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Dissertação
Criança-natureza: aspectos cognitivos e afetivos da criança na relação com a natureza
Este estudo teve como objetivo compreender a relação da criança com a natureza a partir de aspectos cognitivos e afetivos de 75 meninos e meninas de 7 a 11 anos de idade, residentes na cidade de Boa Vista-RR. A relação com a natureza é também nomeada como conexão com a natureza, sendo compreendida c...
Autor principal: | Brito, Sigrid Gabriela Duarte |
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Outros Autores: | http://lattes.cnpq.br/6160489021204261 |
Grau: | Dissertação |
Idioma: | por |
Publicado em: |
Universidade Federal do Amazonas
2018
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Assuntos: | |
Acesso em linha: |
https://tede.ufam.edu.br/handle/tede/6648 |
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oai:https:--tede.ufam.edu.br-handle-:tede-66482018-10-03T05:03:44Z Criança-natureza: aspectos cognitivos e afetivos da criança na relação com a natureza Brito, Sigrid Gabriela Duarte Higuchi, Maria Inês Gasparetto http://lattes.cnpq.br/6160489021204261 http://lattes.cnpq.br/8607852207828061 Oliveira, Adriana Rosmaninho Caldeira de Rosa, Daniele da Costa Cunha Borges Relação Criança-Natureza Desenvolvimento infantil Psicologia ambiental CIÊNCIAS HUMANAS: PSICOLOGIA Este estudo teve como objetivo compreender a relação da criança com a natureza a partir de aspectos cognitivos e afetivos de 75 meninos e meninas de 7 a 11 anos de idade, residentes na cidade de Boa Vista-RR. A relação com a natureza é também nomeada como conexão com a natureza, sendo compreendida como um sentimento individual que envolve emoção, cognição e sensação de pertencimento. A pesquisa de caráter qualitativo teve como base o método clínico piagetiano, a partir da técnica do desenho seguida de uma entrevista individual. Os dados decorrentes da entrevista foram submetidos à análise de conteúdo. Os resultados mostraram que a natureza é compreendida pela criança como um lugar bonito e divertido, porém longe do seu próprio habitat, o que revela um distanciamento afetivo entre a criança e o mundo natural. As crianças demonstram afeto e atitudes de cuidado em relação à natureza, embora não se evidencie um aprofundamento nessa relação, cujos cuidados estejam atrelados a pequenas ações como jogar o lixo, não poluir e não desmatar. Concluiu-se que é preciso desenvolver ações educativas em todos os contextos (familiares, sociais e culturais) para reconectar a criança à natureza, a fim de aumentarmos a probabilidade de ações pró-ambientais no futuro e proporcionar melhor bem-estar físico e mental à criança. This study aimed to understand the relationship between the child and nature from cognitive and affective aspects in 75 boys and girls from 7 to 11 years of age and that live in the city of Boa Vista-RR. The relation to nature is also named as connection with nature which is understood as an individual feeling, which involves emotion, cognition and sense of belonging. The qualitative research was based on the Piagetian clinical method, based on the drawing technique followed by an individual interview. Data from the interview were submitted to content analysis. The results showed that nature is understood by the child as a beautiful and fun place, but far from its own habitat, which reveals an affective distance between the child and the natural world. Children show affection and positive attitudes towards nature, although there is no evidence of a deepening in this relationship and care is tied to small actions such as throwing away garbage, not polluting and not deforesting. It was concluded that it is necessary to develop educational actions in all contexts, family, social and cultural to reconnect the child to nature in order to increase the probability of pro-environmental actions in the future and provide better physical and mental well-being to the child. 2018-10-02T15:20:32Z 2018-06-29 Dissertação BRITO, Sigrid Gabriela Duarte. Criança-natureza: aspectos cognitivos e afetivos da criança na relação com a natureza. 2018. 85 f. Dissertação (Mestrado em Psicologia) - Universidade Federal do Amazonas, Manaus, 2018. https://tede.ufam.edu.br/handle/tede/6648 por Acesso Aberto http://creativecommons.org/licenses/by-nc-nd/4.0/ application/pdf Universidade Federal do Amazonas Faculdade de Psicologia Brasil UFAM Programa de Pós-graduação em Psicologia |
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TEDE - Universidade Federal do Amazonas |
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Este estudo teve como objetivo compreender a relação da criança com a natureza a partir de aspectos cognitivos e afetivos de 75 meninos e meninas de 7 a 11 anos de idade, residentes na cidade de Boa Vista-RR. A relação com a natureza é também nomeada como conexão com a natureza, sendo compreendida como um sentimento individual que envolve emoção, cognição e sensação de pertencimento. A pesquisa de caráter qualitativo teve como base o método clínico piagetiano, a partir da técnica do desenho seguida de uma entrevista individual. Os dados decorrentes da entrevista foram submetidos à análise de conteúdo. Os resultados mostraram que a natureza é compreendida pela criança como um lugar bonito e divertido, porém longe do seu próprio habitat, o que revela um distanciamento afetivo entre a criança e o mundo natural. As crianças demonstram afeto e atitudes de cuidado em relação à natureza, embora não se evidencie um aprofundamento nessa relação, cujos cuidados estejam atrelados a pequenas ações como jogar o lixo, não poluir e não desmatar. Concluiu-se que é preciso desenvolver ações educativas em todos os contextos (familiares, sociais e culturais) para reconectar a criança à natureza, a fim de aumentarmos a probabilidade de ações pró-ambientais no futuro e proporcionar melhor bem-estar físico e mental à criança. |
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