Dissertação

Uma análise pedagógica dos dados estatísticos das provas de matemática dos anos finais do ensino fundamental do SAEB, no período de 2011 a 2017

Este trabalho procura discutir o uso das informações das avaliações de larga escala no trabalho pedagógico docente em sala de aula. Essas avaliações buscam mensurar as habilidades cognitivas dos estudantes por meio de conteúdos concernentes às áreas de Língua Portuguesa e Matemática, sendo também...

ver descrição completa

Autor principal: Rocha, Eloy da Silva
Outros Autores: http://lattes.cnpq.br/1220482456448947
Grau: Dissertação
Idioma: por
Publicado em: Universidade Federal do Amazonas 2019
Assuntos:
Acesso em linha: https://tede.ufam.edu.br/handle/tede/7136
id oai:https:--tede.ufam.edu.br-handle-:tede-7136
recordtype dspace
spelling oai:https:--tede.ufam.edu.br-handle-:tede-71362019-05-11T05:04:08Z Uma análise pedagógica dos dados estatísticos das provas de matemática dos anos finais do ensino fundamental do SAEB, no período de 2011 a 2017 Rocha, Eloy da Silva Prata, Roberto Antonio Cordeiro http://lattes.cnpq.br/1220482456448947 http://lattes.cnpq.br/5159150780688575 Oliveira, Nilomar Vieira de http://lattes.cnpq.br/4870990824639847 Sousa, Jeanne Moreira de http://lattes.cnpq.br/3452575521411050 Avaliação externa Professor de matemática Avaliação da aprendizagem Sistema Nacional de Educação da Educação Básica Desempenho de alunos Competências na educação CIÊNCIAS EXATAS E DA TERRA: MATEMÁTICA Este trabalho procura discutir o uso das informações das avaliações de larga escala no trabalho pedagógico docente em sala de aula. Essas avaliações buscam mensurar as habilidades cognitivas dos estudantes por meio de conteúdos concernentes às áreas de Língua Portuguesa e Matemática, sendo também, por outro viés, um indicativo sobre a qualidade de ensino das escolas, que desencadeia na tomada de decisões da gestão escolar. Foi nesse contexto que surgiu o Sistema Nacional de Educação da Educação Básica (Saeb), que é um sistema composto por avaliações externas, aplicadas em larga escala e que têm como principal objetivo diagnosticar, com profundidade, a Educação Básica do Brasil. Consoante, as argumentações deste trabalho partem dos objetivos de entender a metodologia do Saeb; promover três melhorias no desempenho dos estudantes; tornar explícito para os professores quais habilidades e competências são verificados pelo Saeb; viabilizar aos professores a apropriação dos resultados do Saeb e ajudar os professores nas suas atividades docentes. A reflexão que conduz ao debate foi construída a partir de pesquisas bibliográficas por meio de documentos oficiais que norteiam a metodologia de elaboração, aplicação e divulgação dos resultados do Saeb e de estudiosos especializados em avaliação. Procura-se por meio dessa dissertação aproximar as avaliações externas de larga escala ao contexto escolar, tornando os dados coletados mais relevantes para ajudar o professor a aprimorar o aprendizado dos estudantes. Esperamos que esta dissertação seja profícua, especialmente aos professores de Matemática, nas possibilidades de intervenção da aprendizagem, na compreensão desse mecanismo que movimenta toda a sistemática do Saeb assim como de outras avaliações educacionais da atualidade. This paper aims to discuss the use of information from large-scale evaluations in the pedagogical teaching work in the classroom. These assessments seek to measure the students cognitive abilities through contents related to the Portuguese Language and Mathematics areas, being also, on the other hand, an indication of the quality of teaching in schools, which triggers the decision making of school management. It was in this context that the System of Assessment of Basic Education (Saeb) was created, which is a system composed of external evaluations, applied in a large scale and whose main objective is to diagnose, in depth, the Basic Education in Brazil. Accordingly, the arguments of this paper depart from the objectives of understanding Saebs methodology; promote three improvements in students performance; make explicit to teachers what skills and competencies are verified by Saeb; enable teachers to appropriate the results of Saeb and help teachers in their teaching activities. The reflection that led to the debate was built from bibliographical research through official documents that guide the methodology for the elaboration, application and dissemination of the results of Saeb and of experts specialized in evaluation. This dissertation seeks to bring large scale external evaluations into the school context, making the data collected more relevant to help the teacher improve students learning. We hope this dissertation to be useful, especially to teachers of Mathematics, in the possibilities of intervention of the learning, in the understanding of this mechanism that moves the whole systematics of the Saeb as well as other educational evaluations of the present time. CAPES - Coordenação de Aperfeiçoamento de Pessoal de Nível Superior 2019-05-10T14:04:25Z 2019-04-26 Dissertação Uma análise pedagógica dos dados estatísticos das provas de matemática dos anos finais do ensino fundamental do SAEB, no período de 2011 a 2017. 2019. 99 f. Dissertação (Mestrado Profissional em Matemática em Rede Nacional) - Universidade Federal do Amazonas, Manaus, 2019. https://tede.ufam.edu.br/handle/tede/7136 por Acesso Aberto application/pdf Universidade Federal do Amazonas Instituto de Ciências Exatas Brasil UFAM Programa de Pós-graduação em Matemática
institution TEDE - Universidade Federal do Amazonas
collection TEDE-UFAM
language por
topic Avaliação externa
Professor de matemática
Avaliação da aprendizagem
Sistema Nacional de Educação da Educação Básica
Desempenho de alunos
Competências na educação
CIÊNCIAS EXATAS E DA TERRA: MATEMÁTICA
spellingShingle Avaliação externa
Professor de matemática
Avaliação da aprendizagem
Sistema Nacional de Educação da Educação Básica
Desempenho de alunos
Competências na educação
CIÊNCIAS EXATAS E DA TERRA: MATEMÁTICA
Rocha, Eloy da Silva
Uma análise pedagógica dos dados estatísticos das provas de matemática dos anos finais do ensino fundamental do SAEB, no período de 2011 a 2017
topic_facet Avaliação externa
Professor de matemática
Avaliação da aprendizagem
Sistema Nacional de Educação da Educação Básica
Desempenho de alunos
Competências na educação
CIÊNCIAS EXATAS E DA TERRA: MATEMÁTICA
description Este trabalho procura discutir o uso das informações das avaliações de larga escala no trabalho pedagógico docente em sala de aula. Essas avaliações buscam mensurar as habilidades cognitivas dos estudantes por meio de conteúdos concernentes às áreas de Língua Portuguesa e Matemática, sendo também, por outro viés, um indicativo sobre a qualidade de ensino das escolas, que desencadeia na tomada de decisões da gestão escolar. Foi nesse contexto que surgiu o Sistema Nacional de Educação da Educação Básica (Saeb), que é um sistema composto por avaliações externas, aplicadas em larga escala e que têm como principal objetivo diagnosticar, com profundidade, a Educação Básica do Brasil. Consoante, as argumentações deste trabalho partem dos objetivos de entender a metodologia do Saeb; promover três melhorias no desempenho dos estudantes; tornar explícito para os professores quais habilidades e competências são verificados pelo Saeb; viabilizar aos professores a apropriação dos resultados do Saeb e ajudar os professores nas suas atividades docentes. A reflexão que conduz ao debate foi construída a partir de pesquisas bibliográficas por meio de documentos oficiais que norteiam a metodologia de elaboração, aplicação e divulgação dos resultados do Saeb e de estudiosos especializados em avaliação. Procura-se por meio dessa dissertação aproximar as avaliações externas de larga escala ao contexto escolar, tornando os dados coletados mais relevantes para ajudar o professor a aprimorar o aprendizado dos estudantes. Esperamos que esta dissertação seja profícua, especialmente aos professores de Matemática, nas possibilidades de intervenção da aprendizagem, na compreensão desse mecanismo que movimenta toda a sistemática do Saeb assim como de outras avaliações educacionais da atualidade.
author_additional Prata, Roberto Antonio Cordeiro
author_additionalStr Prata, Roberto Antonio Cordeiro
format Dissertação
author Rocha, Eloy da Silva
author2 http://lattes.cnpq.br/1220482456448947
author2Str http://lattes.cnpq.br/1220482456448947
title Uma análise pedagógica dos dados estatísticos das provas de matemática dos anos finais do ensino fundamental do SAEB, no período de 2011 a 2017
title_short Uma análise pedagógica dos dados estatísticos das provas de matemática dos anos finais do ensino fundamental do SAEB, no período de 2011 a 2017
title_full Uma análise pedagógica dos dados estatísticos das provas de matemática dos anos finais do ensino fundamental do SAEB, no período de 2011 a 2017
title_fullStr Uma análise pedagógica dos dados estatísticos das provas de matemática dos anos finais do ensino fundamental do SAEB, no período de 2011 a 2017
title_full_unstemmed Uma análise pedagógica dos dados estatísticos das provas de matemática dos anos finais do ensino fundamental do SAEB, no período de 2011 a 2017
title_sort uma análise pedagógica dos dados estatísticos das provas de matemática dos anos finais do ensino fundamental do saeb, no período de 2011 a 2017
publisher Universidade Federal do Amazonas
publishDate 2019
url https://tede.ufam.edu.br/handle/tede/7136
_version_ 1831969752038244352
score 11.753896