Dissertação

Prática pedagógica dos docentes enfermeiros do curso de Enfermagem de uma instituição de ensino superior pública de Manaus – AM

Introdução: A prática pedagógica é tema basilar no exercício profissional docente, no ensino superior em saúde, sobretudo o de Enfermagem, é necessário que os docentes entendam suas práticas na perspectiva pedagógica a fim de concretizar um processo de ensino-aprendizado significativo ao estudante,...

ver descrição completa

Autor principal: Neves, Joice Claret
Outros Autores: http://lattes.cnpq.br/2628214486609761, https://orcid.org/0000-0003-2740-2053
Grau: Dissertação
Idioma: por
Publicado em: Universidade Federal do Amazonas - Universidade do Estado do Pará 2019
Assuntos:
Acesso em linha: https://tede.ufam.edu.br/handle/tede/7015
Resumo:
Introdução: A prática pedagógica é tema basilar no exercício profissional docente, no ensino superior em saúde, sobretudo o de Enfermagem, é necessário que os docentes entendam suas práticas na perspectiva pedagógica a fim de concretizar um processo de ensino-aprendizado significativo ao estudante, com base na atuação social. Objetivo: Analisar a prática pedagógica dos docentes enfermeiros do Curso de Enfermagem de uma IES pública na cidade de Manaus – AM. Metodologia: Estudo descritivo, qualitativo, utilizando-se como técnica de levantamento e dados a entrevista e grupo focal; como instrumento de coleta, questionário e roteiro semiestruturado e como sujeitos, docentes enfermeiros de um Curso de Graduação em Enfermagem na cidade de Manaus-AM. Para analisar os dados foi utilizada a análise de conteúdo proposta por Bardin. Resultados: O perfil técnico pedagógico dos docentes indicou que: existe uma predominância do sexo feminino sobre o masculino, que a idade média dos participantes é de 45,3 anos, que a maioria dos docentes têm mais de 20 anos de graduados e mais de 23 anos de experiência na docência do ensino superior, 12 docentes são doutores tendo todos realizado Curso de especialização e mestrado; dos 17 bacharéis em Enfermagem 2 têm licenciatura em Enfermagem; em relação ao tempo de docência: 4 são novatos, 6 são intermediários e 7 são experimentados, 8 desses docentes se encontram em fase de divergência, etapa decisiva para o interesse a continuidade da docência; em relação ao regime de trabalho que: 15 dos 17 docentes são dedicação exclusiva e 2 vinte horas semanais. A prática pedagógica é desenvolvida por meio do planejamento das atividades de ensino, da utilização de diferentes estratégias de ensino, da utilização de cenários variados para o processo ensino-aprendizagem e da formação para cidadania; as mudanças produzidas nas práticas dos docentes ao longo do tempo foram, de detentor do conhecimento a facilitador da aprendizagem, de uma relação verticalizada para uma relação horizontalizada, de um exercício da docência com base na ação-reflexão-ação, do ensino baseado nas competências profissionais e no conhecimento prévio dos estudantes; os fatores que contribuíram para mudanças na prática docente foram: realizar cursos de pós-graduação, aprender com os pares, participar da gestão e usar as inovações tecnológicas; o exercício da docência ensinou os docentes a serem resilientes e trabalhar em equipe, a buscar constantemente o conhecimento pois ele é mutável, e ser referência para o estudante; as expectativas dos docentes em relação a sua prática pedagógica são: formar enfermeiros críticos-reflexivos, formar enfermeiros que prestem um cuidado ético, humanizado, seguro e de qualidade, ter reconhecimento do seu trabalho docente, fortalecer a prática pedagógica por meio da pesquisa e da formação pautada na Prática Baseada em Evidências; os docentes referiram como facilidades no desenvolvimento da prática pedagógica a cultura organizacional da IES, o fato de ser egresso da instituição, a liberdade metodológica para ensinar, o acesso aos gestores da IES, a IES como incentivadora pela busca do conhecimento, as facilidades relacionadas à infraestrutura, o fácil acesso à tecnologia e a estrutura física e de recursos materiais para o desempenho do trabalho; como fatores limitantes à prática pedagógica foram referidos: limitações relacionadas aos estudantes, limitações relacionadas ao docente, falta de capacitação pedagógica, falta de interação entre os docentes, sobrecarga de trabalho, dicotomia entre teoria e prática e compartilhamento/fragmentação das disciplinas; as sugestões para desenvolver uma prática crítica-emancipatória foram: promover condições de satisfação, otimização do processo de trabalho, adotar as DCN como parâmetro para formação e mudanças na abordagem pedagógica. Conclusão: A prática pedagógica dos docentes se mostrou multifacetada, os docentes trazem consigo diferentes graus de conhecimento sobre os fundamentos de uma prática docente que contribua para uma formação crítica-reflexiva recomendada pelas DCN. Por outro lado, seu potencial é indiscutível necessitando de algumas iniciativas que articulem o processo de trabalho, dando-lhe mais coesão e unicidade permitindo ao grupo enxergar suas fortalezas.