Dissertação

Inserção dos princípios da Química Verde em uma disciplina experimental sob o enfoque Ciência-Tecnologia-Sociedade

A proposta desse estudo surgiu da necessidade de popularização da Química Verde, por meio da inserção dos seus princípios nas atividades de experimentação em uma disciplina prática introdutória do curso de Química de uma Instituição de Ensino Superior pública de Manaus-AM. Além de visar também, inve...

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Autor principal: Pereira, Kamila Medeiros
Outros Autores: http://lattes.cnpq.br/8068509516405229
Grau: Dissertação
Idioma: por
Publicado em: Universidade Federal do Amazonas 2018
Assuntos:
Acesso em linha: https://tede.ufam.edu.br/handle/tede/6818
Resumo:
A proposta desse estudo surgiu da necessidade de popularização da Química Verde, por meio da inserção dos seus princípios nas atividades de experimentação em uma disciplina prática introdutória do curso de Química de uma Instituição de Ensino Superior pública de Manaus-AM. Além de visar também, investigar as possíveis contribuições dos experimentos adaptados a Química Verde, aplicados e abordados por meio do enfoque Ciência-Tecnologia-Sociedade (CTS), ao processo de ensino-aprendizagem dos estudantes. Assim, foram selecionados quatro experimentos presentes no plano de ensino da disciplina de Química Geral Experimental, onde foram devidamente adaptados aos princípios da Química Verde, a partir da substituição de reagentes por outros menos nocivos, assim como diminuição de suas quantidades empregadas nas análises. De forma a garantir que os experimentos foram adaptados a Química Verde, foi utilizada uma ferramenta de avaliação do grau verde dos experimentos, as denominadas métricas da Química Verde, nesse caso em específico, a métrica da Estrela Verde. Anterior a execução dos experimentos pelos alunos, era realizada uma contextualização de problemáticas ambientais presentes no cotidiano, relacionadas a características do experimento. Ressaltasse que referido estudo foi pautado na abordagem qualitativa, e no método de pesquisa-ação. A análise dos dados obtidos por meio de questionários, anotações, entre outros, foram interpretados pela técnica de análise de conteúdo. Portanto, pelos resultados obtidos e analisados, constatou-se que o uso da temática da Química Verde aliada ao enfoque CTS nas atividades experimentais, contribuiu em muitos aspectos, tais como, pela promoção das atividades experimentais contextualizadas e dinâmicas, onde favoreceu a aprendizagem de conteúdos conceituais, procedimentais e atitudinais. E ainda pela viabilidade de desenvolvimento de experimentos didáticos nas disciplinas práticas dos cursos de química das Instituições de ensino superior do Estado do Amazonas, embasados nos princípios da Química Verde, de forma a direcionar e capacitar os futuros cidadãos e profissionais, a conceber e trabalhar com a química de uma forma mais consciente e sustentável.