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Dissertação
Compósitos com biochar e carvão vegetal para camadas de pavimentos asfálticos
O biochar é um carvão vegetal oriundo da carbonização de biomassa sob baixa atmosfera de oxigênio. Sua origem deve-se ao estudo desenvolvido na chamada “terra preta de índio”, a qual melhora consideravelmente as propriedades agrícolas de um solo. No trabalho em pauta analisa-se a influência do bioch...
Autor principal: | Torres, Alemar Pereira |
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Outros Autores: | http://buscatextual.cnpq.br/buscatextual/visualizacv.do?id=K4210630Z8 |
Grau: | Dissertação |
Idioma: | por |
Publicado em: |
Universidade Federal do Amazonas
2018
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Assuntos: | |
Acesso em linha: |
https://tede.ufam.edu.br/handle/tede/6667 |
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oai:https:--tede.ufam.edu.br-handle-:tede-66672019-12-06T18:56:43Z Compósitos com biochar e carvão vegetal para camadas de pavimentos asfálticos Composites with biochar and vegetable charcoal for asphalt pavement layers Torres, Alemar Pereira Frota, Consuelo Alves da http://buscatextual.cnpq.br/buscatextual/visualizacv.do?id=K4210630Z8 http://buscatextual.cnpq.br/buscatextual/visualizacv.do?id=K4783886E6 Four point bending, complex module, phase angle, biochar, charcoal, asphalt concrete, soil. ENGENHARIAS: ENGENHARIA DE MATERIAIS E METALÚRGICA O biochar é um carvão vegetal oriundo da carbonização de biomassa sob baixa atmosfera de oxigênio. Sua origem deve-se ao estudo desenvolvido na chamada “terra preta de índio”, a qual melhora consideravelmente as propriedades agrícolas de um solo. No trabalho em pauta analisa-se a influência do biochar como partícipe de compósitos com solo e misturas asfálticas, por meio do ensaio de flexão a quatro pontos. Também se comparam tais resultados relativos as respostas das formulações com a presença do carvão vegetal nativo da região amazônica. Para tal moldaram-se os corpos de prova de formato prismático do solo argiloso natural (SN), solo-carvão vegetal (SCV), solo-biochar (SBC), concreto asfáltico (CA), concreto asfáltico-carvão vegetal (CACV) e concreto asfáltico-biochar (CABC). Os resultados registraram que o biocarvão, participante em compósitos com o solo argiloso, melhorou as propriedades de rigidez, com a finalidade de seu emprego em base e sub-base de pavimentos, culminando em maiores valores para módulo complexo respeitante as misturas com o carvão vegetal. Alusivo aos compósitos asfálticos com biochar e carvão vegetal, verificou-se para ambos valores de rigidez inferior ao concreto asfáltico padrão, considerando temperatura média de 25oC. No entanto, para a temperatura de 40oC, representativa da superfície dos pavimentos da cidade de Manaus, tais formulações se mostraram mais vantajosos frente ao concreto referência, concebendo uma alternativa para a consecução de sistemas viários com melhor desempenho na região Amazônica. Biochar is a charcoal derived from the carbonization of biomass under a low oxygen atmosphere. Its origin is due to the study developed in the so-called "Indian black earth", which considerably improves the agricultural properties of a soil. In the work under study the influence of biochar as a participant of composites with soil and asphalt mixtures is analyzed by means of the four point bending test. We also compare these results regarding the responses of the formulations with the presence of native charcoal from the Amazon region. For this, prismatic formations of natural clay soil (SN), soil-charcoal (SCV), soil-biochar (SBC), asphalt concrete (CA), asphalt-charcoal concrete (CACV) and concrete asphalt-biochar (CABC). The results showed that the biomass, which participates in composites with the clay soil, improved the stiffness properties, with the purpose of its use in base and sub-base of pavements, culminating in higher values for complex module regarding the mixtures with charcoal . Allus asphaltic composites with biochar and charcoal were verified for both values of stiffness inferior to the standard asphalt concrete, considering average temperature of 25oC. However, for the 40oC temperature, representative of the surface of the pavements of the city of Manaus, these formulations proved to be more advantageous in comparison to the concrete reference, conceiving an alternative for the achievement of road systems with better performance in the Amazon region. CAPES - Coordenação de Aperfeiçoamento de Pessoal de Nível Superior 2018-10-09T17:28:48Z 2018-06-18 Dissertação TORRES, Alemar Pereira. Compósitos com biochar e carvão vegetal para camadas de pavimentos asfálticos. 2018. 69 f. Dissertação (Mestrado em Ciência e Engenharia de Materiais) - Universidade Federal do Amazonas, Manaus, 2018. https://tede.ufam.edu.br/handle/tede/6667 por Acesso Aberto http://creativecommons.org/licenses/by-nc-nd/4.0/ application/pdf Universidade Federal do Amazonas Faculdade de Tecnologia Brasil UFAM Programa de Pós-graduação em Ciência e Engenharia de Materiais |
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TEDE - Universidade Federal do Amazonas |
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O biochar é um carvão vegetal oriundo da carbonização de biomassa sob baixa atmosfera de oxigênio. Sua origem deve-se ao estudo desenvolvido na chamada “terra preta de índio”, a qual melhora consideravelmente as propriedades agrícolas de um solo. No trabalho em pauta analisa-se a influência do biochar como partícipe de compósitos com solo e misturas asfálticas, por meio do ensaio de flexão a quatro pontos. Também se comparam tais resultados relativos as respostas das formulações com a presença do carvão vegetal nativo da região amazônica. Para tal moldaram-se os corpos de prova de formato prismático do solo argiloso natural (SN), solo-carvão vegetal (SCV), solo-biochar (SBC), concreto asfáltico (CA), concreto asfáltico-carvão vegetal (CACV) e concreto asfáltico-biochar (CABC). Os resultados registraram que o biocarvão, participante em compósitos com o solo argiloso, melhorou as propriedades de rigidez, com a finalidade de seu emprego em base e sub-base de pavimentos, culminando em maiores valores para módulo complexo respeitante as misturas com o carvão vegetal. Alusivo aos compósitos asfálticos com biochar e carvão vegetal, verificou-se para ambos valores de rigidez inferior ao concreto asfáltico padrão, considerando temperatura média de 25oC. No entanto, para a temperatura de 40oC, representativa da superfície dos pavimentos da cidade de Manaus, tais formulações se mostraram mais vantajosos frente ao concreto referência, concebendo uma alternativa para a consecução de sistemas viários com melhor desempenho na região Amazônica. |
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