Dissertação

O Programa de Educação Tutorial e as políticas de ações afirmativas no Ensino Superior: um olhar sobre o PET Indígena da UFAM

Esta pesquisa teve como temática o Programa de Educação Tutorial Conexões Indígena da UFAM, apontando sua práxis pedagógica, objetivando compreender o desenvolvimento das ações do Programa de Educação Tutorial Conexões Indígena da Universidade Federal do Amazonas enquanto política de ação afirmativa...

ver descrição completa

Autor principal: Souza, Adenildo Vieira de
Outros Autores: http://buscatextual.cnpq.br/buscatextual/busca.do
Grau: Dissertação
Idioma: por
Publicado em: Universidade Federal do Amazonas 2018
Assuntos:
Acesso em linha: https://tede.ufam.edu.br/handle/tede/6583
id oai:https:--tede.ufam.edu.br-handle-:tede-6583
recordtype dspace
spelling oai:https:--tede.ufam.edu.br-handle-:tede-65832018-09-12T05:03:52Z O Programa de Educação Tutorial e as políticas de ações afirmativas no Ensino Superior: um olhar sobre o PET Indígena da UFAM Souza, Adenildo Vieira de Barros, João Luiz da Costa http://buscatextual.cnpq.br/buscatextual/busca.do http://buscatextual.cnpq.br/buscatextual/busca.do PET Conexões Indígena Ações afirmativas Políticas de Diversidade Programa de Educação Tutorial Conexões Indígena da UFAM CIÊNCIAS HUMANAS Esta pesquisa teve como temática o Programa de Educação Tutorial Conexões Indígena da UFAM, apontando sua práxis pedagógica, objetivando compreender o desenvolvimento das ações do Programa de Educação Tutorial Conexões Indígena da Universidade Federal do Amazonas enquanto política de ação afirmativa. O processo de formação dos PET´s é marcado por conflitos, sua raiz constitutiva se configurava numa concepção de meritocracia, e mais tarde ao ter a junção do Conexões de Saberes que tinha outra concepção filosófica acaba se configurando num programa que também se volta às questões de diversidade cultural. Tal junção desencadeia discussões de cunho formativo no contexto da universidade, colocando em jogo a função do PET, a partir dos seus pressupostos filosóficos. O pressuposto teórico está fundamentado no pensamento complexo de Edgar Morin, com a abordagem de procedimento voltada para as pesquisas bibliográfica e documental. No decorrer das seções pudemos compreender o conhecimento e seus desdobramentos nas IES bem como as discussões que envolvem as políticas de diversidade, principalmente àquelas relacionadas as políticas de ação afirmativa. O PET Conexões Indígena da UFAM perpassa pela política de diversidade, pois sua instituição promotora tem adotado e discutido essas políticas no seu contexto. Contudo, o PET Conexões Indígena, mesmo dentro de um contexto de política de diversidade, quando analisado pelo viés da tríade acadêmica apresenta uma lacuna quanto a produção e efetivação de um dos componentes da tríade que é a pesquisa. Mas, as ações de extensão se direcionam numa proposição do contexto das atividades extensionistas e numa conjuntura de ações afirmativas. Apontamos que as atividades de ensino vivenciadas no programa proporcionam autonomia e uma relação dialógica constituídas através dos eventos. Nesse sentido, o trabalho sugere que o elemento da tríade, a pesquisa, seja relacionada às atividades de extensão e ensino viabilizando propostas didático-pedagógicas como a pesquisa-ação e com isso possibilitar novas ações para um fazer pedagógico sistêmico. This research had as thematic the Program of Aboriginal Tutorial Education Connections of the UFAM, pointing its práxis pedagogical, objectifying to understand the development of the actions of the Program of Aboriginal Tutorial Education Connections of the Federal University of Amazon while politics of affirmative action. The process of formation of the PET´s is marked by conflicts, its constituent root if configured in a conception of meritocracia, and later when having the junction of the Connections To know that it had another philosophical conception finishes if configuring in one program that also is turned to the questions of cultural diversity. Such junction unchains quarrels of formative matrix in the context of the university, placing in game the function of the PET, from philosophical estimated its. The estimated theoretician is based on the thought complex of Edgar Morin, with the boarding of procedure directed toward the research bibliographical and documentary. In elapsing of the sections we could understand the knowledge and its unfoldings in the IES as well as the quarrels that involve the diversity politics, mainly to those related the politics of affirmative action. The Aboriginal PET Connections of the UFAM perpassa for the diversity politics, therefore its promotional institution has adopted and argued these politics in its context. However, the Aboriginal PET Connections, exactly inside of a context of diversity politics, when analyzed for the bias of the academic triad it presents a gap how much the production and efetivação of one of the components of the triad that is the research. But, the actions of extension if direct in a proposal of the context of the extensionistas activities and in a conjuncture of affirmative actions. We point that the lived deeply activities of education in the program provide to consisting autonomy and a dialógica relation through the events. In this direction, the work suggests that the element of the triad, the research, either related to the activities of extension and education making possible didactic-pedagogical proposals as the research-action and with this to make possible new actions one to make pedagogical sistêmico. FAPEAM - Fundação de Amparo à Pesquisa do Estado do Amazonas 2018-09-11T14:20:32Z 2018-06-21 Dissertação SOUZA, Adenildo Vieira de. O Programa de Educação Tutorial e as políticas de ações afirmativas no Ensino Superior: um olhar sobre o PET Indígena da UFAM. 2018. 164 f. Dissertação (Mestrado em Sociedade e Cultura na Amazônia) - Universidade Federal do Amazonas, Manaus, 2018. https://tede.ufam.edu.br/handle/tede/6583 por Acesso Aberto application/pdf Universidade Federal do Amazonas Instituto de Filosofia, Ciências Humanas e Sociais Brasil UFAM Programa de Pós-graduação em Sociedade e Cultura na Amazônia
institution TEDE - Universidade Federal do Amazonas
collection TEDE-UFAM
language por
topic PET Conexões Indígena
Ações afirmativas
Políticas de Diversidade
Programa de Educação Tutorial Conexões Indígena da UFAM
CIÊNCIAS HUMANAS
spellingShingle PET Conexões Indígena
Ações afirmativas
Políticas de Diversidade
Programa de Educação Tutorial Conexões Indígena da UFAM
CIÊNCIAS HUMANAS
Souza, Adenildo Vieira de
O Programa de Educação Tutorial e as políticas de ações afirmativas no Ensino Superior: um olhar sobre o PET Indígena da UFAM
topic_facet PET Conexões Indígena
Ações afirmativas
Políticas de Diversidade
Programa de Educação Tutorial Conexões Indígena da UFAM
CIÊNCIAS HUMANAS
description Esta pesquisa teve como temática o Programa de Educação Tutorial Conexões Indígena da UFAM, apontando sua práxis pedagógica, objetivando compreender o desenvolvimento das ações do Programa de Educação Tutorial Conexões Indígena da Universidade Federal do Amazonas enquanto política de ação afirmativa. O processo de formação dos PET´s é marcado por conflitos, sua raiz constitutiva se configurava numa concepção de meritocracia, e mais tarde ao ter a junção do Conexões de Saberes que tinha outra concepção filosófica acaba se configurando num programa que também se volta às questões de diversidade cultural. Tal junção desencadeia discussões de cunho formativo no contexto da universidade, colocando em jogo a função do PET, a partir dos seus pressupostos filosóficos. O pressuposto teórico está fundamentado no pensamento complexo de Edgar Morin, com a abordagem de procedimento voltada para as pesquisas bibliográfica e documental. No decorrer das seções pudemos compreender o conhecimento e seus desdobramentos nas IES bem como as discussões que envolvem as políticas de diversidade, principalmente àquelas relacionadas as políticas de ação afirmativa. O PET Conexões Indígena da UFAM perpassa pela política de diversidade, pois sua instituição promotora tem adotado e discutido essas políticas no seu contexto. Contudo, o PET Conexões Indígena, mesmo dentro de um contexto de política de diversidade, quando analisado pelo viés da tríade acadêmica apresenta uma lacuna quanto a produção e efetivação de um dos componentes da tríade que é a pesquisa. Mas, as ações de extensão se direcionam numa proposição do contexto das atividades extensionistas e numa conjuntura de ações afirmativas. Apontamos que as atividades de ensino vivenciadas no programa proporcionam autonomia e uma relação dialógica constituídas através dos eventos. Nesse sentido, o trabalho sugere que o elemento da tríade, a pesquisa, seja relacionada às atividades de extensão e ensino viabilizando propostas didático-pedagógicas como a pesquisa-ação e com isso possibilitar novas ações para um fazer pedagógico sistêmico.
author_additional Barros, João Luiz da Costa
author_additionalStr Barros, João Luiz da Costa
format Dissertação
author Souza, Adenildo Vieira de
author2 http://buscatextual.cnpq.br/buscatextual/busca.do
author2Str http://buscatextual.cnpq.br/buscatextual/busca.do
title O Programa de Educação Tutorial e as políticas de ações afirmativas no Ensino Superior: um olhar sobre o PET Indígena da UFAM
title_short O Programa de Educação Tutorial e as políticas de ações afirmativas no Ensino Superior: um olhar sobre o PET Indígena da UFAM
title_full O Programa de Educação Tutorial e as políticas de ações afirmativas no Ensino Superior: um olhar sobre o PET Indígena da UFAM
title_fullStr O Programa de Educação Tutorial e as políticas de ações afirmativas no Ensino Superior: um olhar sobre o PET Indígena da UFAM
title_full_unstemmed O Programa de Educação Tutorial e as políticas de ações afirmativas no Ensino Superior: um olhar sobre o PET Indígena da UFAM
title_sort o programa de educação tutorial e as políticas de ações afirmativas no ensino superior: um olhar sobre o pet indígena da ufam
publisher Universidade Federal do Amazonas
publishDate 2018
url https://tede.ufam.edu.br/handle/tede/6583
_version_ 1831969654820569088
score 11.753735