Dissertação

Uma análise pedagógica dos dados estatísticos das provas de matemática dos anos finais do ensino fundamental do SAEB, no período de 2011 a 2017

Este trabalho procura discutir o uso das informações das avaliações de larga escala no trabalho pedagógico docente em sala de aula. Essas avaliações buscam mensurar as habilidades cognitivas dos estudantes por meio de conteúdos concernentes às áreas de Língua Portuguesa e Matemática, sendo também...

ver descrição completa

Autor principal: Rocha, Eloy da Silva
Outros Autores: http://lattes.cnpq.br/1220482456448947
Grau: Dissertação
Idioma: por
Publicado em: Universidade Federal do Amazonas 2019
Assuntos:
Acesso em linha: https://tede.ufam.edu.br/handle/tede/7136
Resumo:
Este trabalho procura discutir o uso das informações das avaliações de larga escala no trabalho pedagógico docente em sala de aula. Essas avaliações buscam mensurar as habilidades cognitivas dos estudantes por meio de conteúdos concernentes às áreas de Língua Portuguesa e Matemática, sendo também, por outro viés, um indicativo sobre a qualidade de ensino das escolas, que desencadeia na tomada de decisões da gestão escolar. Foi nesse contexto que surgiu o Sistema Nacional de Educação da Educação Básica (Saeb), que é um sistema composto por avaliações externas, aplicadas em larga escala e que têm como principal objetivo diagnosticar, com profundidade, a Educação Básica do Brasil. Consoante, as argumentações deste trabalho partem dos objetivos de entender a metodologia do Saeb; promover três melhorias no desempenho dos estudantes; tornar explícito para os professores quais habilidades e competências são verificados pelo Saeb; viabilizar aos professores a apropriação dos resultados do Saeb e ajudar os professores nas suas atividades docentes. A reflexão que conduz ao debate foi construída a partir de pesquisas bibliográficas por meio de documentos oficiais que norteiam a metodologia de elaboração, aplicação e divulgação dos resultados do Saeb e de estudiosos especializados em avaliação. Procura-se por meio dessa dissertação aproximar as avaliações externas de larga escala ao contexto escolar, tornando os dados coletados mais relevantes para ajudar o professor a aprimorar o aprendizado dos estudantes. Esperamos que esta dissertação seja profícua, especialmente aos professores de Matemática, nas possibilidades de intervenção da aprendizagem, na compreensão desse mecanismo que movimenta toda a sistemática do Saeb assim como de outras avaliações educacionais da atualidade.