Dissertação

Mobilização do letramento estatístico articulado ao contexto socioambiental

O objetivo desta pesquisa foi analisar se o letramento estatístico ocorre em alunos do 5° ano do Ensino Fundamental por meio da articulação com o contexto socioambiental. De forma a obter êxito em nosso objetivo, utilizamos a Teoria dos Campos Conceituais de Vergnaud, pois esta nos proporcionou um q...

ver descrição completa

Autor principal: Souza, Douglas Willian Nogueira de
Outros Autores: http://lattes.cnpq.br/8804384425280471, https://orcid.org/0000-0002-6900-8970
Grau: Dissertação
Idioma: por
Publicado em: Universidade Federal do Amazonas 2019
Assuntos:
Acesso em linha: https://tede.ufam.edu.br/handle/tede/6936
id oai:https:--tede.ufam.edu.br-handle-:tede-6936
recordtype dspace
spelling oai:https:--tede.ufam.edu.br-handle-:tede-69362019-12-06T14:05:23Z Mobilização do letramento estatístico articulado ao contexto socioambiental Souza, Douglas Willian Nogueira de Vaz, Marcos André Braz http://lattes.cnpq.br/8804384425280471 http://lattes.cnpq.br/4734503770986416 Freitas, José Luiz Magalhães de http://lattes.cnpq.br/1926893866496560 Oliveira, Elrismar Auxiliadora Gomes http://lattes.cnpq.br/0252784934597973 https://orcid.org/0000-0002-6900-8970 Educação ambiental Engenharia didática Educação estatística Teoria dos campos conceituais Teoria das situações didáticas Environmental education Didactic engineering Statistical Education Conceptual field theory Theory of didactic situations CIÊNCIAS HUMANAS O objetivo desta pesquisa foi analisar se o letramento estatístico ocorre em alunos do 5° ano do Ensino Fundamental por meio da articulação com o contexto socioambiental. De forma a obter êxito em nosso objetivo, utilizamos a Teoria dos Campos Conceituais de Vergnaud, pois esta nos proporcionou um quadro teórico acerca do desenvolvimento cognitivo do sujeito em meio a situações de aprendizagem e a Teoria das Situações Didáticas desenvolvida por Brousseau, em que exploramos as situações adidáticas. Para a elaboração, desenvolvimento e análise de nossa sequência didática, utilizamos a Engenharia Didática como referencial metodológico. Os sujeitos de nossa pesquisa foram cinco alunos, sorteados aleatoriamente, do 5º ano do Ensino Fundamental de uma escola pública localizada no município de Humaitá - AM. A construção e análise dos dados foram realizadas por meio dos protocolos de produção e gravações audiovisuais das conversas dos alunos durante quatro encontros previstos. Em cada um deles, foi articulado o letramento estatístico com o contexto socioambiental, através das seguintes atividades propostas: “Coleta Seletiva na escola”, “Horta vertical com garrafas PET” e “Piquenique Sustentável” com os alunos. Deste modo, com base na elaboração de seis teoremas-em-ação relacionados com os três níveis de letramento estatístico, pudemos afirmar que a articulação com o contexto socioambiental promoveu a mobilização dos níveis, cultural, funcional e científico, evidenciando conceitos como relação de ordem e entre conjuntos, cálculo mental, operação matemática e conceito de arranjos simples. Assim, mediante as reflexões acerca das escolhas teórico-metodológicas, verificamos que as propostas socioambientais apresentam-se tanto como propostas de sensibilização quanto de integração curricular. The objective of this research was to analyze if the statistical literacy occurs in students of the 5th year of elementary school through articulation with the socio-environmental context. In order to succeed in our objective, we used the Vergnaud Conceptual Field Theory, as it provided us with a theoretical framework about the subject's cognitive development in the midst of learning situations and the Theory of Didactic Situations developed by Brousseau, in which we explore the adidáticas situations. For the elaboration, development and analysis of our didactic sequence, we used didactic engineering as a methodological reference. The subjects of our research were five students, randomly selected, from the 5th year of elementary school of a public school located in the municipality of Humaitá - AM. The construction and analysis of the data were performed through the protocols of production and audio-visual recordings of the conversations of the students during four meetings. In each of them, the statistical literacy was articulated with the socio-environmental context, through the following proposed activities: "Selective Collection in school", "Vertical vegetable garden with PET bottles" and "Sustainable Picnic" with the students. Thus, based on the elaboration of six theorems-in-action related to the three levels of statistical literacy, we could affirm that the articulation with the socio-environmental context promoted the mobilization of the culltural, functional and scientific levels, showing concepts such as relation of order and between sets, mental calculation, mathematical operation and simple arrangement concept. Thus, through the reflections on the theoretical-methodological choices, we verified that the socio-environmental proposals are presented as both awareness-raising and curricular integration proposals. CAPES - Coordenação de Aperfeiçoamento de Pessoal de Nível Superior 2019-02-08T19:33:39Z 2018-11-23 Dissertação SOUZA, Douglas Willian Nogueira de. Mobilização do letramento estatístico articulado ao contexto socioambiental. 2018. 175 f. Dissertação (Mestrado em Ensino de Ciências e Humanidades) - Instituto de Educação, Agricultura e Ambiente, Universidade Federal do Amazonas, Humaitá, 2018. https://tede.ufam.edu.br/handle/tede/6936 por Acesso Aberto http://creativecommons.org/licenses/by-nc-nd/4.0/ application/pdf Universidade Federal do Amazonas Instituto de Educação, Agricultura e Ambiente - Humaitá Brasil UFAM Programa de Pós-graduação em Ensino de Ciências e Humanidades
institution TEDE - Universidade Federal do Amazonas
collection TEDE-UFAM
language por
topic Educação ambiental
Engenharia didática
Educação estatística
Teoria dos campos conceituais
Teoria das situações didáticas
Environmental education
Didactic engineering
Statistical Education
Conceptual field theory
Theory of didactic situations
CIÊNCIAS HUMANAS
spellingShingle Educação ambiental
Engenharia didática
Educação estatística
Teoria dos campos conceituais
Teoria das situações didáticas
Environmental education
Didactic engineering
Statistical Education
Conceptual field theory
Theory of didactic situations
CIÊNCIAS HUMANAS
Souza, Douglas Willian Nogueira de
Mobilização do letramento estatístico articulado ao contexto socioambiental
topic_facet Educação ambiental
Engenharia didática
Educação estatística
Teoria dos campos conceituais
Teoria das situações didáticas
Environmental education
Didactic engineering
Statistical Education
Conceptual field theory
Theory of didactic situations
CIÊNCIAS HUMANAS
description O objetivo desta pesquisa foi analisar se o letramento estatístico ocorre em alunos do 5° ano do Ensino Fundamental por meio da articulação com o contexto socioambiental. De forma a obter êxito em nosso objetivo, utilizamos a Teoria dos Campos Conceituais de Vergnaud, pois esta nos proporcionou um quadro teórico acerca do desenvolvimento cognitivo do sujeito em meio a situações de aprendizagem e a Teoria das Situações Didáticas desenvolvida por Brousseau, em que exploramos as situações adidáticas. Para a elaboração, desenvolvimento e análise de nossa sequência didática, utilizamos a Engenharia Didática como referencial metodológico. Os sujeitos de nossa pesquisa foram cinco alunos, sorteados aleatoriamente, do 5º ano do Ensino Fundamental de uma escola pública localizada no município de Humaitá - AM. A construção e análise dos dados foram realizadas por meio dos protocolos de produção e gravações audiovisuais das conversas dos alunos durante quatro encontros previstos. Em cada um deles, foi articulado o letramento estatístico com o contexto socioambiental, através das seguintes atividades propostas: “Coleta Seletiva na escola”, “Horta vertical com garrafas PET” e “Piquenique Sustentável” com os alunos. Deste modo, com base na elaboração de seis teoremas-em-ação relacionados com os três níveis de letramento estatístico, pudemos afirmar que a articulação com o contexto socioambiental promoveu a mobilização dos níveis, cultural, funcional e científico, evidenciando conceitos como relação de ordem e entre conjuntos, cálculo mental, operação matemática e conceito de arranjos simples. Assim, mediante as reflexões acerca das escolhas teórico-metodológicas, verificamos que as propostas socioambientais apresentam-se tanto como propostas de sensibilização quanto de integração curricular.
author_additional Vaz, Marcos André Braz
author_additionalStr Vaz, Marcos André Braz
format Dissertação
author Souza, Douglas Willian Nogueira de
author2 http://lattes.cnpq.br/8804384425280471
https://orcid.org/0000-0002-6900-8970
author2Str http://lattes.cnpq.br/8804384425280471
https://orcid.org/0000-0002-6900-8970
title Mobilização do letramento estatístico articulado ao contexto socioambiental
title_short Mobilização do letramento estatístico articulado ao contexto socioambiental
title_full Mobilização do letramento estatístico articulado ao contexto socioambiental
title_fullStr Mobilização do letramento estatístico articulado ao contexto socioambiental
title_full_unstemmed Mobilização do letramento estatístico articulado ao contexto socioambiental
title_sort mobilização do letramento estatístico articulado ao contexto socioambiental
publisher Universidade Federal do Amazonas
publishDate 2019
url https://tede.ufam.edu.br/handle/tede/6936
_version_ 1831969714507612160
score 11.755432