/img alt="Imagem da capa" class="recordcover" src="""/>
Dissertação
O Ensino da Matemática Financeira na Educação Básica somada a conhecimentos bancários e financeiros na vida pessoal e profissional
A matemática financeira acompanhará o cidadão durante toda sua vida adulta, mas o primeiro contato se dá no colegial, e é exatamente por isso que deve ser feito da maneira mais plena possível. Este trabalho atenta-se às necessidades que as pessoas comuns têm para a aplicação dos conceitos de mate...
Autor principal: | Rocha, Marcelo Luiz Lopes |
---|---|
Outros Autores: | http://lattes.cnpq.br/7668836176971953 |
Grau: | Dissertação |
Idioma: | por |
Publicado em: |
Universidade Federal do Amazonas
2019
|
Assuntos: | |
Acesso em linha: |
https://tede.ufam.edu.br/handle/tede/6903 |
id |
oai:https:--tede.ufam.edu.br-handle-:tede-6903 |
---|---|
recordtype |
dspace |
spelling |
oai:https:--tede.ufam.edu.br-handle-:tede-69032019-01-25T05:15:36Z O Ensino da Matemática Financeira na Educação Básica somada a conhecimentos bancários e financeiros na vida pessoal e profissional The Teaching of Financial Mathematics in Basic Education Added to Banking and Financial Knowledge in Personal and Professional Life Rocha, Marcelo Luiz Lopes Rodrigues, Claudenir Freire http://lattes.cnpq.br/7668836176971953 http://lattes.cnpq.br/8286067874177485 Prata, Roberto Antonio Cordeiro http://lattes.cnpq.br/5159150780688575 Sousa, Jeanne Moreira de http://lattes.cnpq.br/3452575521411050 Matemática Financeira Educação Matemática Educação Financeira CIÊNCIAS EXATAS E DA TERRA: MATEMÁTICA CIÊNCIAS HUMANAS: EDUCAÇÃO A matemática financeira acompanhará o cidadão durante toda sua vida adulta, mas o primeiro contato se dá no colegial, e é exatamente por isso que deve ser feito da maneira mais plena possível. Este trabalho atenta-se às necessidades que as pessoas comuns têm para a aplicação dos conceitos de matemática financeira, observando especialmente o jovem colegial a fim de produzir um conhecimento que o acompanhe pelos anos futuros. Como o objetivo é trazer uma metodologia nova para processo de ensino-aprendizagem para o estudo da matemática financeira idealizando uma maior aproximação do aluno ao tema, buscou-se produzir um trabalho com uma linguagem acessiva, uma construção de raciocínio que remota desde as ferramentas matemáticas mais básicas que são requisitadas, exemplos temáticos de diferentes graus de dificuldade, contextualizando com a evolução histórica do tema e conceituando aquilo que há de fundamental no mundo financeiro. Em termos práticos a metodologia proposta aqui neste trabalho foi aplicada para alunos do 1º ano do ensino médio da Fundação Matias Machline. Financial mathematics will accompany the citizen throughout his adult life, but first contact occurs in high school, and that is exactly why it should be done in the fullest possible way. This paper looks at the needs that ordinary people have for the application of the concepts of financial mathematics, especially looking at the young high school in order to produce knowledge that accompanies the future years. As the objective is to bring a new methodology for teaching-learning process to the study of financial mathematics idealizing a greater approximation of the student to the theme, we sought to produce a work with an accessible language, a construction of reasoning that remote from the mathematical tools more basic that are required, thematic examples of different degrees of difficulty, contextualizing with the historical evolution of the theme and conceptualizing what is fundamental in the financial world. In practical terms, the methodology proposed here in this project was applied to students of the first year of the high school of the Matias Machline Foundation. CAPES - Coordenação de Aperfeiçoamento de Pessoal de Nível Superior 2019-01-24T20:33:54Z 2018-10-05 Dissertação ROCHA, Marcelo Luiz Lopes. O Ensino da Matemática Financeira na Educação Básica somada a conhecimentos bancários e financeiros na vida pessoal e profissional. 2018. 118 f. Dissertação (Mestrado em Matemática) - Universidade Federal do Amazonas, 2018. https://tede.ufam.edu.br/handle/tede/6903 por Acesso Aberto application/pdf Universidade Federal do Amazonas Instituto de Ciências Exatas Brasil UFAM Programa de Pós-graduação em Matemática |
institution |
TEDE - Universidade Federal do Amazonas |
collection |
TEDE-UFAM |
language |
por |
topic |
Matemática Financeira Educação Matemática Educação Financeira CIÊNCIAS EXATAS E DA TERRA: MATEMÁTICA CIÊNCIAS HUMANAS: EDUCAÇÃO |
spellingShingle |
Matemática Financeira Educação Matemática Educação Financeira CIÊNCIAS EXATAS E DA TERRA: MATEMÁTICA CIÊNCIAS HUMANAS: EDUCAÇÃO Rocha, Marcelo Luiz Lopes O Ensino da Matemática Financeira na Educação Básica somada a conhecimentos bancários e financeiros na vida pessoal e profissional |
topic_facet |
Matemática Financeira Educação Matemática Educação Financeira CIÊNCIAS EXATAS E DA TERRA: MATEMÁTICA CIÊNCIAS HUMANAS: EDUCAÇÃO |
description |
A matemática financeira acompanhará o cidadão durante toda sua vida adulta, mas
o primeiro contato se dá no colegial, e é exatamente por isso que deve ser feito da
maneira mais plena possível. Este trabalho atenta-se às necessidades que as
pessoas comuns têm para a aplicação dos conceitos de matemática financeira,
observando especialmente o jovem colegial a fim de produzir um conhecimento que
o acompanhe pelos anos futuros. Como o objetivo é trazer uma metodologia nova
para processo de ensino-aprendizagem para o estudo da matemática financeira
idealizando uma maior aproximação do aluno ao tema, buscou-se produzir um
trabalho com uma linguagem acessiva, uma construção de raciocínio que remota
desde as ferramentas matemáticas mais básicas que são requisitadas, exemplos
temáticos de diferentes graus de dificuldade, contextualizando com a evolução
histórica do tema e conceituando aquilo que há de fundamental no mundo financeiro.
Em termos práticos a metodologia proposta aqui neste trabalho foi aplicada para
alunos do 1º ano do ensino médio da Fundação Matias Machline. |
author_additional |
Rodrigues, Claudenir Freire |
author_additionalStr |
Rodrigues, Claudenir Freire |
format |
Dissertação |
author |
Rocha, Marcelo Luiz Lopes |
author2 |
http://lattes.cnpq.br/7668836176971953 |
author2Str |
http://lattes.cnpq.br/7668836176971953 |
title |
O Ensino da Matemática Financeira na Educação Básica somada a conhecimentos bancários e financeiros na vida pessoal e profissional |
title_short |
O Ensino da Matemática Financeira na Educação Básica somada a conhecimentos bancários e financeiros na vida pessoal e profissional |
title_full |
O Ensino da Matemática Financeira na Educação Básica somada a conhecimentos bancários e financeiros na vida pessoal e profissional |
title_fullStr |
O Ensino da Matemática Financeira na Educação Básica somada a conhecimentos bancários e financeiros na vida pessoal e profissional |
title_full_unstemmed |
O Ensino da Matemática Financeira na Educação Básica somada a conhecimentos bancários e financeiros na vida pessoal e profissional |
title_sort |
o ensino da matemática financeira na educação básica somada a conhecimentos bancários e financeiros na vida pessoal e profissional |
publisher |
Universidade Federal do Amazonas |
publishDate |
2019 |
url |
https://tede.ufam.edu.br/handle/tede/6903 |
_version_ |
1831969709077037056 |
score |
11.753735 |