Tese

A Docência no estágio supervisionado II do Curso de Pedagogia da Faculdade de Educação da Universidade Federal do Amazonas: contribuições para a formação de professores dos anos iniciais do Ensino Fundamental

A Tese desenvolvida sobre o tema “A Docência no Estágio Supervisionado II do Curso de Pedagogia da Faculdade e Educação da Universidade Federal do Amazonas: contribuições para a formação de professores dos anos iniciais do Ensino Fundamental” é resultado dos estudos e pesquisa realizados junto ao Pr...

ver descrição completa

Autor principal: Nicácio, Elenir da Conceição Lima
Outros Autores: http://lattes.cnpq.br/2638026043975373
Grau: Tese
Idioma: por
Publicado em: Universidade Federal do Amazonas 2018
Assuntos:
Acesso em linha: https://tede.ufam.edu.br/handle/tede/6657
id oai:https:--tede.ufam.edu.br-handle-:tede-6657
recordtype dspace
spelling oai:https:--tede.ufam.edu.br-handle-:tede-66572021-03-11T05:03:34Z A Docência no estágio supervisionado II do Curso de Pedagogia da Faculdade de Educação da Universidade Federal do Amazonas: contribuições para a formação de professores dos anos iniciais do Ensino Fundamental Nicácio, Elenir da Conceição Lima Brito, Rosa Mendonça de http://lattes.cnpq.br/2638026043975373 http://lattes.cnpq.br/7467942519181644 Guimarães, Oziris Alves Thomé, Zeina Rebouças Pinheiro, Maria das Graças Docência Estágio Curricular Supervisionado Formação de Professor Curso de Pedagogia CIÊNCIAS HUMANAS: EDUCAÇÃO A Tese desenvolvida sobre o tema “A Docência no Estágio Supervisionado II do Curso de Pedagogia da Faculdade e Educação da Universidade Federal do Amazonas: contribuições para a formação de professores dos anos iniciais do Ensino Fundamental” é resultado dos estudos e pesquisa realizados junto ao Programa de Pós-Graduação em Educação da Faculdade de Educação da Universidade do Amazonas e teve por objetivo apreender e compreender em profundidade as contribuições do Estágio Supervisionado II para a formação de professores, em especial a sua contribuição para o domínio da docência no processo de ensino para os Anos Iniciais do Ensino Fundamental no Curso de Pedagogia da Faculdade de Educação da Universidade Federal do Amazonas-FACED/UFAM. A sua realização, através de um estudo de caso, envolveu pesquisa teórica, documental e empírica, esta realizada através de entrevistas envolvendo cinco grupos de partícipes do referido processo de estágio: coordenação, professores orientadores, supervisores, estagiários e egressos. Os dados analisados qualitativamente a partir das categorias: organização, desenvolvimento e resultado comprovou a tese de que: “O estágio curricular Supervisionado II, ao final do curso de Licenciatura de Pedagogia, não preparava, ou seja, não qualificava, em 2016, o aluno para a docência nos anos iniciais do Ensino Fundamental”. The developed work on "Teaching in Supervised Internship II of the Pedagogy Course of the Education College of the Federal University of Amazonas: contributions to the teachers training in the initial years of elementary education" is the result of studies and research carried out with the Program of the Post Graduation in Education from the University of Amazonas. This work had as its main objective, learn and understand in depth the contributions of the Supervised Internship II for the teachers training, specially their contribution to the teaching domain in the teaching process for the Initial Years of Elementary Education from the Pedagogy Course of the Education College of the Federal University of Amazonas - FACED / UFAM. Its accomplishment, through a case study, involved theoretical, documentary and empirical research. This research was realized through interviews involving five groups of participants, of the referred Supervised Internship: coordination, teachers, supervisors, trainees and graduates. The qualitative analyzed data from the categories: organization, development and result provided this work that: "The Supervised Internship II course, at the end of the Pedagogy Degree course, did not prepare students, which meant, did not qualify, in 2016, the student for teaching in the Initial years of Elementary School ". Período de Embargo: 27/12/2018 - 10/03/2021 2018-10-08T17:47:49Z 2018-09-03 Tese NICÁRIO, Elenir da Conceição Lima. A Docência no estágio supervisionado II do Curso de Pedagogia da Faculdade de Educação da Universidade Federal do Amazonas: contribuições para a formação de professores dos anos iniciais no Ensino Fundamental. 2018. 194 f. Tese (Doutorado em Educação) - Universidade Federal do Amazonas, Manaus, 2018. https://tede.ufam.edu.br/handle/tede/6657 por Acesso Aberto http://creativecommons.org/licenses/by-nc-nd/4.0/ image/jpeg application/pdf Universidade Federal do Amazonas Faculdade de Educação Brasil UFAM Programa de Pós-graduação em Educação
institution TEDE - Universidade Federal do Amazonas
collection TEDE-UFAM
language por
topic Docência
Estágio Curricular Supervisionado
Formação de Professor
Curso de Pedagogia
CIÊNCIAS HUMANAS: EDUCAÇÃO
spellingShingle Docência
Estágio Curricular Supervisionado
Formação de Professor
Curso de Pedagogia
CIÊNCIAS HUMANAS: EDUCAÇÃO
Nicácio, Elenir da Conceição Lima
A Docência no estágio supervisionado II do Curso de Pedagogia da Faculdade de Educação da Universidade Federal do Amazonas: contribuições para a formação de professores dos anos iniciais do Ensino Fundamental
topic_facet Docência
Estágio Curricular Supervisionado
Formação de Professor
Curso de Pedagogia
CIÊNCIAS HUMANAS: EDUCAÇÃO
description A Tese desenvolvida sobre o tema “A Docência no Estágio Supervisionado II do Curso de Pedagogia da Faculdade e Educação da Universidade Federal do Amazonas: contribuições para a formação de professores dos anos iniciais do Ensino Fundamental” é resultado dos estudos e pesquisa realizados junto ao Programa de Pós-Graduação em Educação da Faculdade de Educação da Universidade do Amazonas e teve por objetivo apreender e compreender em profundidade as contribuições do Estágio Supervisionado II para a formação de professores, em especial a sua contribuição para o domínio da docência no processo de ensino para os Anos Iniciais do Ensino Fundamental no Curso de Pedagogia da Faculdade de Educação da Universidade Federal do Amazonas-FACED/UFAM. A sua realização, através de um estudo de caso, envolveu pesquisa teórica, documental e empírica, esta realizada através de entrevistas envolvendo cinco grupos de partícipes do referido processo de estágio: coordenação, professores orientadores, supervisores, estagiários e egressos. Os dados analisados qualitativamente a partir das categorias: organização, desenvolvimento e resultado comprovou a tese de que: “O estágio curricular Supervisionado II, ao final do curso de Licenciatura de Pedagogia, não preparava, ou seja, não qualificava, em 2016, o aluno para a docência nos anos iniciais do Ensino Fundamental”.
author_additional Brito, Rosa Mendonça de
author_additionalStr Brito, Rosa Mendonça de
format Tese
author Nicácio, Elenir da Conceição Lima
author2 http://lattes.cnpq.br/2638026043975373
author2Str http://lattes.cnpq.br/2638026043975373
title A Docência no estágio supervisionado II do Curso de Pedagogia da Faculdade de Educação da Universidade Federal do Amazonas: contribuições para a formação de professores dos anos iniciais do Ensino Fundamental
title_short A Docência no estágio supervisionado II do Curso de Pedagogia da Faculdade de Educação da Universidade Federal do Amazonas: contribuições para a formação de professores dos anos iniciais do Ensino Fundamental
title_full A Docência no estágio supervisionado II do Curso de Pedagogia da Faculdade de Educação da Universidade Federal do Amazonas: contribuições para a formação de professores dos anos iniciais do Ensino Fundamental
title_fullStr A Docência no estágio supervisionado II do Curso de Pedagogia da Faculdade de Educação da Universidade Federal do Amazonas: contribuições para a formação de professores dos anos iniciais do Ensino Fundamental
title_full_unstemmed A Docência no estágio supervisionado II do Curso de Pedagogia da Faculdade de Educação da Universidade Federal do Amazonas: contribuições para a formação de professores dos anos iniciais do Ensino Fundamental
title_sort docência no estágio supervisionado ii do curso de pedagogia da faculdade de educação da universidade federal do amazonas: contribuições para a formação de professores dos anos iniciais do ensino fundamental
publisher Universidade Federal do Amazonas
publishDate 2018
url https://tede.ufam.edu.br/handle/tede/6657
_version_ 1831969667125608448
score 11.753735