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Dissertação
Learning to rank para busca em Comércio Eletrônico
Métodos que geram funções de ordenação de resultados baseadas em aprendizagem de máquina têm sido amplamente utilizados em sistemas de busca para a web, como as utilizadas em motores de busca como o Google e Bing. No entanto, esses recursos não têm sido muito empregados ou estudados em outros con...
Autor principal: | Fonseca, Roberto Cidade |
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Outros Autores: | http://buscatextual.cnpq.br/buscatextual/visualizacv.do?id=K4609906D9 |
Grau: | Dissertação |
Idioma: | por |
Publicado em: |
Universidade Federal do Amazonas
2018
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Assuntos: | |
Acesso em linha: |
https://tede.ufam.edu.br/handle/tede/6769 |
Resumo: |
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Métodos que geram funções de ordenação de resultados baseadas em aprendizagem de
máquina têm sido amplamente utilizados em sistemas de busca para a web, como as
utilizadas em motores de busca como o Google e Bing. No entanto, esses recursos não
têm sido muito empregados ou estudados em outros contextos. É o caso, por exemplo,
do comércio eletrônico, no qual, a interação de usuários com lojas virtuais produz
dados como: quando um usuário acessou a página de uma loja pela primeira vez, que
consultas realizou, quais produtos clicou, e o que comprou. Neste trabalho, propomos a
utilização de métodos de aprendizagem de máquina para aprender funções de ordenação
de resultados no contexto de comércio eletrônico. Estudamos formas alternativas de
estimar a relevância de um resultado para uma dada consulta e realizamos experimentos
utilizando dados extraídos de lojas de comércio eletrônico. Realizamos experimentos
tanto com ambientes que denominamos offline, onde uma base de dados é montada com
a abordagem tradicional de separa-la em treino, validação e teste, quanto em ambientes
que denominamos online, onde pusemos versões distintas dos sistemas para funcionar
em lojas com usuários em situações reais de compra. Apresentamos no estudo nossas
conclusões a respeito dos experimentos realizados. |