Dissertação

O inferno é o paraíso: análise comparativa entre o romance A Selva, de Ferreira de Castro, e os filmes homônimos, de Márcio Souza e Leonel Vieira

Estudo comparativo entre o romance A Selva, de Ferreira de Castro, e os dois filmes homônimos inspirados nessa obra: A Selva, do amazonense Márcio Souza, e A Selva, do português Leonel Vieira. A pesquisa analisa a forma como os seringais amazônicos e o ciclo da borracha são narrados no romance e...

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Autor principal: Santos, Rosália Marques dos
Outros Autores: http://lattes.cnpq.br/0442671728099243
Grau: Dissertação
Idioma: por
Publicado em: Universidade Federal do Amazonas 2018
Assuntos:
Acesso em linha: https://tede.ufam.edu.br/handle/tede/6574
Resumo:
Estudo comparativo entre o romance A Selva, de Ferreira de Castro, e os dois filmes homônimos inspirados nessa obra: A Selva, do amazonense Márcio Souza, e A Selva, do português Leonel Vieira. A pesquisa analisa a forma como os seringais amazônicos e o ciclo da borracha são narrados no romance e em cada uma de suas adaptações para o cinema, abordando também as relações entre Literatura e Cinema, tomando por base os pressupostos teóricos da Literatura Comparada e da teoria da Metáfora Conceptual. Associados ao quadro teórico estão os seguintes eixos temáticos: a história do ciclo da borracha na Amazônia e o panorama da literatura que o representa; apontamentos biobibliográficos sobre Ferreira de Castro e o romance A Selva; diálogos entre a Literatura e o Cinema; reflexões sobre o fenômeno metafórico. A dissertação apresenta a seguinte divisão: o capítulo “O ciclo da borracha na Amazônia e sua representação na ficção literária” aborda o período histórico do ciclo da borracha na Amazônia, com um levantamento sobre a representação desse período na literatura da e sobre a região e realiza uma leitura do romance A selva, de Ferreira de Castro, explorando os diversos aspectos dos seringais amazônicos retratados na obra; o capítulo “A Selva: o inferno no Paraíso” contém uma visão geral sobre o romance de Ferreira de Castro, explorando pormenores da narrativa; o capítulo “Pelos meandros da Literatura Comparada” trata da literatura comparada e dos diálogos entre a literatura e o cinema, aplicados a A Selva; e o capítulo “A Selva: múltiplos olhares” analisa as adaptações do romance de Ferreira de Castro, elaborando um quadro comparativo entre as três obras e apresentando a leitura da pesquisadora.