Tese

Sujeitos em diálogo na pesquisa com formação: os caminhos da mediação teórica pelas reflexões sobre a prática pedagógica de professores de Língua Portuguesa

A presente tese traz os resultados produzidos da pesquisa de doutorado intitulada “SUJEITOS EM DIÁLOGO NA PESQUISA COM FORMAÇÃO: os caminhos da mediação teórica pelas reflexões sobre a prática pedagógica de professores de língua portuguesa”, desenvolvida em uma unidade escolar pública municipal, no...

ver descrição completa

Autor principal: Lucena, Ana Maria Silva de
Outros Autores: http://lattes.cnpq.br/7711936468049245
Grau: Tese
Idioma: por
Publicado em: Universidade Federal do Amazonas 2018
Assuntos:
Acesso em linha: https://tede.ufam.edu.br/handle/tede/6510
id oai:https:--tede.ufam.edu.br-handle-:tede-6510
recordtype dspace
spelling oai:https:--tede.ufam.edu.br-handle-:tede-65102018-11-08T18:50:42Z Sujeitos em diálogo na pesquisa com formação: os caminhos da mediação teórica pelas reflexões sobre a prática pedagógica de professores de Língua Portuguesa Lucena, Ana Maria Silva de Bissoli, Michelle de Freitas http://lattes.cnpq.br/7711936468049245 http://lattes.cnpq.br/8731672923902328 Arena, Dagoberto http://lattes.cnpq.br/9019185751164438 Escrita Formação de Professores Teoria Histórico-Cultural Educação A presente tese traz os resultados produzidos da pesquisa de doutorado intitulada “SUJEITOS EM DIÁLOGO NA PESQUISA COM FORMAÇÃO: os caminhos da mediação teórica pelas reflexões sobre a prática pedagógica de professores de língua portuguesa”, desenvolvida em uma unidade escolar pública municipal, no município de Iranduba (AM), com a participação de quatro professores de língua portuguesa. Tive por objetivo compreender como as reflexões sobre a prática pedagógica dos professores, por meio da mediação teórica, possibilitam-lhes perceber como ocorre o processo de desenvolvimento da escrita nos anos finais do Ensino Fundamental e as possibilidades de atuar intencionalmente sobre ele. A hipótese da qual parti para esta investigação é que o repensar da prática pedagógica, pela mediação do abstrato como instrumento de análise do real, oferece ao professor de língua portuguesa suporte teórico para a compreensão do processo de desenvolvimento da escrita, favorece melhor conhecimento sobre a prática pedagógica e contribui para refletir sobre a intencionalidade do trabalho docente. Como problema de pesquisa, indaguei: como as reflexões sobre a prática pedagógica, por meio da mediação teórica, podem contribuir para a compreensão do processo de desenvolvimento da escrita e, consequentemente, para uma ação intencional do professor sobre sua atividade? Para responder a esse questionamento, pautada no método Materialista Histórico-Dialético e com suporte na Teoria Histórico-Cultural (THC), conduzi uma formação continuada no primeiro e segundo semestres de 2017, com o grupo que se reuniu semanalmente para leitura, discussão e sessões de autorreflexão sobre os textos da coletânea de “O texto na sala de aula: leitura e produção” (GERALDI, 1984), com aproximações teóricas da THC feitas por mim. Os resultados evidenciam que as reflexões, mediadas pelo diálogo com a Teoria, trouxeram contribuição à compreensão do sentido de língua escrita dentro da sua função social e como parte do processo de humanização. The present thesis presents the results of the doctoral research entitled "SUBJECTS IN DIALOGUE IN RESEARCH-TRAINING: the paths of theoretical mediation by reflections on the pedagogical practice of Portuguese-speaking teachers", developed in a municipal public school unit in the municipality of Iranduba (AM), with the participation of four Portuguese-speaking teachers. The purpose of this study was to understand how reflections on teachers' pedagogical practice through theoretical mediation enable them to understand how the process of writing development occurs in the final years of elementary school and the possibilities of acting intentionally on it. The hypothesis of this research is that the rethinking of pedagogical practice, through the mediation of the abstract as an instrument of analysis of the real, offers the Portuguese teacher a theoretical support for the understanding of the writing development process, favors a better knowledge about the pedagogical practice and contributes to reflect on the intentionality of the teaching work. As a research problem, I asked: how can reflections on pedagogical practice, through theoretical mediation, contribute to the understanding of the writing development process and, consequently, to an intentional action of the teacher on his / her activity? In order to respond to this questioning, based on the Materialist Historical-Dialectic method and supported by the Historical-Cultural Theory (THC), I conducted a continuous formation in the first and second semesters of 2017, with the group that met weekly for reading, discussion and sessions of self-reflection on the texts of the collection of “O texto na sala de aula: leitura e produção” (GERALDI, 1984), with theoretical approximations of THC made by me. The results show that the reflections, mediated by the dialogue with the Theory, have contributed to the understanding of the sense of written language within its social function and as part of the process of humanization. CAPES Opção de edição, no caso de sair do Tede, para voltar e adicionar novos arquivos. Dá erro. 2018-07-09T17:53:49Z 2018-05-28 Tese LUCENA, Ana Maria Silva de. Sujeitos em diálogo na pesquisa com formação: os caminhos da mediação teórica pelas reflexões sobre a prática pedagógica de professores de Língua Portuguesa. 2018. 250 f. Tese (Doutorado em Educação) - Universidade Federal do Amazonas, Manaus, 2018. https://tede.ufam.edu.br/handle/tede/6510 por Acesso Aberto application/pdf Universidade Federal do Amazonas Faculdade de Educação Brasil UFAM Programa de Pós-graduação em Educação
institution TEDE - Universidade Federal do Amazonas
collection TEDE-UFAM
language por
topic Escrita
Formação de Professores
Teoria Histórico-Cultural
Educação
spellingShingle Escrita
Formação de Professores
Teoria Histórico-Cultural
Educação
Lucena, Ana Maria Silva de
Sujeitos em diálogo na pesquisa com formação: os caminhos da mediação teórica pelas reflexões sobre a prática pedagógica de professores de Língua Portuguesa
topic_facet Escrita
Formação de Professores
Teoria Histórico-Cultural
Educação
description A presente tese traz os resultados produzidos da pesquisa de doutorado intitulada “SUJEITOS EM DIÁLOGO NA PESQUISA COM FORMAÇÃO: os caminhos da mediação teórica pelas reflexões sobre a prática pedagógica de professores de língua portuguesa”, desenvolvida em uma unidade escolar pública municipal, no município de Iranduba (AM), com a participação de quatro professores de língua portuguesa. Tive por objetivo compreender como as reflexões sobre a prática pedagógica dos professores, por meio da mediação teórica, possibilitam-lhes perceber como ocorre o processo de desenvolvimento da escrita nos anos finais do Ensino Fundamental e as possibilidades de atuar intencionalmente sobre ele. A hipótese da qual parti para esta investigação é que o repensar da prática pedagógica, pela mediação do abstrato como instrumento de análise do real, oferece ao professor de língua portuguesa suporte teórico para a compreensão do processo de desenvolvimento da escrita, favorece melhor conhecimento sobre a prática pedagógica e contribui para refletir sobre a intencionalidade do trabalho docente. Como problema de pesquisa, indaguei: como as reflexões sobre a prática pedagógica, por meio da mediação teórica, podem contribuir para a compreensão do processo de desenvolvimento da escrita e, consequentemente, para uma ação intencional do professor sobre sua atividade? Para responder a esse questionamento, pautada no método Materialista Histórico-Dialético e com suporte na Teoria Histórico-Cultural (THC), conduzi uma formação continuada no primeiro e segundo semestres de 2017, com o grupo que se reuniu semanalmente para leitura, discussão e sessões de autorreflexão sobre os textos da coletânea de “O texto na sala de aula: leitura e produção” (GERALDI, 1984), com aproximações teóricas da THC feitas por mim. Os resultados evidenciam que as reflexões, mediadas pelo diálogo com a Teoria, trouxeram contribuição à compreensão do sentido de língua escrita dentro da sua função social e como parte do processo de humanização.
author_additional Bissoli, Michelle de Freitas
author_additionalStr Bissoli, Michelle de Freitas
format Tese
author Lucena, Ana Maria Silva de
author2 http://lattes.cnpq.br/7711936468049245
author2Str http://lattes.cnpq.br/7711936468049245
title Sujeitos em diálogo na pesquisa com formação: os caminhos da mediação teórica pelas reflexões sobre a prática pedagógica de professores de Língua Portuguesa
title_short Sujeitos em diálogo na pesquisa com formação: os caminhos da mediação teórica pelas reflexões sobre a prática pedagógica de professores de Língua Portuguesa
title_full Sujeitos em diálogo na pesquisa com formação: os caminhos da mediação teórica pelas reflexões sobre a prática pedagógica de professores de Língua Portuguesa
title_fullStr Sujeitos em diálogo na pesquisa com formação: os caminhos da mediação teórica pelas reflexões sobre a prática pedagógica de professores de Língua Portuguesa
title_full_unstemmed Sujeitos em diálogo na pesquisa com formação: os caminhos da mediação teórica pelas reflexões sobre a prática pedagógica de professores de Língua Portuguesa
title_sort sujeitos em diálogo na pesquisa com formação: os caminhos da mediação teórica pelas reflexões sobre a prática pedagógica de professores de língua portuguesa
publisher Universidade Federal do Amazonas
publishDate 2018
url https://tede.ufam.edu.br/handle/tede/6510
_version_ 1781302334234558464
score 11.675088