Tese

Formação de Docentes Indígenas : Interculturalidade e prática docente Mura

A pesquisa tematiza a formação de docentes indígenas, sob a ótica da experiência do Curso de Licenciatura Formação de Professores Indígenas da Universidade Federal do Amazonas – UFAM. O Projeto Pedagógico do referido curso emerge a partir de um processo de discussão, elaboração, implantação e diálog...

ver descrição completa

Autor principal: Santos, Elciclei Faria dos
Outros Autores: http://lattes.cnpq.br/5608950272165284
Grau: Tese
Idioma: por
Publicado em: Universidade Federal do Amazonas 2018
Assuntos:
Acesso em linha: https://tede.ufam.edu.br/handle/tede/6741
id oai:https:--tede.ufam.edu.br-handle-:tede-6741
recordtype dspace
spelling oai:https:--tede.ufam.edu.br-handle-:tede-67412019-11-14T18:17:22Z Formação de Docentes Indígenas : Interculturalidade e prática docente Mura Santos, Elciclei Faria dos Weigel, Valéria Augusta Cerqueira de Medeiros http://lattes.cnpq.br/5608950272165284 http://lattes.cnpq.br/6273580825792084 Nascimento, Rita Gomes do http://lattes.cnpq.br/1608776186937258 Luciano, Gersem José dos Santos http://lattes.cnpq.br/1021166118431706 Silva, Rosa Helena Dias da http://lattes.cnpq.br/5738798217460045 Povo Mura Formação docente indígena Licenciatura Intercultural Prática pedagógica intercultural Mura people Indigenous teachers graduation Intercultural Licentiateship Intercultural pedagogical practice CIÊNCIAS HUMANAS: EDUCAÇÃO A pesquisa tematiza a formação de docentes indígenas, sob a ótica da experiência do Curso de Licenciatura Formação de Professores Indígenas da Universidade Federal do Amazonas – UFAM. O Projeto Pedagógico do referido curso emerge a partir de um processo de discussão, elaboração, implantação e diálogo compartilhado entre docentes da UFAM e da Organização de Professores Indígenas Mura – OPIM. A escolha do tema foi instigada a partir da experiência como pesquisadora e formadora em cursos junto a docentes indígenas, em especial junto aos docentes mura, com os quais desenvolvemos diversas pesquisas. A problemática da tese buscou investigar a existência de uma correlação entre a dimensão intercultural da formação e a dimensão intercultural da prática pedagógica de docentes indígenas na escola. Para responder a problemática levantada pela tese, fizemos as seguintes indagações: qual a concepção de interculturalidade presente no Projeto Pedagógico do Curso de Licenciatura Formação de Professores Indígenas? - Quais disciplinas, ementas e atividades apontam para a promoção da interculturalidade na turma Mura? - Que atividades repercutem a dimensão intercultural na prática docente mura? A investigação foi realizada a partir de: análise documental, observação da prática pedagógica em duas escolas indígenas mura e entrevistas semiestruturadas com docentes mura, bem como docentes da UFAM que atuaram no curso, turma Mura. Pela singularidade dos sujeitos sociais envolvidos, este estudo utilizou a metodologia qualitativa de pesquisa, orientada pelo método da abordagem hermenêutica-dialética (MINAYO, 2006). O resultado da investigação defende a tese de que existe uma correlação entre a dimensão intercultural da formação docente e a dimensão intercultural da prática pedagógica de docentes indígenas na escola. Tal prática se caracteriza como intercultural pela forma como os/as docentes mura articulam os conhecimentos da cultura mura aos conhecimentos de outras sociedades; contextualizam os conhecimentos partindo do local para o universal; utilizam conhecimentos das diversas áreas do conhecimento situando sua prática na perspectiva interdisciplinar e intercultural na busca do bem viver. This research has as its theme the graduation process of Mura indigenous teachers under the light of the Indigenous Teachers Graduation Course of the Federal University of Amazonas - UFAM. The pedagogical process of such a course emerges from a series of dialog, creation, implementation processes between UFAM Professors and Mura Indigenous Teachers Organization – OPIM. The choice of such theme took inspiration in this educator and researcher’s experience in a variety of courses taken with other indigenous teachers, specially those of the Mura ethnical group with whom several researches have been developed. The object of this thesis aimed to investigate the existence of a correlation between the intercultural magnitude of Teachers graduation process and this of these indigenous teachers’ pedagogical practice at their schools. In order to respond to the questioning made in this thesis, these other questions were made: how does the Indigenous Teachers Graduation Course conceive the interculturality? What disciplines, subjects and activities lead to interculturality in a Mura class? What activities reverberate the intercultural magnitude in the Mura teaching practice? The investigation was conducted from: documental analysis, observation of the teaching practice in two Mura schools and semiformal interviews with Mura teachers and with those from UFAM who worked with the Mura class along the graduation course. Given the singularity of the social individuals involved, this study made use of the qualitative methodology of research, guided by the Hermeneutic-Dialectic Method (MINAYO, 2006). The result of the investigation defends that there exists a correlation between the intercultural scope of teachers graduation and the intercultural scope of the pedagogical practice of teachers at school. Such a practice is seen as intercultural due to the form as the Mura teachers articulate knowledge from their own culture with others from different societies; how they contextualize knowledge from a local sphere to a universal one; how they use such knowledge from several areas situating its practice in the interdisciplinary and intercultural perspectives in the pursuit of welfare. 2018-10-31T15:39:02Z 2018-08-27 Tese SANTOS, Elciclei Faria dos. Formação de Docentes Indígenas: Interculturalidade e prática docente Mura. 2018. 206 f. Tese (Doutorado em Educação) - Universidade Federal do Amazonas, Manaus, 2018. https://tede.ufam.edu.br/handle/tede/6741 por Acesso Aberto application/pdf Universidade Federal do Amazonas Faculdade de Educação Brasil UFAM Programa de Pós-graduação em Educação
institution TEDE - Universidade Federal do Amazonas
collection TEDE-UFAM
language por
topic Povo Mura
Formação docente indígena
Licenciatura Intercultural
Prática pedagógica intercultural
Mura people
Indigenous teachers graduation
Intercultural Licentiateship
Intercultural pedagogical practice
CIÊNCIAS HUMANAS: EDUCAÇÃO
spellingShingle Povo Mura
Formação docente indígena
Licenciatura Intercultural
Prática pedagógica intercultural
Mura people
Indigenous teachers graduation
Intercultural Licentiateship
Intercultural pedagogical practice
CIÊNCIAS HUMANAS: EDUCAÇÃO
Santos, Elciclei Faria dos
Formação de Docentes Indígenas : Interculturalidade e prática docente Mura
topic_facet Povo Mura
Formação docente indígena
Licenciatura Intercultural
Prática pedagógica intercultural
Mura people
Indigenous teachers graduation
Intercultural Licentiateship
Intercultural pedagogical practice
CIÊNCIAS HUMANAS: EDUCAÇÃO
description A pesquisa tematiza a formação de docentes indígenas, sob a ótica da experiência do Curso de Licenciatura Formação de Professores Indígenas da Universidade Federal do Amazonas – UFAM. O Projeto Pedagógico do referido curso emerge a partir de um processo de discussão, elaboração, implantação e diálogo compartilhado entre docentes da UFAM e da Organização de Professores Indígenas Mura – OPIM. A escolha do tema foi instigada a partir da experiência como pesquisadora e formadora em cursos junto a docentes indígenas, em especial junto aos docentes mura, com os quais desenvolvemos diversas pesquisas. A problemática da tese buscou investigar a existência de uma correlação entre a dimensão intercultural da formação e a dimensão intercultural da prática pedagógica de docentes indígenas na escola. Para responder a problemática levantada pela tese, fizemos as seguintes indagações: qual a concepção de interculturalidade presente no Projeto Pedagógico do Curso de Licenciatura Formação de Professores Indígenas? - Quais disciplinas, ementas e atividades apontam para a promoção da interculturalidade na turma Mura? - Que atividades repercutem a dimensão intercultural na prática docente mura? A investigação foi realizada a partir de: análise documental, observação da prática pedagógica em duas escolas indígenas mura e entrevistas semiestruturadas com docentes mura, bem como docentes da UFAM que atuaram no curso, turma Mura. Pela singularidade dos sujeitos sociais envolvidos, este estudo utilizou a metodologia qualitativa de pesquisa, orientada pelo método da abordagem hermenêutica-dialética (MINAYO, 2006). O resultado da investigação defende a tese de que existe uma correlação entre a dimensão intercultural da formação docente e a dimensão intercultural da prática pedagógica de docentes indígenas na escola. Tal prática se caracteriza como intercultural pela forma como os/as docentes mura articulam os conhecimentos da cultura mura aos conhecimentos de outras sociedades; contextualizam os conhecimentos partindo do local para o universal; utilizam conhecimentos das diversas áreas do conhecimento situando sua prática na perspectiva interdisciplinar e intercultural na busca do bem viver.
author_additional Weigel, Valéria Augusta Cerqueira de Medeiros
author_additionalStr Weigel, Valéria Augusta Cerqueira de Medeiros
format Tese
author Santos, Elciclei Faria dos
author2 http://lattes.cnpq.br/5608950272165284
author2Str http://lattes.cnpq.br/5608950272165284
title Formação de Docentes Indígenas : Interculturalidade e prática docente Mura
title_short Formação de Docentes Indígenas : Interculturalidade e prática docente Mura
title_full Formação de Docentes Indígenas : Interculturalidade e prática docente Mura
title_fullStr Formação de Docentes Indígenas : Interculturalidade e prática docente Mura
title_full_unstemmed Formação de Docentes Indígenas : Interculturalidade e prática docente Mura
title_sort formação de docentes indígenas : interculturalidade e prática docente mura
publisher Universidade Federal do Amazonas
publishDate 2018
url https://tede.ufam.edu.br/handle/tede/6741
_version_ 1831969682729467904
score 11.753896