Dissertação

A incorporação do robô humanoide NAO, no processo de ensino e aprendizagem de matemática para crianças com necessidades especiais: um recurso tecnológico

Ao longo dos tempos a tecnologia teve avanço significante com programas computacionais, computadores, internet e outros. Desencadeando mudanças no estilo de vida de cada indivíduo. Neste contexto, são evidentes máquinas mais fantásticas, tais como os robôs, que outrora eram tecnologias usadas soment...

ver descrição completa

Autor principal: Silva, Edino Ramos da
Outros Autores: http://lattes.cnpq.br/5021602368014033
Grau: Dissertação
Idioma: por
Publicado em: Universidade Federal do Amazonas 2018
Assuntos:
Acesso em linha: https://tede.ufam.edu.br/handle/tede/6613
id oai:https:--tede.ufam.edu.br-handle-:tede-6613
recordtype dspace
spelling oai:https:--tede.ufam.edu.br-handle-:tede-66132021-10-27T05:03:51Z A incorporação do robô humanoide NAO, no processo de ensino e aprendizagem de matemática para crianças com necessidades especiais: um recurso tecnológico Silva, Edino Ramos da Faria, Marlene Araújo de http://lattes.cnpq.br/5021602368014033 http://lattes.cnpq.br/1906265701265000 Robô NAO Educação especial - Ensino-aprendizagem ENGENHARIAS: ENGENHARIA DE PRODUÇÃO Ao longo dos tempos a tecnologia teve avanço significante com programas computacionais, computadores, internet e outros. Desencadeando mudanças no estilo de vida de cada indivíduo. Neste contexto, são evidentes máquinas mais fantásticas, tais como os robôs, que outrora eram tecnologias usadas somente nas indústrias com finalidade em aumentar a produção e precisão aperfeiçoando a qualidade. Com o passar dos tempos, os robôs adquirem um papel bem diferente e muito importante na educação. Neste trabalho, nós inserimos como ferramenta de apoio para o ensino da matemática, uma das mais avançadas tecnologias na educação: o robô humanoide NAO, o qual pode ser programado e direcionado ao ensino de crianças, jovens e adultos, o mesmo constitui uma inovação para inclusão dos alunos especiais da escola Professora Regina Vitória Pires Muniz. Foi observado que com a presença do robô os alunos passaram a ser mais assíduos e participativos. Over time with technology has made significant progress with computer programs,internet computers and others.Unleashing changes in the lifestyle of each individual.In this context, more fantastic machines are evident,such as robots, which were once technologies used only in industries with a purpose to increase production and accuracy by improving quality. Over time, robots take on a very different and important role in education.In this work, we insert as a support tool for the teaching of mathematics,one of the most advanced technologies in education:the humanoid robot NAO, which can be programmed and directed to the teaching of children,youth and adults, it is an innovation for inclusion of the special students of the school Professor Regina Vitória Pires Muniz. It was observed that with the presence of the robot the students became more assiduous and participative. 2018-09-18T13:17:06Z 2017-12-20 Dissertação SILVA, Edino Ramos da. A incorporação do robô humanoide NAO, no processo de ensino e aprendizagem de matemática para crianças com necessidades especiais: um recurso tecnológico. 2017. 41 f. Dissertação (Mestrado em Engenharia de Produção) - Universidade Federal do Amazonas, Manaus, 2017. https://tede.ufam.edu.br/handle/tede/6613 por Acesso Aberto http://creativecommons.org/licenses/by-nc-nd/4.0/ application/pdf Universidade Federal do Amazonas Faculdade de Tecnologia Brasil UFAM Programa de Pós-graduação em Engenharia de Produção
institution TEDE - Universidade Federal do Amazonas
collection TEDE-UFAM
language por
topic Robô NAO
Educação especial - Ensino-aprendizagem
ENGENHARIAS: ENGENHARIA DE PRODUÇÃO
spellingShingle Robô NAO
Educação especial - Ensino-aprendizagem
ENGENHARIAS: ENGENHARIA DE PRODUÇÃO
Silva, Edino Ramos da
A incorporação do robô humanoide NAO, no processo de ensino e aprendizagem de matemática para crianças com necessidades especiais: um recurso tecnológico
topic_facet Robô NAO
Educação especial - Ensino-aprendizagem
ENGENHARIAS: ENGENHARIA DE PRODUÇÃO
description Ao longo dos tempos a tecnologia teve avanço significante com programas computacionais, computadores, internet e outros. Desencadeando mudanças no estilo de vida de cada indivíduo. Neste contexto, são evidentes máquinas mais fantásticas, tais como os robôs, que outrora eram tecnologias usadas somente nas indústrias com finalidade em aumentar a produção e precisão aperfeiçoando a qualidade. Com o passar dos tempos, os robôs adquirem um papel bem diferente e muito importante na educação. Neste trabalho, nós inserimos como ferramenta de apoio para o ensino da matemática, uma das mais avançadas tecnologias na educação: o robô humanoide NAO, o qual pode ser programado e direcionado ao ensino de crianças, jovens e adultos, o mesmo constitui uma inovação para inclusão dos alunos especiais da escola Professora Regina Vitória Pires Muniz. Foi observado que com a presença do robô os alunos passaram a ser mais assíduos e participativos.
author_additional Faria, Marlene Araújo de
author_additionalStr Faria, Marlene Araújo de
format Dissertação
author Silva, Edino Ramos da
author2 http://lattes.cnpq.br/5021602368014033
author2Str http://lattes.cnpq.br/5021602368014033
title A incorporação do robô humanoide NAO, no processo de ensino e aprendizagem de matemática para crianças com necessidades especiais: um recurso tecnológico
title_short A incorporação do robô humanoide NAO, no processo de ensino e aprendizagem de matemática para crianças com necessidades especiais: um recurso tecnológico
title_full A incorporação do robô humanoide NAO, no processo de ensino e aprendizagem de matemática para crianças com necessidades especiais: um recurso tecnológico
title_fullStr A incorporação do robô humanoide NAO, no processo de ensino e aprendizagem de matemática para crianças com necessidades especiais: um recurso tecnológico
title_full_unstemmed A incorporação do robô humanoide NAO, no processo de ensino e aprendizagem de matemática para crianças com necessidades especiais: um recurso tecnológico
title_sort incorporação do robô humanoide nao, no processo de ensino e aprendizagem de matemática para crianças com necessidades especiais: um recurso tecnológico
publisher Universidade Federal do Amazonas
publishDate 2018
url https://tede.ufam.edu.br/handle/tede/6613
_version_ 1831969659776139264
score 11.753735