Dissertação

Investigação dos sintomas de Ansiedade Social nos universitários

A ansiedade é uma emoção responsável por um conjunto de sensações físicas desagradáveis, uma das mais perturbadoras. Quando aumenta drasticamente diante de interações sociais e em decorrência da necessidade dessa interação, pode-se estar diante de um Transtorno de Ansiedade Social (TAS). O contexto...

ver descrição completa

Autor principal: Borba, Camila de Souza
Outros Autores: http://lattes.cnpq.br/1372208840174429, https://orcid.org/0000-0003-3210-7403
Grau: Dissertação
Idioma: por
Publicado em: Universidade Federal do Amazonas 2018
Assuntos:
Acesso em linha: https://tede.ufam.edu.br/handle/tede/6789
id oai:https:--tede.ufam.edu.br-handle-:tede-6789
recordtype dspace
spelling oai:https:--tede.ufam.edu.br-handle-:tede-67892018-12-01T05:03:29Z Investigação dos sintomas de Ansiedade Social nos universitários Investigation of symptoms of Social Anxiety in university students Borba, Camila de Souza Hayasida, Nazaré Maria de Albuquerque http://lattes.cnpq.br/1372208840174429 http://lattes.cnpq.br/3015930558513406 Hayasida, Nazaré Maria de Albuquerque http://lattes.cnpq.br/3015930558513406 Resende, Gisele Cristina http://lattes.cnpq.br/0524959272545250 Sandoval, Larissa de Almeida Nobre http://lattes.cnpq.br/3688899603043070 https://orcid.org/0000-0003-3210-7403 Ansiedade Social Habilidades Sociais Motivação Univesitários Social Anxiety Social Skills Motivation University Students CIÊNCIAS HUMANAS: PSICOLOGIA: PSICOLOGIA COGNITIVA CIÊNCIAS HUMANAS: PSICOLOGIA: TRATAMENTO E PREVENÇÃO PSICOLÓGICA CIÊNCIAS HUMANAS: PSICOLOGIA A ansiedade é uma emoção responsável por um conjunto de sensações físicas desagradáveis, uma das mais perturbadoras. Quando aumenta drasticamente diante de interações sociais e em decorrência da necessidade dessa interação, pode-se estar diante de um Transtorno de Ansiedade Social (TAS). O contexto universitário exige dos seus integrantes uma constante exposição das suas habilidades sociais, independentemente do curso escolhido pelo estudante. Essa conjuntura pode desencadear sintomas de ansiedade social, por vezes desapercebido por anos. Contudo, uma mudança comportamental só pode acontecer em indivíduos que percebam prejuízos e estejam motivados pois a motivação é a força intrínseca que direciona a ação. Este estudo investigou a ansiedade social nos universitários e o estágio de motivação para mudança de comportamentos ansiosos. Foram utilizados um Questionário criado na plataforma “Google forms”, a Escala de Fobia Social – Liebowitz (LSAS), o Questionário de Ansiedade Social para Adultos (CASO) e a Régua de prontidão para a mudança. Os instrumentos aferiram os dados sociodemográficos, construtos de ansiedade social e motivação para mudança de comportamentos ansiosos em uma amostra clínica de (n=52) estudantes de cursos de graduação das quatro áreas do conhecimento da Universidade Federal do Amazonas (Humanas, Biológicas, Agrárias e Exatas). O banco de dados foi elaborado no programa de processamento de dados Microsoft Excel 2013 (Microsoft Office Enterprise) e analisado no software Statistic Package for the Social Sciences (SPSS), versão 23.0. Os resultados apontaram predomínio do sexo feminino (80,8%), estado civil solteiro (98,1%), de participantes que possuíam parceiro amoroso fixo (53,8%), que moravam com parentes (98,1%) com renda ≥ 2000 reais (61,5%), que não faziam uso de drogas (75%), de acadêmicos dos cursos de Ciências Humanas (61,5%), onde 65,4% da amostra geral obteve dados clínicos significativos para o diagnóstico de TAS após o entrecorte dos escores do CASO e LSAS. A correlação sinalizou que na primeira utilização em uma pesquisa do norte do país, o CASO possuiu uma validade convergente com o LSAS. A régua de prontidão mostrou que os estudantes estão preparados para realizar a mudança de seus comportamentos. Os escores elevados para TAS e estágio motivacional de preparação para ação, compõem dados suficientes para justificar propostas interventivas. Anxiety is an emotion responsible for a set of unpleasant physical sensations, one of the most disturbing. When it increases dramatically in the face of social interactions and due to the need for this interaction, we may be facing a Social Anxiety Disorder (SAD). The university context demands of its members a constant exposition of their social skills, regardless of the course chosen by the student. This conjuncture can trigger social anxiety symptoms, sometimes unnoticed for years. However, a behavioral change can only happen in individuals who perceive damage and are motivated because motivation is the intrinsic force that drives action. This study investigated social anxiety in college students and the stage of motivation to change anxious behaviors. We used a Questionnaire created on the Google forms platform, the Social Phobia Scale - Liebowitz (LSAS), the Social Anxiety Questionnaire for Adults (CASO) and the Ready to Change Ruler. The instruments assessed sociodemographic data, social anxiety constructs and motivation to change anxious behaviors in a clinical sample of (n = 52) undergraduate students from the four areas of knowledge of the Federal University of Amazonas (Humanities, Biological, Agrarian and Exactly). The database was developed in the data processing program Microsoft Excel 2013 (Microsoft Office Enterprise) and analyzed in the Statistic Package for Social Sciences (SPSS) software, version 23.0. The results revealed a predominance of female (80.8%), single civil status (98.1%), of participants who had a fixed love partner (53.8%), who lived with relatives (98.1%) with income ≥ 2000 reais (61.5%), who did not use drugs (75%), of academics of the Human Sciences courses (61.5%), where 65.4% of the general sample obtained significant clinical data for the diagnosis of SAD after the intersection of the CASO and LSAS scores. The correlation indicated that in the first use in a research of the north of the country, the CASO had a convergent validity with the LSAS. Ready to Change Ruler demonstrated that students are prepared to perform the change of their behaviors. High scores for SAD and motivational stage of preparation for action, make up enough data to justify intervention proposals. CAPES - Coordenação de Aperfeiçoamento de Pessoal de Nível Superior Haviam malwares no site que por dias impossibilitaram a abertura e edição do meu arquivo. 2018-11-30T20:17:23Z 2999-12-31 2018-09-28 Dissertação BORBA, Camila de Souza. Investigação dos sintomas de Ansiedade Social nos universitários. 2018. 165 f. Dissertação (Mestrado em Psicologia) - Universidade Federal do Amazonas, Manaus, 2018. https://tede.ufam.edu.br/handle/tede/6789 por Acesso Aberto http://creativecommons.org/licenses/by/4.0/ image/jpeg application/pdf Universidade Federal do Amazonas Faculdade de Psicologia Brasil UFAM Programa de Pós-graduação em Psicologia
institution TEDE - Universidade Federal do Amazonas
collection TEDE-UFAM
language por
topic Ansiedade Social
Habilidades Sociais
Motivação
Univesitários
Social Anxiety
Social Skills
Motivation
University Students
CIÊNCIAS HUMANAS: PSICOLOGIA: PSICOLOGIA COGNITIVA
CIÊNCIAS HUMANAS: PSICOLOGIA: TRATAMENTO E PREVENÇÃO PSICOLÓGICA
CIÊNCIAS HUMANAS: PSICOLOGIA
spellingShingle Ansiedade Social
Habilidades Sociais
Motivação
Univesitários
Social Anxiety
Social Skills
Motivation
University Students
CIÊNCIAS HUMANAS: PSICOLOGIA: PSICOLOGIA COGNITIVA
CIÊNCIAS HUMANAS: PSICOLOGIA: TRATAMENTO E PREVENÇÃO PSICOLÓGICA
CIÊNCIAS HUMANAS: PSICOLOGIA
Borba, Camila de Souza
Investigação dos sintomas de Ansiedade Social nos universitários
topic_facet Ansiedade Social
Habilidades Sociais
Motivação
Univesitários
Social Anxiety
Social Skills
Motivation
University Students
CIÊNCIAS HUMANAS: PSICOLOGIA: PSICOLOGIA COGNITIVA
CIÊNCIAS HUMANAS: PSICOLOGIA: TRATAMENTO E PREVENÇÃO PSICOLÓGICA
CIÊNCIAS HUMANAS: PSICOLOGIA
description A ansiedade é uma emoção responsável por um conjunto de sensações físicas desagradáveis, uma das mais perturbadoras. Quando aumenta drasticamente diante de interações sociais e em decorrência da necessidade dessa interação, pode-se estar diante de um Transtorno de Ansiedade Social (TAS). O contexto universitário exige dos seus integrantes uma constante exposição das suas habilidades sociais, independentemente do curso escolhido pelo estudante. Essa conjuntura pode desencadear sintomas de ansiedade social, por vezes desapercebido por anos. Contudo, uma mudança comportamental só pode acontecer em indivíduos que percebam prejuízos e estejam motivados pois a motivação é a força intrínseca que direciona a ação. Este estudo investigou a ansiedade social nos universitários e o estágio de motivação para mudança de comportamentos ansiosos. Foram utilizados um Questionário criado na plataforma “Google forms”, a Escala de Fobia Social – Liebowitz (LSAS), o Questionário de Ansiedade Social para Adultos (CASO) e a Régua de prontidão para a mudança. Os instrumentos aferiram os dados sociodemográficos, construtos de ansiedade social e motivação para mudança de comportamentos ansiosos em uma amostra clínica de (n=52) estudantes de cursos de graduação das quatro áreas do conhecimento da Universidade Federal do Amazonas (Humanas, Biológicas, Agrárias e Exatas). O banco de dados foi elaborado no programa de processamento de dados Microsoft Excel 2013 (Microsoft Office Enterprise) e analisado no software Statistic Package for the Social Sciences (SPSS), versão 23.0. Os resultados apontaram predomínio do sexo feminino (80,8%), estado civil solteiro (98,1%), de participantes que possuíam parceiro amoroso fixo (53,8%), que moravam com parentes (98,1%) com renda ≥ 2000 reais (61,5%), que não faziam uso de drogas (75%), de acadêmicos dos cursos de Ciências Humanas (61,5%), onde 65,4% da amostra geral obteve dados clínicos significativos para o diagnóstico de TAS após o entrecorte dos escores do CASO e LSAS. A correlação sinalizou que na primeira utilização em uma pesquisa do norte do país, o CASO possuiu uma validade convergente com o LSAS. A régua de prontidão mostrou que os estudantes estão preparados para realizar a mudança de seus comportamentos. Os escores elevados para TAS e estágio motivacional de preparação para ação, compõem dados suficientes para justificar propostas interventivas.
author_additional Hayasida, Nazaré Maria de Albuquerque
author_additionalStr Hayasida, Nazaré Maria de Albuquerque
format Dissertação
author Borba, Camila de Souza
author2 http://lattes.cnpq.br/1372208840174429
https://orcid.org/0000-0003-3210-7403
author2Str http://lattes.cnpq.br/1372208840174429
https://orcid.org/0000-0003-3210-7403
title Investigação dos sintomas de Ansiedade Social nos universitários
title_short Investigação dos sintomas de Ansiedade Social nos universitários
title_full Investigação dos sintomas de Ansiedade Social nos universitários
title_fullStr Investigação dos sintomas de Ansiedade Social nos universitários
title_full_unstemmed Investigação dos sintomas de Ansiedade Social nos universitários
title_sort investigação dos sintomas de ansiedade social nos universitários
publisher Universidade Federal do Amazonas
publishDate 2018
url https://tede.ufam.edu.br/handle/tede/6789
_version_ 1831969689894387712
score 11.753735