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Dissertação
Percepção Ambiental e desenvolvimento Scratch: uso da água no pulsar do Rio Juruá – Eirunepé – Amazonas
Esta dissertação se baseia no pressuposto de que o uso do Software educacional Scratch pode contribuir para o ensino de Ciências Ambientais, proporcionando aos sujeitos da pesquisa uma aprendizagem significativa sobre o ambiente em que vivem. Tem como objetivo a construção de animações dinâmicas...
Autor principal: | Lima, William Vieira de |
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Outros Autores: | http://lattes.cnpq.br/5679307359044495 |
Grau: | Dissertação |
Idioma: | por |
Publicado em: |
Universidade Federal do Amazonas
2018
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Assuntos: | |
Acesso em linha: |
https://tede.ufam.edu.br/handle/tede/6695 |
Resumo: |
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Esta dissertação se baseia no pressuposto de que o uso do Software educacional
Scratch pode contribuir para o ensino de Ciências Ambientais, proporcionando aos
sujeitos da pesquisa uma aprendizagem significativa sobre o ambiente em que vivem.
Tem como objetivo a construção de animações dinâmicas sobre o uso da água com
o uso do Scratch. Para alcançar os objetivos propostos da pesquisa, foi estudada a
percepção ambiental dos sujeitos sobre o uso da água no pulsar do rio Juruá, bem
como o Software educacional Scratch e suas possibilidades para o desenvolvimento
do pensamento computacional. O estudo foi realizado em uma escola pública do
interior do estado do Amazonas, tendo como participantes o professor-pesquisador e
vinte e quatro discentes. A base do trabalho foi a Abordagem da Complexidade
Sistêmica. Diante da necessidade de descrever e explicar o fenômeno social em seu
contexto, com uso do Estudo de Caso como procedimento metodológico, que permite
o uso de múltiplas fontes para explorar o fenômeno em profundidade. Os alunos foram
incentivados a desenvolver animações dinâmicas com o uso do Scratch e foram
estudados para verificar se a ferramenta proporciona um aprendizado dos conteúdos
relacionados às Ciências Ambientais, especificamente o tema água. Para análise,
foram realizadas estatísticas descritivas, após alimentação da base de dados, com
registros das entrevistas, questionário e dados registrados no diário de campo. A
pesquisa mostra que o Scratch pode ser uma ajuda importante para o trabalho
curricular, devido ao seu caráter motivacional, desafiador e construtivo, podendo ser
inserido como uma proposta pedagógica nas escolas de educação básica. |