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Dissertação
Jogos digitais e mediações didáticas para o ensino de ciências com ênfase em física
A dissertação apresentada investiga o uso de Jogos Digitais como recursos estratégicos de mediação didática para o processo de ensino-aprendizagem das Ciências da Natureza, particularmente, em relação aos conteúdos ministrados de Física, enquanto componente curricular para os primeiros anos do Ensin...
Autor principal: | Ferreira, Eliane da Silva Soares |
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Outros Autores: | http://lattes.cnpq.br/7935154785332323 |
Grau: | Dissertação |
Idioma: | por |
Publicado em: |
Universidade Federal do Amazonas
2019
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Assuntos: | |
Acesso em linha: |
https://tede.ufam.edu.br/handle/tede/7034 |
Resumo: |
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A dissertação apresentada investiga o uso de Jogos Digitais como recursos estratégicos de mediação didática para o processo de ensino-aprendizagem das Ciências da Natureza, particularmente, em relação aos conteúdos ministrados de Física, enquanto componente curricular para os primeiros anos do Ensino Fundamental. A pesquisa foi desenvolvida em quatro Ateliês, todos relacionados à formação docente dirigida ao Ensino Fundamental. Os resultados destas ações auxiliaram a identificar os componentes curriculares mais abordados nas aulas de Ciências da Natureza, investigar quais os tópicos de Física, inseridos entre os conteúdos, se faz mais presente. Visitas feitas in loco a uma escola localizada num dos bairros da cidade de Manaus, evidenciaram abordagem quase exclusiva sobre Higiene e Meio Ambiente, além de completa ausência de atividades experimentais nessa etapa de ensino. Questões vinculadas à formação da cidadania apontam a necessidade de incorporar conhecimentos físicos às atividades cotidianas dos alunos em função dos avanços tecnológicos. A metodologia da pesquisa foi constituída a partir da abordagem qualitativa com ênfase no estudo de caso, tendo como referência os pressupostos construtivistas de Piaget e a Teoria Ator-Rede de Latour. Como resultado, o estudo evidenciou que as crianças precisam de tempo e experiência para reconhecer, refinar as ideias de conhecimento físico, pois é a relação entre a experimentação ativa e o objeto que pode desenvolver a compreensão de conceitos científicos organizados a partir de problemas resolvidos e obstáculos superados. |