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Dissertação
FUNDEB em Manaus: composição e aplicação dos recursos no sistema municipal de educação na capital do Estado do Amazonas
O FUNBEB é o principal recurso que o município de Manaus utiliza para financiar a educação básica, criado em 2006 por uma emenda à Constituição e regulamentado em 2007 por lei e decretos federais com o intuito de universalizar o atendimento da educação no país. O objetivo do estudo foi realizar uma...
Autor principal: | Ferreira, Cleber de Oliveira |
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Outros Autores: | http://lattes.cnpq.br/7431918869238739 |
Grau: | Dissertação |
Idioma: | por |
Publicado em: |
Universidade Federal do Amazonas
2019
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Assuntos: | |
Acesso em linha: |
https://tede.ufam.edu.br/handle/tede/6830 |
Resumo: |
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O FUNBEB é o principal recurso que o município de Manaus utiliza para financiar a educação básica, criado em 2006 por uma emenda à Constituição e regulamentado em 2007 por lei e decretos federais com o intuito de universalizar o atendimento da educação no país. O objetivo do estudo foi realizar uma análise da composição e a aplicação dos recursos do FUNDEB no Sistema Municipal de Educação de Manaus/AM. Utilizou-se como metodologia a pesquisa bibliográfica e documental com base nos dados obtidos junto à Administração Pública e a Secretaria da Educação do Município de Manaus. Para mensurar os valores foram analisados entre outros os gastos gerais de manutenção das escolas (construção, ampliação e locação), pagamento de pessoal, formação de professores, implementação de projetos, suprimento de materiais e a partir destes elementos comparou-se o montante de recursos recebidos através do FUNDEB com os valores aplicados na Educação Infantil, Ensino Fundamental e Educação de Jovens e Adultos. Por fim todos esses dados foram submetidos ao crivo da legislação pertinente ao FUNDEB, o qual expressa a busca por garantia de recursos indicando as fontes de captação dos mesmos e cuja responsabilidade devem ser distribuídos entre União, Estados e Municípios. Contudo, mesmo que a priori essas medidas pareçam significar mudanças profundas na educação e no seu financiamento, elas estão longe de garantir uma educação pública de qualidade e de ser suficiente para se alcançar um horizonte alternativo à situação vigente. |