Dissertação

Nietzsche e a Democracia: críticas à Gestão Democrática Escolar Brasileira

A presente Dissertação pretendeu compreender as críticas construídas por Friedrich Nietzsche (1844 – 1900) à democracia e suas relações com a Gestão Escolar Democrática no Brasil, bem como contextualizar a democracia quanto ao seu conceito e história; interpretar os princípios democráticos sob o enf...

ver descrição completa

Autor principal: Maciel, Carlos César Macêdo
Outros Autores: http://lattes.cnpq.br/4475656102366988
Grau: Dissertação
Idioma: por
Publicado em: Universidade Federal do Amazonas 2019
Assuntos:
Acesso em linha: https://tede.ufam.edu.br/handle/tede/6840
id oai:https:--tede.ufam.edu.br-handle-:tede-6840
recordtype dspace
spelling oai:https:--tede.ufam.edu.br-handle-:tede-68402021-03-02T05:03:36Z Nietzsche e a Democracia: críticas à Gestão Democrática Escolar Brasileira Maciel, Carlos César Macêdo Miki, Pérsida da Silva Ribeiro http://lattes.cnpq.br/4475656102366988 http://lattes.cnpq.br/7439443236145560 Nietzsche Educação Escolar Democracia Gestão Escolar CIÊNCIAS HUMANAS: EDUCAÇÃO A presente Dissertação pretendeu compreender as críticas construídas por Friedrich Nietzsche (1844 – 1900) à democracia e suas relações com a Gestão Escolar Democrática no Brasil, bem como contextualizar a democracia quanto ao seu conceito e história; interpretar os princípios democráticos sob o enfrentamento do pensamento nietzschiano; tecer críticas à democracia e ao Estado Democrático de Direito frente às interfaces nietzschianas; e analisar a Gestão Escolar Democrática brasileira sob a perspectiva nietzschiana. Tais objetivos nortearam esta pesquisa teórica por meio do método da triangulação de métodos que consistiu na realização de pesquisa bibliográfica e documental subsidiadas pela hermenêutica. A pesquisa concentrou-se em especial nas obras nietzschianas Humano, Demasiado Humano (2006); O Viajante e Sua Sombra (2007); Além do Bem e do Mal (2007); Crepúsculo dos Ídolos (2007); A Genealogia da Moral (2007); Da Utilidade e do Inconveniente da História para a Vida (2008); Schopenhauer Educador (2008). Tais referências serviram de base interpretativa e crítica aos dilemas educacionais brasileiros que permeiam a democracia, como fundamento da Gestão Democrática Escolar. A Constituição Federal Brasileira de 1988 e a Lei de Diretrizes e Bases da Educacional Nacional – LDB (Lei 9394/96) foram os documentos selecionados para esse cotejamento que se aprofundou no Projeto Político Pedagógico e o Conselho Escolar. The present Dissertation meant to understand the criticism built by Friedrich Nietzsche (1844-1900), on democracy and its relationship with the school management in Brazil, as well as contextualize democracy as to your concept and history; interpret the democratic principles under the confrontation of Nietzschean thinking; criticize the democracy and the democratic State of law against the Nietzschean interfaces; and analyze the Brazilian Democratic school management from the Nietzschean perspective. These objectives guided this theoretical research though of triangulation of methods that consisted in conducting bibliographic and documentary research subsidized by Hermeneutics. The research focused especially on the Nietzschean works like Human, All Too Human (2006), The Wanderer and His Shadow (2007), Beyond Good and Evil ( 2007), Twilight of Idols ( 2007), On the Genealogy of Morality ( 2007), The Use and Abuse of History for Life (2008), Schopenhauer as Educator (2008). These references served as an interpretative and critical basis for the Brazilian educational dilemmas that permeate democracy, as the foundation of school Democratic Management. The Brazilian Federal constitution of 1988 and the Law of guidelines and Bases of the National Educational-LDB (law 9394/96) were the selected documents for this comparison that deepened in the pedagogical political project and the school council. FAPEAM - Fundação de Amparo à Pesquisa do Estado do Amazonas Período de Embargo: 09/12/19 - 28/02/21 2019-01-11T18:45:50Z 2018-12-18 Dissertação MACIEL, Carlos César Macêdo. Nietzsche e a Democracia: críticas à Gestão Democrática Escolar Brasileira. 2018. 119 f. Dissertação (Mestrado em Educação) - Universidade Federal do Amazonas, Manaus, 2018. https://tede.ufam.edu.br/handle/tede/6840 por Acesso Aberto application/pdf Universidade Federal do Amazonas Faculdade de Educação Brasil UFAM Programa de Pós-graduação em Educação
institution TEDE - Universidade Federal do Amazonas
collection TEDE-UFAM
language por
topic Nietzsche
Educação Escolar
Democracia
Gestão Escolar
CIÊNCIAS HUMANAS: EDUCAÇÃO
spellingShingle Nietzsche
Educação Escolar
Democracia
Gestão Escolar
CIÊNCIAS HUMANAS: EDUCAÇÃO
Maciel, Carlos César Macêdo
Nietzsche e a Democracia: críticas à Gestão Democrática Escolar Brasileira
topic_facet Nietzsche
Educação Escolar
Democracia
Gestão Escolar
CIÊNCIAS HUMANAS: EDUCAÇÃO
description A presente Dissertação pretendeu compreender as críticas construídas por Friedrich Nietzsche (1844 – 1900) à democracia e suas relações com a Gestão Escolar Democrática no Brasil, bem como contextualizar a democracia quanto ao seu conceito e história; interpretar os princípios democráticos sob o enfrentamento do pensamento nietzschiano; tecer críticas à democracia e ao Estado Democrático de Direito frente às interfaces nietzschianas; e analisar a Gestão Escolar Democrática brasileira sob a perspectiva nietzschiana. Tais objetivos nortearam esta pesquisa teórica por meio do método da triangulação de métodos que consistiu na realização de pesquisa bibliográfica e documental subsidiadas pela hermenêutica. A pesquisa concentrou-se em especial nas obras nietzschianas Humano, Demasiado Humano (2006); O Viajante e Sua Sombra (2007); Além do Bem e do Mal (2007); Crepúsculo dos Ídolos (2007); A Genealogia da Moral (2007); Da Utilidade e do Inconveniente da História para a Vida (2008); Schopenhauer Educador (2008). Tais referências serviram de base interpretativa e crítica aos dilemas educacionais brasileiros que permeiam a democracia, como fundamento da Gestão Democrática Escolar. A Constituição Federal Brasileira de 1988 e a Lei de Diretrizes e Bases da Educacional Nacional – LDB (Lei 9394/96) foram os documentos selecionados para esse cotejamento que se aprofundou no Projeto Político Pedagógico e o Conselho Escolar.
author_additional Miki, Pérsida da Silva Ribeiro
author_additionalStr Miki, Pérsida da Silva Ribeiro
format Dissertação
author Maciel, Carlos César Macêdo
author2 http://lattes.cnpq.br/4475656102366988
author2Str http://lattes.cnpq.br/4475656102366988
title Nietzsche e a Democracia: críticas à Gestão Democrática Escolar Brasileira
title_short Nietzsche e a Democracia: críticas à Gestão Democrática Escolar Brasileira
title_full Nietzsche e a Democracia: críticas à Gestão Democrática Escolar Brasileira
title_fullStr Nietzsche e a Democracia: críticas à Gestão Democrática Escolar Brasileira
title_full_unstemmed Nietzsche e a Democracia: críticas à Gestão Democrática Escolar Brasileira
title_sort nietzsche e a democracia: críticas à gestão democrática escolar brasileira
publisher Universidade Federal do Amazonas
publishDate 2019
url https://tede.ufam.edu.br/handle/tede/6840
_version_ 1831969698807283712
score 11.753735