Dissertação

Vivências de prazer-sofrimento no trabalho de Técnico-Administrativos em Educação de uma instituição federal de Minas Gerais

O trabalho é em si um elemento propulsor de energias internas humanas, pois por meio do trabalho o homem realiza e constrói o meio onde vive e interage com outras pessoas, além de formar parte de sua identidade. A presente pesquisa foi realizada com técnico-administrativos em educação de uma institu...

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Autor principal: Moreira, Helda da Silva
Outros Autores: http://lattes.cnpq.br/9481572395033184, https://orcid.org/0000-0003-3445-5073
Grau: Dissertação
Idioma: por
Publicado em: Universidade Federal do Amazonas 2019
Assuntos:
Acesso em linha: https://tede.ufam.edu.br/handle/tede/6943
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spelling oai:https:--tede.ufam.edu.br-handle-:tede-69432019-02-14T05:03:56Z Vivências de prazer-sofrimento no trabalho de Técnico-Administrativos em Educação de uma instituição federal de Minas Gerais Experiences of pleasure-suffering in the work of technical-administrative in education of a federal institution of Minas Gerais Moreira, Helda da Silva Moraes, Rosângela Dutra de http://lattes.cnpq.br/9481572395033184 http://lattes.cnpq.br/2531084466034389 Sampaio, Cláudia Regina Brandão http://lattes.cnpq.br/9255099700096438 Vasconcelos, Ana Cláudia Leal http://lattes.cnpq.br/5800262010756828 Castro, Ewerton Helder Bentes de http://lattes.cnpq.br/9404811031167076 https://orcid.org/0000-0003-3445-5073 Técnico-Administrativos em Educação Psicodinâmica Prazer e Sofrimento Servidores Públicos Federais Saúde do Trabalhador CIÊNCIAS HUMANAS: PSICOLOGIA O trabalho é em si um elemento propulsor de energias internas humanas, pois por meio do trabalho o homem realiza e constrói o meio onde vive e interage com outras pessoas, além de formar parte de sua identidade. A presente pesquisa foi realizada com técnico-administrativos em educação de uma instituição pública federal na cidade de Juiz de Fora – Minas Gerais. O objetivo foi compreender os processos psicodinâmicos que agravam o sofrimento no trabalho e as principais formas de subversão do sofrimento em prazer/satisfação de trabalhadores de um instituto federal de educação em Minas Gerais, usando como referencial a Psicodinâmica do Trabalho, arcabouço teórico proposto por Christophe Dejours (1980). A abordagem usada na pesquisa foi a qualitativa, com uso do método de entrevista semiestruturada e observação participante. Como técnica de análise dos dados, utilizou-se a adaptação proposta por Moraes (2010) à Análise de Teoria Fundamentada – Grounded Theory ou Método da Comparação Constante, que após serem sistematizados foram analisados e articulados com a base teórica da Psicodinâmica do Trabalho e com alguns fundamentos teóricos da psicossociologia, sociologia clínica do trabalho e administração pública. Os resultados da pesquisa indicaram que as principais categorias agravantes do sofrimento no trabalho são a sobrecarga, falta de reconhecimento por parte dos superiores e colegas, conflitos interpessoais, competição, invisibilidade, falta de identificação com o trabalho, realização de atividades burocráticas, condutas patrimonialistas e gerencialistas e assédio moral. As vivências de prazer aparecem vinculadas ao convívio com os demais colegas, realização de atividades dentro do campo de formação, o atendimento às pessoas e demandas. Foram observadas ainda estratégias defensivas como negação, caracterizada pela presença da desconfiança, de individualismo, de isolamento e de banalização das dificuldades da organização do trabalho; racionalização das condições deletérias do trabalho, estratégia de adaptação e a resignação. Contudo, foi percebido também o uso da inteligência prática como fator de mobilização subjetiva para a subversão do sofrimento em prazer no trabalho. The work is itself an element of internal human energies. It is through work that human beings perform and construct the environment where they live and interact with one another. In addition, work helps to form our identity. This research was done with administrative and technical education staff of a federal public institution in the city of Juiz de Fora – Minas Gerais. The objective was to understand the psychodynamic processes which aggravate the suffering at work and the main forms of subversion of suffering in pleasure/satisfaction of employees of a federal institute of education in the State of Minas Gerais. We used the Psychodynamics of Work as a reference. It is a theoretical approach proposed by Christophe Dejours (1980). It follows a qualitative research paradigm, using a semi-structured interview method and participant observation The work used data analysis obtained by using the adaptation proposed by Moraes (2010) of Theory Based Analysis – Grounded Theory or Constant Comparison method, which after being sent were analyzed with the theoretical basis of the Psychodynamics of the work and articulated with some theoretical foundations of social psychology, clinical sociology of labor and public administration. The results indicate that the main suffering aggravating categories at work are overload, lack of recognition by superiors and colleagues, interpersonal conflicts, competition, invisibility, lack of identification with the work, bureaucratic activities, conducts and moral harassment. The experiences of pleasure appear linked to conviviality with other colleagues, taking part of activities within the field of training, the customer service people and demands. We could also observe defensive strategies as denial, characterized by the presence of distrust, of individualism, isolation and trivialization of the difficulties of organizing work; rationalization of deleterious labor conditions, strategies of adaptation and acceptance. However, it was noted the use of practical intelligence as subjective mobilization factor for the subversion of suffering in pleasure at work. 2019-02-13T14:50:38Z 2018-10-04 Dissertação MOREIRA, Helda da Silva. Vivências de prazer-sofrimento no trabalho de Técnico-Administrativos em Educação de uma instituição federal de Minas Gerais. 2018. 134 f. Dissertação (Mestrado em Psicologia) - Faculdade de Psicologia, Universidade Federal do Amazonas, Manaus, 2018. https://tede.ufam.edu.br/handle/tede/6943 por Acesso Aberto http://creativecommons.org/licenses/by-nc-nd/4.0/ application/pdf Universidade Federal do Amazonas Faculdade de Psicologia Brasil UFAM Programa de Pós-graduação em Psicologia
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