/img alt="Imagem da capa" class="recordcover" src="""/>
Dissertação
Re-ranking de busca visual de produtos usando informação multimodal
Com o rápido desenvolvimento da Internet, a popularização de dispositivos móveis e de sites de comércio eletrônico, procurar um produto específico a partir de uma imagem tem se tornado uma área de pesquisa promissora. Nesse contexto, técnicas de CBIR (Content-Based Image Retrieval) vêm sendo explora...
Autor principal: | Santos, Joyce Miranda dos |
---|---|
Outros Autores: | http://lattes.cnpq.br/7287974246740197 |
Grau: | Dissertação |
Idioma: | por |
Publicado em: |
Universidade Federal do Amazonas
2015
|
Assuntos: | |
Acesso em linha: |
http://tede.ufam.edu.br/handle/tede/2913 |
Resumo: |
---|
Com o rápido desenvolvimento da Internet, a popularização de dispositivos móveis e de sites de comércio eletrônico, procurar um produto específico a partir de uma imagem tem se tornado uma área de pesquisa promissora. Nesse contexto, técnicas de CBIR (Content-Based Image Retrieval) vêm sendo exploradas para apoiar e melhorar a experiência de compra dos consumidores. Neste trabalho, abordamos o problema de busca visual de produtos usando uma imagem como consulta, no lugar da mais popular abordagem de busca que é baseada em palavras-chave. Nós propomos uma estratégia de re-ranking que faz uso de informações multimídia normalmente disponíveis nas bases de dados de produtos. Nossa estratégia faz uso de informações de categoria e descrição textual associadas
às imagens melhor posicionadas de um ranking inicial gerado por técnicas puramente de CBIR. Experimentos foram realizados considerando o julgamento de usuários em duas coleções de imagens coletadas a partir de sites de comércio eletrônico. Nossos resultados mostram que nossa estratégia alcança ganhos significativos quando comparada à busca puramente visual. |