/img alt="Imagem da capa" class="recordcover" src="""/>
Dissertação
O uso da modelagem matemática como proposta para a melhoria do ensino da Física na região Amazônica
Um dos maiores desafios do professor atualmente é a busca pelo desenvolvimento da capacidade de aprender dos alunos e do modo como se constrói o conhecimento, ou seja, o processo de aprendizagem dos alunos é objeto de investigação. Expor conteúdos, reproduzir fórmulas e cálculos de forma alheia à...
Autor principal: | Soares, Rodrigo da Silva |
---|---|
Outros Autores: | http://lattes.cnpq.br/1116893599757441 |
Grau: | Dissertação |
Idioma: | por |
Publicado em: |
Universidade Federal do Amazonas
2018
|
Assuntos: | |
Acesso em linha: |
http://tede.ufam.edu.br/handle/tede/6150 |
Resumo: |
---|
Um dos maiores desafios do professor atualmente é a busca pelo desenvolvimento da capacidade
de aprender dos alunos e do modo como se constrói o conhecimento, ou seja, o processo de
aprendizagem dos alunos é objeto de investigação. Expor conteúdos, reproduzir fórmulas e cálculos
de forma alheia às aplicabilidades ao cotidiano quase sempre provoca a falta de interesse na
busca do aprendizado. Este trabalho tem por objetivo destacar a modelagem matemática, por ser
uma habilidade básica porque tem importantes aplicações nos conteúdos da Física aplicados no
ensino médio. Existem diversas formas de abordar um conteúdo de modo a despertar o interesse
e a curiosidade do aluno. Nesta dissertação, são relatadas atividades práticas que possibilitam ao
aluno resolver problemas de modo prático, proporcionando o contato e a comunicação entre os
estudantes, dinamizando a aprendizagem e motivação, facilitando a compreensão dos assuntos da
Física. |