Dissertação

Avaliação do desempenho de pavimentos flexíveis restaurados com revestimento asfáltico para região de Urucu (Coari-AM)

O trabalho em pauta apresenta uma metodologia de avaliação de desempenho funcional e estrutural de um trecho da Estrada Tronco Principal (ETP), buscando manter e até mesmo prolongar a vida do pavimento. O trecho da ETP, foi dividido em sete subtrechos, para melhor avaliação e controle da coleta de d...

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Autor principal: Carvalho, Carlos Fábio Cortezão
Outros Autores: http://lattes.cnpq.br/8301373457175167
Grau: Dissertação
Idioma: por
Publicado em: Universidade Federal do Amazonas 2019
Assuntos:
Acesso em linha: https://tede.ufam.edu.br/handle/tede/7340
Resumo:
O trabalho em pauta apresenta uma metodologia de avaliação de desempenho funcional e estrutural de um trecho da Estrada Tronco Principal (ETP), buscando manter e até mesmo prolongar a vida do pavimento. O trecho da ETP, foi dividido em sete subtrechos, para melhor avaliação e controle da coleta de dados de campo. O desempenho de um pavimento é função de sua capacidade para atender ao tráfego durante um período de tempo, os desempenhos funcionais e estruturais do pavimento podem ser geralmente definidos como a mudança na sua condição ou função em relação à idade. O desempenho funcional é a disposição do pavimento de atender sua principal função, que é a de fornecer uma superfície com serventia adequada. O desempenho estrutural é a condição de um pavimento em manter sua integridade estrutural, sem apresentar falhas significativas, pois os efeitos das cargas de tráfego atuantes no pavimento, geram deformações plásticas e elásticas. A avaliação funcional baseou-se em levantamentos normatizados e bastante difundidos no país. A base fundamental do levantamento para analisar a superfície do pavimento, foi a caracterização do tipo e frequência das ocorrências de patologias, associado ao levantamento continuo das condições do estado do revestimento asfáltico, e medição da macrotextura da superfície. Fundamentando-se nesses dados foram determinados os índices avaliativos (IGI, IGG, ICPF, IGGE, IES e Hs). Para a avaliação estrutural, existe no mercado diversos equipamentos (FWD), para o estudo em questão, foi baseado em levantamento de dados de campo, realizando ensaio não destrutivo, por meio da determinação dos valores dos deslocamentos verticais (levantamento deflectométrico) ocorridos na superfície de um pavimento quando submetido a um carregamento e medido com auxílio de uma viga Benkelman. Os dados resultantes, deflexão máximo recuperável (D0), raio de curvatura (R), bacia deflectométrica, foram analisados e relacionados entre si, buscando parâmetros que indicassem a condição estrutural dos subtrechos estudos. Ao fim desses levantamentos, os índices e valores encontrados foram compilados, buscando subsidiar a tomada de decisão para melhorar o plano de controle e manutenção, que resultarão em indicações mais precisas e consequentemente um direcionamento melhor dos recursos para futuras intervenções e até mesmo executar a restauração da estrada.