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Dissertação
O ensino teórico-prático em Serviço Social na cidade de Manaus: a formação profissional em questão
O projeto desenvolvido nas Instituições de Ensino Superior em Manaus que ministram o curso de graduação em Serviço Social colocou em evidência o ensino teórico-prático nos cursos de Serviço Social, à luz das Diretrizes Curriculares que norteiam a formação profissional dos assistentes sociais no B...
Autor principal: | Lima, Etyanne Uhlmann de |
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Outros Autores: | http://lattes.cnpq.br/8934199177420019 |
Grau: | Dissertação |
Idioma: | por |
Publicado em: |
Universidade Federal do Amazonas
2018
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Assuntos: | |
Acesso em linha: |
https://tede.ufam.edu.br/handle/tede/6560 |
Resumo: |
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O projeto desenvolvido nas Instituições de Ensino Superior em Manaus que ministram o
curso de graduação em Serviço Social colocou em evidência o ensino teórico-prático nos
cursos de Serviço Social, à luz das Diretrizes Curriculares que norteiam a formação
profissional dos assistentes sociais no Brasil. Para refletirmos sobre o ensino teórico-prático
proposto pelo projeto de formação dessa categoria profissional, foi fundamental a verificação
de que forma o ensino teórico-prático foi tratado nos projetos pedagógicos das instituições,
bem como a identificação das estratégias adotadas pelos docentes dos cursos de serviço social
para que os alunos realizassem a mediação entre teoria e prática para uma atuação crítica e
transformadora da realidade social. A pesquisa foi qualiquantitativa, recorrendo à aplicação de
formulários aos professores e coordenadores de curso, com perguntas abertas e fechadas que
possibilitaram compreender, com mais clareza, o objeto da pesquisa. Os dados da pesquisa de
campo e da pesquisa bibliográfica foram fundamentais para interpretar a realidade dos fatos e
analisar a relação que se estabelece entre os ensinos teórico e prático desenvolvidos no âmbito
pedagógico das IES para a formação dos assistentes sociais da cidade de Manaus. A
investigação revelou que o ensino teórico-prático não está nitidamente definido dos projetos
pedagógicos, fazendo com que sua consecução dependa da subjetividade dos sujeitos
envolvidos. Um pouco mais de 44% dos sujeitos nos asseguram que conseguem estabelecer a
mediação entre os conhecimentos teóricos e as demandas da realidade em todo o curso,
enquanto mais de 55% nos indicam que tal articulação dá-se nas disciplinas específicas,
sobretudo no estágio supervisionado. |