trindade e os seus respectivos núcleos de Pagoa, São Paulo do Açú, Lírio do Vale e São Marcos. Situamos nossa narrativa no campo da história social do pós-abolição e nos diálogos interdisciplinares entre história e ciências sociais, a partir de perspectivas metodológicas como história oral e micro-história. A pesente tese assume o propósito de analisar a relação entre os processos de construção da identidade étnica e as territorialidades quilombolas no Andirá. Para isso identifica os mecanismos e as formas de conhecimentos criados, mobilizados e que marcam as trajetórias de cinco comunidades no processo de construção da nova identidade étnica e territorialidade quilombola. Verifica como essa construção da identidade étnica indica caminhos para os processos de territorialidades específicas quilombolas. Evidencia como esses processos de construção da identidade étnica e das territorialidades são apropriados pelos grupos sociais das comunidades. O léxico, o diálogo entre os campos disciplinares, o encontro do normativo (legal) e do político e os processos de legitimação do movimento social quilombola e da memória pelo reconhecimento, estão presentes no universo desta tese. |