Dissertação

Os saberes Mura: perspectivas interculturais de educação escolar indígena

O texto traz uma abordagem sobre a educação escolar da etnia Mura que habita o município de Autazes, interior do estado do Amazonas, no contexto da Escola Municipal Indígena Dr. Jacobina, localizada na aldeia indígena São Félix, no Km 94 da AM-254, acesso pela BR-319, partindo da entrada do municípi...

ver descrição completa

Autor principal: Dorzanio, Andreza da Silva
Outros Autores: http://lattes.cnpq.br/8329528533163422
Grau: Dissertação
Idioma: por
Publicado em: Universidade Federal do Amazonas 2019
Assuntos:
Acesso em linha: https://tede.ufam.edu.br/handle/tede/7197
id oai:https:--tede.ufam.edu.br-handle-:tede-7197
recordtype dspace
spelling oai:https:--tede.ufam.edu.br-handle-:tede-71972019-06-07T05:03:46Z Os saberes Mura: perspectivas interculturais de educação escolar indígena The Mura knowledge: intercultural perspectives of indigenous school education Dorzanio, Andreza da Silva Justamand, Michel http://lattes.cnpq.br/8329528533163422 http://lattes.cnpq.br/7981122122060818 Rodrigues, Renan Albuquerque http://lattes.cnpq.br/5718379036623772 Lima, Osmarina Guimarães de http://lattes.cnpq.br/8593296452319918 Escolas indígenas Índios Mura Relações culturais Formação de professores Educação multicultural CIÊNCIAS HUMANAS O texto traz uma abordagem sobre a educação escolar da etnia Mura que habita o município de Autazes, interior do estado do Amazonas, no contexto da Escola Municipal Indígena Dr. Jacobina, localizada na aldeia indígena São Félix, no Km 94 da AM-254, acesso pela BR-319, partindo da entrada do município do Careiro Castanho. O estudo se utiliza de uma pesquisa de campo (momento anterior), bibliográfica e documental, de abordagem qualitativa. Utilizamos como instrumentos, a coleta de dados dos registros da observação participante (pesquis Pibic/UFAM/FAPEAM), artigos publicados da mesma e documentos legais da escola Mura e dos cursos de formação de professores. A pesquisa tem como objetivo compreender se o material “Dicionários de Receitas de Plantas Medicinais da aldeia São Félix”, promovem diálogos entre a comunidade escolar (alunos, professores, pais e lideranças) e não indígenas, sob a perspectiva de uma educação intercultural. The text draws an approach on the Mura school education that lives in the municipality of Autazes, in the state of Amazonas, in the context of the Dr. Jacobina Indigenous Municipal School, located in the native village of São Félix, Km 94 of AM- 254, access by BR-319, starting from the entrance of the municipality of Careiro Castanho. The study uses a field research (previous moment), bibliographical and documentary, of qualitative approach. We used as instruments the collection of data from participant observation records (Pibic / UFAM / FAPEAM survey), published articles of the same and legal documents of Mura school and teacher training courses. The research aims to understand if the material "Recitations Dictionaries of Medicinal Plants of the village of São Félix", promote dialogues between the school community (students, teachers, parents and leaders) and non - indigenous, from the perspective of intercultural education. CNPQ - Conselho Nacional de Desenvolvimento Científico e Tecnológico Muitos campos (opcionais) a preencher (opcional), mas torna o preenchimento mais demorado. 2019-06-06T20:38:47Z 2019-02-22 Dissertação DORZANIO, Andreza da Silva. Os saberes Mura: perspectivas interculturais de educação escolar indígena. 2019. 78 f. Dissertação (Mestrado em Sociedade e Cultura na Amazônia) - Universidade Federal do Amazonas, Manaus, 2019. https://tede.ufam.edu.br/handle/tede/7197 por Acesso Aberto application/pdf Universidade Federal do Amazonas Instituto de Filosofia, Ciências Humanas e Sociais Brasil UFAM Programa de Pós-graduação em Sociedade e Cultura na Amazônia
institution TEDE - Universidade Federal do Amazonas
collection TEDE-UFAM
language por
topic Escolas indígenas
Índios Mura
Relações culturais
Formação de professores
Educação multicultural
CIÊNCIAS HUMANAS
spellingShingle Escolas indígenas
Índios Mura
Relações culturais
Formação de professores
Educação multicultural
CIÊNCIAS HUMANAS
Dorzanio, Andreza da Silva
Os saberes Mura: perspectivas interculturais de educação escolar indígena
topic_facet Escolas indígenas
Índios Mura
Relações culturais
Formação de professores
Educação multicultural
CIÊNCIAS HUMANAS
description O texto traz uma abordagem sobre a educação escolar da etnia Mura que habita o município de Autazes, interior do estado do Amazonas, no contexto da Escola Municipal Indígena Dr. Jacobina, localizada na aldeia indígena São Félix, no Km 94 da AM-254, acesso pela BR-319, partindo da entrada do município do Careiro Castanho. O estudo se utiliza de uma pesquisa de campo (momento anterior), bibliográfica e documental, de abordagem qualitativa. Utilizamos como instrumentos, a coleta de dados dos registros da observação participante (pesquis Pibic/UFAM/FAPEAM), artigos publicados da mesma e documentos legais da escola Mura e dos cursos de formação de professores. A pesquisa tem como objetivo compreender se o material “Dicionários de Receitas de Plantas Medicinais da aldeia São Félix”, promovem diálogos entre a comunidade escolar (alunos, professores, pais e lideranças) e não indígenas, sob a perspectiva de uma educação intercultural.
author_additional Justamand, Michel
author_additionalStr Justamand, Michel
format Dissertação
author Dorzanio, Andreza da Silva
author2 http://lattes.cnpq.br/8329528533163422
author2Str http://lattes.cnpq.br/8329528533163422
title Os saberes Mura: perspectivas interculturais de educação escolar indígena
title_short Os saberes Mura: perspectivas interculturais de educação escolar indígena
title_full Os saberes Mura: perspectivas interculturais de educação escolar indígena
title_fullStr Os saberes Mura: perspectivas interculturais de educação escolar indígena
title_full_unstemmed Os saberes Mura: perspectivas interculturais de educação escolar indígena
title_sort os saberes mura: perspectivas interculturais de educação escolar indígena
publisher Universidade Federal do Amazonas
publishDate 2019
url https://tede.ufam.edu.br/handle/tede/7197
_version_ 1831969764124131328
score 11.753735