Dissertação

O ensino teórico-prático em Serviço Social na cidade de Manaus: a formação profissional em questão

O projeto desenvolvido nas Instituições de Ensino Superior em Manaus que ministram o curso de graduação em Serviço Social colocou em evidência o ensino teórico-prático nos cursos de Serviço Social, à luz das Diretrizes Curriculares que norteiam a formação profissional dos assistentes sociais no B...

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Autor principal: Lima, Etyanne Uhlmann de
Outros Autores: http://lattes.cnpq.br/8934199177420019
Grau: Dissertação
Idioma: por
Publicado em: Universidade Federal do Amazonas 2018
Assuntos:
Acesso em linha: https://tede.ufam.edu.br/handle/tede/6560
Resumo:
O projeto desenvolvido nas Instituições de Ensino Superior em Manaus que ministram o curso de graduação em Serviço Social colocou em evidência o ensino teórico-prático nos cursos de Serviço Social, à luz das Diretrizes Curriculares que norteiam a formação profissional dos assistentes sociais no Brasil. Para refletirmos sobre o ensino teórico-prático proposto pelo projeto de formação dessa categoria profissional, foi fundamental a verificação de que forma o ensino teórico-prático foi tratado nos projetos pedagógicos das instituições, bem como a identificação das estratégias adotadas pelos docentes dos cursos de serviço social para que os alunos realizassem a mediação entre teoria e prática para uma atuação crítica e transformadora da realidade social. A pesquisa foi qualiquantitativa, recorrendo à aplicação de formulários aos professores e coordenadores de curso, com perguntas abertas e fechadas que possibilitaram compreender, com mais clareza, o objeto da pesquisa. Os dados da pesquisa de campo e da pesquisa bibliográfica foram fundamentais para interpretar a realidade dos fatos e analisar a relação que se estabelece entre os ensinos teórico e prático desenvolvidos no âmbito pedagógico das IES para a formação dos assistentes sociais da cidade de Manaus. A investigação revelou que o ensino teórico-prático não está nitidamente definido dos projetos pedagógicos, fazendo com que sua consecução dependa da subjetividade dos sujeitos envolvidos. Um pouco mais de 44% dos sujeitos nos asseguram que conseguem estabelecer a mediação entre os conhecimentos teóricos e as demandas da realidade em todo o curso, enquanto mais de 55% nos indicam que tal articulação dá-se nas disciplinas específicas, sobretudo no estágio supervisionado.