Dissertação

Prática pedagógica dos docentes enfermeiros do curso de Enfermagem de uma instituição de ensino superior pública de Manaus – AM

Introdução: A prática pedagógica é tema basilar no exercício profissional docente, no ensino superior em saúde, sobretudo o de Enfermagem, é necessário que os docentes entendam suas práticas na perspectiva pedagógica a fim de concretizar um processo de ensino-aprendizado significativo ao estudante,...

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Autor principal: Neves, Joice Claret
Outros Autores: http://lattes.cnpq.br/2628214486609761, https://orcid.org/0000-0003-2740-2053
Grau: Dissertação
Idioma: por
Publicado em: Universidade Federal do Amazonas - Universidade do Estado do Pará 2019
Assuntos:
Acesso em linha: https://tede.ufam.edu.br/handle/tede/7015
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spelling oai:https:--tede.ufam.edu.br-handle-:tede-70152019-03-13T05:03:45Z Prática pedagógica dos docentes enfermeiros do curso de Enfermagem de uma instituição de ensino superior pública de Manaus – AM Pedagogical practice of nursing professors of the Nursing course of a public institutions of higher education the Manaus - AM Neves, Joice Claret Silva, Nair Chase da http://lattes.cnpq.br/2628214486609761 http://lattes.cnpq.br/0446971881472652 Coelho, Maria Marly de Oliveira http://lattes.cnpq.br/3172102502440463 Santana, Mary Elizabeth de http://lattes.cnpq.br/6616236152960399 https://orcid.org/0000-0003-2740-2053 Prática pedagógica Prática docente Ensino superior Enfermagem CIÊNCIAS DA SAÚDE: ENFERMAGEM Introdução: A prática pedagógica é tema basilar no exercício profissional docente, no ensino superior em saúde, sobretudo o de Enfermagem, é necessário que os docentes entendam suas práticas na perspectiva pedagógica a fim de concretizar um processo de ensino-aprendizado significativo ao estudante, com base na atuação social. Objetivo: Analisar a prática pedagógica dos docentes enfermeiros do Curso de Enfermagem de uma IES pública na cidade de Manaus – AM. Metodologia: Estudo descritivo, qualitativo, utilizando-se como técnica de levantamento e dados a entrevista e grupo focal; como instrumento de coleta, questionário e roteiro semiestruturado e como sujeitos, docentes enfermeiros de um Curso de Graduação em Enfermagem na cidade de Manaus-AM. Para analisar os dados foi utilizada a análise de conteúdo proposta por Bardin. Resultados: O perfil técnico pedagógico dos docentes indicou que: existe uma predominância do sexo feminino sobre o masculino, que a idade média dos participantes é de 45,3 anos, que a maioria dos docentes têm mais de 20 anos de graduados e mais de 23 anos de experiência na docência do ensino superior, 12 docentes são doutores tendo todos realizado Curso de especialização e mestrado; dos 17 bacharéis em Enfermagem 2 têm licenciatura em Enfermagem; em relação ao tempo de docência: 4 são novatos, 6 são intermediários e 7 são experimentados, 8 desses docentes se encontram em fase de divergência, etapa decisiva para o interesse a continuidade da docência; em relação ao regime de trabalho que: 15 dos 17 docentes são dedicação exclusiva e 2 vinte horas semanais. A prática pedagógica é desenvolvida por meio do planejamento das atividades de ensino, da utilização de diferentes estratégias de ensino, da utilização de cenários variados para o processo ensino-aprendizagem e da formação para cidadania; as mudanças produzidas nas práticas dos docentes ao longo do tempo foram, de detentor do conhecimento a facilitador da aprendizagem, de uma relação verticalizada para uma relação horizontalizada, de um exercício da docência com base na ação-reflexão-ação, do ensino baseado nas competências profissionais e no conhecimento prévio dos estudantes; os fatores que contribuíram para mudanças na prática docente foram: realizar cursos de pós-graduação, aprender com os pares, participar da gestão e usar as inovações tecnológicas; o exercício da docência ensinou os docentes a serem resilientes e trabalhar em equipe, a buscar constantemente o conhecimento pois ele é mutável, e ser referência para o estudante; as expectativas dos docentes em relação a sua prática pedagógica são: formar enfermeiros críticos-reflexivos, formar enfermeiros que prestem um cuidado ético, humanizado, seguro e de qualidade, ter reconhecimento do seu trabalho docente, fortalecer a prática pedagógica por meio da pesquisa e da formação pautada na Prática Baseada em Evidências; os docentes referiram como facilidades no desenvolvimento da prática pedagógica a cultura organizacional da IES, o fato de ser egresso da instituição, a liberdade metodológica para ensinar, o acesso aos gestores da IES, a IES como incentivadora pela busca do conhecimento, as facilidades relacionadas à infraestrutura, o fácil acesso à tecnologia e a estrutura física e de recursos materiais para o desempenho do trabalho; como fatores limitantes à prática pedagógica foram referidos: limitações relacionadas aos estudantes, limitações relacionadas ao docente, falta de capacitação pedagógica, falta de interação entre os docentes, sobrecarga de trabalho, dicotomia entre teoria e prática e compartilhamento/fragmentação das disciplinas; as sugestões para desenvolver uma prática crítica-emancipatória foram: promover condições de satisfação, otimização do processo de trabalho, adotar as DCN como parâmetro para formação e mudanças na abordagem pedagógica. Conclusão: A prática pedagógica dos docentes se mostrou multifacetada, os docentes trazem consigo diferentes graus de conhecimento sobre os fundamentos de uma prática docente que contribua para uma formação crítica-reflexiva recomendada pelas DCN. Por outro lado, seu potencial é indiscutível necessitando de algumas iniciativas que articulem o processo de trabalho, dando-lhe mais coesão e unicidade permitindo ao grupo enxergar suas fortalezas. Introduction: The pedagogical practice is fundamental theme in the teaching profession, in higher education in health, especially in nursing, it is necessary for teachers to understand their practices from the pedagogical perspective, in order to perform a process of meaningful teaching and learning for the student, based on social performance. Objective: To analyze the pedagogical practice of nursing professors of the nursing course of a public IES (Institutions of Higher Education- HEI) in the city of Manaus - AM. Methodology: Descriptive and qualitative study, using as survey technique and interview data and specific group, as a questionnaire collection instrument and semi structured script and as participants, nursing teachers, of a nursing undergraduate course in the city of Manaus-AM . To analyze the data, was used the content analysis proposed by Bardin. Results: The pedagogical technical profile of the teachers indicated that: there is a predominance of females over males, that the average age of the participants is 45.3 years, that most of the teachers are more than 20 years graduate and more than 23 years of experience in teaching higher education, 12 professors are doctors having all carried out specialization course and master's degree, of the 17 bachelors in nursing two have a degree in nursing; in relation to the time of teaching that: 4 are beginners, 6 are intermediate and 7 are experienced, 8 of these teachers are in the phase of divergence, decisive stage for the interest in the continuity of teaching; in relation to the work regime that: 15 of the 17 teachers are exclusive dedication and 2 twenty hours a week. The pedagogical practice is developed through the planning of teaching activities, the use of different teaching strategies, the use of varied scenarios for the teaching-learning process and training for citizenship; the changes produced in the practices of teachers over time were, from knowledge holder to learning facilitator, from a vertical relationship to a horizontal relationship, from a teaching exercise based on action-reflection-action, from competence-based teaching professional knowledge and prior knowledge of the students; the factors that contributed to changes in teaching practice were: undertake postgraduate courses, learn from peers, participate in management and use technological innovations; the teaching exercise taught teachers to be resilient and work as a team, to constantly seek knowledge as it is changeable, and to be a reference for the student; the expectations of teachers in relation to their pedagogical practice are: to train critical-reflexive nurses, to train nurses who provide an ethical, humanized, safe and quality care, to have recognition of their teaching work, to strengthen pedagogical practice through research and Evidence-Based Practice; the teachers referred as facilities in the development of pedagogical practice the organizational culture of the HEI, the fact of being egressed from the institution, methodological freedom to teach, access to HEI managers, HEI as an incentive for the search for knowledge, facilities related to infrastructure, easy access to technology and the physical structure and material resources for the performance of work; as limiting factors for pedagogical practice were mentioned: limitations related to students, limitations related to the teacher, lack of pedagogical training, lack of interaction among teachers, work overload, dichotomy between theory and practice and sharing / fragmentation of the disciplines; the suggestions to develop a critical-emancipatory practice were: to promote conditions of satisfaction, optimization of the work process, to adopt the DCN (National Curricular Guidelines) as a parameter for training and changes in the pedagogical approach. Conclusion: Teachers pedagogical practice has proved to be multifaceted. Teachers bring with them different degrees of knowledge about the fundamentals of a teaching practice that contributes to a critical-reflexive formation recommended by the DCN. On the other hand, its potential is indisputable, necessitating some initiatives that articulate the work process, giving it more cohesion and unity, allowing the group to see its strengths. 2019-03-12T14:37:40Z 2018-12-19 Dissertação NEVES, Joice Claret. Prática pedagógica dos docentes enfermeiros do curso de Enfermagem de uma instituição de ensino superior pública de Manaus – AM. 2018. 149 f. Dissertação (Mestrado em Enfermagem) - Universidade Federal do Amazonas - Universidade do Estado do Pará, Manaus, 2018. https://tede.ufam.edu.br/handle/tede/7015 por Acesso Aberto http://creativecommons.org/licenses/by/4.0/ application/pdf Universidade Federal do Amazonas - Universidade do Estado do Pará Faculdade de Enfermagem Brasil UFAM - UEPA Programa de Pós-graduação em Enfermagem
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