Dissertação

Uma proposta de aplicação das fórmulas de Moivre para potenciação e radiciação de números complexos por meio da sala invertida

Esta pesquisa tem como objetivo analisar o estudo das Fórmulas de Moivre, através da Metodologia de Aula Invertida, com utilização do software educacional Geogebra e dos princípios da Geometria Dinâmica e Interativa, aos olhos da Teoria dos Registros de Representações Semióticas, de Raymond Duval, o...

ver descrição completa

Autor principal: Santana, Herminio Edson Maia
Outros Autores: http://lattes.cnpq.br/4786578741048427
Grau: Dissertação
Idioma: por
Publicado em: Universidade Federal do Amazonas 2019
Assuntos:
Acesso em linha: https://tede.ufam.edu.br/handle/tede/6963
id oai:https:--tede.ufam.edu.br-handle-:tede-6963
recordtype dspace
spelling oai:https:--tede.ufam.edu.br-handle-:tede-69632019-02-20T05:03:46Z Uma proposta de aplicação das fórmulas de Moivre para potenciação e radiciação de números complexos por meio da sala invertida Santana, Herminio Edson Maia Lira, Antonio da Fonseca de http://lattes.cnpq.br/4786578741048427 http://lattes.cnpq.br/2666579666823512 Oliveira, Nilomar Vieira de http://lattes.cnpq.br/4870990824639847 Santana Filho, Antonio Ferreira http://lattes.cnpq.br/1731091856595215 Números complexos Sala de aula invertida Informática na educação Geogebra Geometria dinâmica CIÊNCIAS EXATAS E DA TERRA: MATEMÁTICA Esta pesquisa tem como objetivo analisar o estudo das Fórmulas de Moivre, através da Metodologia de Aula Invertida, com utilização do software educacional Geogebra e dos princípios da Geometria Dinâmica e Interativa, aos olhos da Teoria dos Registros de Representações Semióticas, de Raymond Duval, onde será discutido o desenvolvimento do aluno durante o preparo e pesquisa do conteúdo, no que antecede a aula sobre Números Complexos, além de uma análise a respeito das habilidades demonstradas pelos alunos no processo de elaboração de material, slides, gráficos e afins, e da própria apresentação em sala de aula. Para isso, será relatado também o planejamento e execução desta aula por parte do professor e alunos, bem como sobre as ferramentas escolhidas por esses para auxiliar no estudo de tal conteúdo. This research aims to analyze the learning of the Moivre Formulas, through the flippedclassroom methodology, using Geogebra educational software and the principles of the Interactive and Dynamic Geometry, using the Semiotics Representation Theory, by Raymond Duval, where it will be discussed the development of the student through the preparation and study about the Complex Numbers, and a beyond analysis about the skills showed by the students in the material elaboration, including slides and graphics, and the presentment itself. In order to do that, it will be reported the planning and development of this class about the perspective of professor an study, as well as the tools that been choose about them to helps in the research. O Sistema Online é muito intuitivo e nada burocrático. Excelente. Porém, fui informado de que o depósito fora recusado por falta de determinado documento. Quando enviei tal documento, fui informado que o depósito fora novamente recusado por falta de outro documento, o qual já poderia ter providenciado se houvessem me avisado no primeiro email. Dessa forma não adianta ter um sistema não burocrático se as pessoas tendem a complicar. No demais, ótima iniciativa. Grato! 2019-02-19T18:05:43Z 2018-12-06 Dissertação SANTANA, Herminio Edson Maia. Uma proposta de aplicação das fórmulas de Moivre para potenciação e radiciação de números complexos por meio da sala invertida. 2018. 39 f. Dissertação (Mestrado Profissional em Matemática em Rede Nacional) - Instituto de Ciências Exatas, Universidade Federal do Amazonas, Manaus, 2018. https://tede.ufam.edu.br/handle/tede/6963 por Acesso Aberto http://creativecommons.org/licenses/by-nc-nd/4.0/ application/pdf Universidade Federal do Amazonas Instituto de Ciências Exatas Brasil UFAM Programa de Pós-graduação em Matemática
institution TEDE - Universidade Federal do Amazonas
collection TEDE-UFAM
language por
topic Números complexos
Sala de aula invertida
Informática na educação
Geogebra
Geometria dinâmica
CIÊNCIAS EXATAS E DA TERRA: MATEMÁTICA
spellingShingle Números complexos
Sala de aula invertida
Informática na educação
Geogebra
Geometria dinâmica
CIÊNCIAS EXATAS E DA TERRA: MATEMÁTICA
Santana, Herminio Edson Maia
Uma proposta de aplicação das fórmulas de Moivre para potenciação e radiciação de números complexos por meio da sala invertida
topic_facet Números complexos
Sala de aula invertida
Informática na educação
Geogebra
Geometria dinâmica
CIÊNCIAS EXATAS E DA TERRA: MATEMÁTICA
description Esta pesquisa tem como objetivo analisar o estudo das Fórmulas de Moivre, através da Metodologia de Aula Invertida, com utilização do software educacional Geogebra e dos princípios da Geometria Dinâmica e Interativa, aos olhos da Teoria dos Registros de Representações Semióticas, de Raymond Duval, onde será discutido o desenvolvimento do aluno durante o preparo e pesquisa do conteúdo, no que antecede a aula sobre Números Complexos, além de uma análise a respeito das habilidades demonstradas pelos alunos no processo de elaboração de material, slides, gráficos e afins, e da própria apresentação em sala de aula. Para isso, será relatado também o planejamento e execução desta aula por parte do professor e alunos, bem como sobre as ferramentas escolhidas por esses para auxiliar no estudo de tal conteúdo.
author_additional Lira, Antonio da Fonseca de
author_additionalStr Lira, Antonio da Fonseca de
format Dissertação
author Santana, Herminio Edson Maia
author2 http://lattes.cnpq.br/4786578741048427
author2Str http://lattes.cnpq.br/4786578741048427
title Uma proposta de aplicação das fórmulas de Moivre para potenciação e radiciação de números complexos por meio da sala invertida
title_short Uma proposta de aplicação das fórmulas de Moivre para potenciação e radiciação de números complexos por meio da sala invertida
title_full Uma proposta de aplicação das fórmulas de Moivre para potenciação e radiciação de números complexos por meio da sala invertida
title_fullStr Uma proposta de aplicação das fórmulas de Moivre para potenciação e radiciação de números complexos por meio da sala invertida
title_full_unstemmed Uma proposta de aplicação das fórmulas de Moivre para potenciação e radiciação de números complexos por meio da sala invertida
title_sort uma proposta de aplicação das fórmulas de moivre para potenciação e radiciação de números complexos por meio da sala invertida
publisher Universidade Federal do Amazonas
publishDate 2019
url https://tede.ufam.edu.br/handle/tede/6963
_version_ 1831969719143366656
score 11.753896