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Dissertação
Aprendendo com a escassez: alternativas de uso da água em Eirunepé/AM
A cidade de Eirunepé (AM) apresenta problemas quanto à distribuição da água oferecida pela Companhia de Saneamento do Amazonas - COSAMA. O crescimento populacional aliado aos parcos investimentos na ampliação da rede de abastecimento força a população a buscar soluções alternativas no combate à e...
Autor principal: | Gomes, Carlos Henrique Rodrigues |
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Outros Autores: | http://lattes.cnpq.br/9621961163610935 |
Grau: | Dissertação |
Idioma: | por |
Publicado em: |
Universidade Federal do Amazonas
2019
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Assuntos: | |
Acesso em linha: |
https://tede.ufam.edu.br/handle/tede/7143 |
Resumo: |
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A cidade de Eirunepé (AM) apresenta problemas quanto à distribuição da água oferecida pela
Companhia de Saneamento do Amazonas - COSAMA. O crescimento populacional aliado aos
parcos investimentos na ampliação da rede de abastecimento força a população a buscar
soluções alternativas no combate à escassez deste bem que é essencial para a sobrevivência
humana. Neste sentido buscou-se entender, a partir da percepção dos discentes do IFAM/
Campus Eirunepé, como ocorre o abastecimento de água oferecido pela COSAMA, quais
ações são adotadas por suas famílias quando este bem não é ofertado pelo Estado e de que
forma o poder público e a população atuam na garantia da qualidade da água a todos os
habitantes. A pesquisa procura responder a indagação sobre quais as alternativas de uso da
água usadas pela população de Eirunepé. Ajustado à teoria da dialética da complexidade
sistêmica foi realizado um estudo de caso utilizando a percepção ambiental de dezoito
discentes regularmente matriculados no IFAM/Campus Eirunepé distribuídos igualmente
pelos seis bairros da cidade: Nossa Senhora de Fátima, São José, Aparecida, Centro, Perpétuo
Socorro e Santo Antônio. Para a coleta de dados adotou-se um plano que consiste em:
Pesquisa Bibliográfica, Pesquisa Documental e Pesquisa de Campo. As técnicas para
obtenção de dados na Pesquisa de Campo foram compostas por: entrevistas, debates, oficinas,
desenvolvimento de textos e diário de campo. Assim os capítulos dissertarão sobre os
objetivos específicos contidos no trabalho para, ao final, atender ao objetivo geral que é a
elaboração de um Guia Pedagógico que descreverá as alternativas para o abastecimento de
água percepção dos discentes acerca das estratégias das famílias na garantia do abastecimento
de água em Eirunepé (AM). Cada capítulo procurará argumentar os seguintes tópicos:
Capítulo I – Contextualização da Área de Estudo. Capítulo II – Políticas de Abastecimento de
água em Eirunepé. Capítulo III – Percepção Ambiental discente sobre os meios alternativos
de captação e uso da água em Eirunepé. Capítulo IV – Material Didático/Pedagógico
(Produto). O estudo mostrou como as famílias atuam na obtenção da água quando não
ofertada pelo poder público. Elas procuram adaptar-se às realidades que as cercam e por isso
desenvolvem estratégias de sobrevivência alterando o meio no qual estão inseridos. Por fim,
foi elaborado um Guia Pedagógico que tem como finalidade contribuir para a prática
pedagógica docente sobre a percepção e alternativas de uso da água implementadas pelas
famílias na tentativa de solucionarem possíveis problemas de fornecimento deste bem por
parte do poder público. |