Dissertação

Simulação e modelagem como estratégia para a melhoria do processo de ensino-aprendizagem de Física

Este projeto parte do seguinte Problema Científico “De que maneira a utilização de simulação e modelagem como estratégia didática pode contribuir para a melhoria do processo de Ensino – Aprendizagem de Física em sala de aula?; que tem como Objetivo Geral Analisar como a utilização de uma metodologia...

ver descrição completa

Autor principal: Simas, Maria Elciene Lopes
Outros Autores: http://lattes.cnpq.br/7948586788385213
Grau: Dissertação
Idioma: por
Publicado em: Universidade Federal do Amazonas 2019
Assuntos:
Acesso em linha: https://tede.ufam.edu.br/handle/tede/6907
Resumo:
Este projeto parte do seguinte Problema Científico “De que maneira a utilização de simulação e modelagem como estratégia didática pode contribuir para a melhoria do processo de Ensino – Aprendizagem de Física em sala de aula?; que tem como Objetivo Geral Analisar como a utilização de uma metodologia que utilize simulações e modelagem pode contribuir para a melhoria do processo de Ensino-Aprendizagem de Física em sala de aula, que nos remete as seguintes Questões Norteadoras: Que pesquisas utilizaram as simulações e modelagem para a melhoria do processo de Ensino-Aprendizagem?; Que estratégias didáticas estão sendo utilizadas pelos professores de física de uma escola pública de Ensino Médio de Manaus?, Que metodologia pode ser desenhada levando-se em conta uma estratégia de Ensino que utilize as simulações e modelagem?, De que maneira uma metodologia com estratégia didática de simulações e modelagem pode contribuir para o processo de Ensino-Aprendizagem de Física em sala de aula?. E, isso nos levou aos seguintes Objetivos Específicos: Identificar as pesquisas que utilizam simulações e modelagens e as suas potencialidades para o processo de ensino-aprendizagem de Física; Fazer o levantamento das estratégias didáticas utilizadas pelos professores de Física em uma escola Pública do Ensino Médio da cidade de Manaus-AM, Desenhar uma metodologia com estratégia didática de simulações e modelagem, Verificar em sala de aula como uma metodologia didática que utiliza as Simulações e Modelagem, pode contribuir para o processo de Ensino-Aprendizagem de Física. Os quais foram alcançados em quatro momentos: 1) No primeiro, foi realizada uma pesquisa Bibliográfica; 2) No segundo, foi realizada uma sondagem inicial, para melhor conhecimento da realidade da escola, dos professores e das estratégias de ensino empregados pelos mesmos; 3) No terceiro, fez-se o desenho da proposta metodológica e o planejamento da implementação em sala de aula; e 4) No quarto, foi realizada a análise e a interpretação dos dados; cujos instrumentos de coleta dos dados foram: antes e após a implementação da metodologia, um questionário estruturado e uma avaliação diagnóstica da aprendizagem direcionadas aos estudantes, e uma entrevista de perguntas abertas direcionada aos professores. Assim, o tratamento dos dados foi através da análise de Conteúdo, Mapa de associação de ideias e Análises estatísticas. Desta Maneira, trousse como contribuição Científica com Estratégia didática que utiliza simulações e modelagens para a melhoria do processo de ensino-aprendizagem de Física em sala de aula. Análise dos dados demonstraram que a ESM não só melhorou o processo de ensino-aprendizagem, como também despertou o interesse e a motivação de professores e alunos.